terça-feira, dezembro 28, 2004

Um Santo Natal

A revista Sábado publica na edição de 22 de Dezembro, um artigo sobre o politicamente correcto nos EUA, França e Itália, em termos de símbolos religiosos. Para não ferir as susceptibilidades das minorias, chegam ao cúmulo de proibir a música Silent Night ou a expressão "Merry Christmas" por estarem associados a símbolos religiosos cristãos!
Em algumas cidades americanas foi necessário substituir as frases "Merry Christimas" por "Happy Hollidays" acompanhado de um pedido de desculpas pela Câmara... "Em Filadélfia, vários pais revoltaram-se contra a inclusão da música "Silent Night" no concerto de Natal, criticando a sua natureza demasiado religiosa" e, por isso, ofensiva"."

O cúmulo para mim passa-se em Itália: uma escola primária resolveu substituir a tradicional peça de teatro sobre o nascimento de Jesus pela história do Capuchinho Vermelho. Em Milão, numa canção natalícia de uma escola, a palavra Jesus foi substituida pela palavra virtude!

Eu realmente não consigo compreender este fundamentalismo anti-cristão que está tanto em voga. São tão exigentes na defesa das outras religiões ou de quem não tem religião que se esquecem que estão a proibir a religião de outros.
Se o Natal e o feriado que todos nós usufruímos é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, por que razão se vai proibir músicas ou peças de teatro alusivas ao nascimento? Se são assim tão fundamentalistas, por que não vão trabalhar nesse dia? É um dia igual a todos os outros...

Eu cá continuo a desejar um Bom Natal ou, até mesmo, pasme-se, Santo Natal! A minha filha julga que é o menino Jesus que oferece os presentes e quem os entrega é o Pai Natal. A música mais cantada pela minha filha durante este mês é uma música natalícia e no infantário dela fizeram a peça de teatro do nascimento de Jesus... Tudo contra a "corrente neo-liberal" do século XXI... ou o quer que isso seja!

Sem comentários: