sexta-feira, outubro 01, 2004

As guerras no Metro do Porto

A confusão reina na Metro do Porto (MP). Depois de se ter feito um concurso público para a aquisição de carruagens para a linha da Póvoa, e de se ter chegado a um vencedor, eis que a MP decide cancelar a compra. Alegam que o valor da proposta é superior ao orçamentado pela MP e que, muito rapidamente vão fazer novo concurso.
Até lá, os utentes da linha da Póvoa terão de fazer a viagem (cerca de 50 minutos) numa carruagem com menos lugares sentados e sem WC em comparação com o anterior serviço da CP. O tempo da viagem também será sensivelmente o mesmo. Ou seja, gastaram-se milhões de contos por um capricho! Com as novas carruagens, haveria mais lugares sentados, WC e, principalmente, a viagem demoraria cerca de 35 minutos!
Hoje, chega a notícia que afinal quem decidiu cancelar a compra foi o ministro António Mexia. Que a MP já tinha, em reunião de Conselho de Administração, aceite a proposta vencedora do concurso público. Que o anterior ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues, tinha manifestado disponibilidade em homologar a adjudicação.
Hoje chega também a entrevista dada por Oliveira Marques a um jornal. Deixo só alguns títulos:
- Oliveira Marques sente ambiente de conspiração
- Oliveira Marques Diz Que a Política Está a Tomar Conta do Metro do Porto

Já não deve faltar muito para que o cargo de Oliveira Martins seja ocupado por outro, de preferência da confiança do Presidente interino...

Sem comentários: