quarta-feira, dezembro 22, 2004

A renovação da Avenida da Boavista

A Câmara do Porto pretende renovar a Avenida da Boavista, através da criação da linha de metro nessa zona. Concordo com a necessidade de proceder a uma renovação profunda, quer em termos de circulação automóvel, pedonal, transportes públicos, como em termos de edificado.

A avenida foi estragada com uma construção desenfreada, sem qualquer regra de há umas duas décadas atrás, tendo-se construído prédios com o formato de um palito (exº mais evidente, o actual edifício de um Banco espanhol no Bessa).

Ultimamente têm surgido as torres. Começou com a zona de Avis, a Bolsa de Derivados e, agora, na zona do Foco e Bessa.
Quem não se lembra da polémica que houve nos tempos de Fernando Gomes, que tentou impedir a construção de uma mega torre em frente ao Foco? Na altura, conseguiu reduzir o nº de pisos dando, em contrapartida, um terreno para "compensar o prejuízo" do construtor.
Outro exemplo inadmissível da má "gestão" do urbanismo no Porto é a recente construção de um prédio na zona do Avis. Deixo aqui uma foto tirada na zona do Pinheiro Manso. Ao longe, vê-se a nova construção atrás do Rosário. "Ao lado" está o tal prédio na zona do Avis. E agora comparem-se as duas zonas e vejam a diferença de cota...



Sem comentários: