quinta-feira, maio 27, 2004

Festa do Dragão

Apesar de as minhas cores futebolisticas não serem "azul & branco", lá fui à festa na Av. dos Aliados, com um amigo portista.
Apanhei o metro (essa maravilha, em 10 minutos cheguei à baixa!) e logo aí havia festa. O momento mais insólito aconteceu ali mesmo: dois fiscais mais zelosos a querer cobrar as entradas no metro foram expulsos da carruagem, entre cânticos...! Apesar das muitas borlas, certamente que foi uma noite em cheio para a Metro do Porto...

Lá chegámos à Trindade e deparámos com uma multidão impressionante na Avenida. Mal se conseguia andar. Decidimos ir beber uma cucas (algo difícil, pior que nos cortejos...)e entrámos no selecto Café Guarani (muito bem arranjado, fiquei com boa impressão e vontade de lá voltar mais vezes). Tudo calmo, não havia grandes manifestações até que um adepto mais entusiasmado decide acabar com a acalmia e põe-se em cima de uma mesa a cantar: começou a FESTA dentro do café! Era ver tudo a bater palmas, a cantar a música do Dragão, etc. Inclusivé um dos mais efusivos era um casal de turistas que cairam de para-quedas na festa do Dragão! Infelizmente na parte dos cânticos só conseguia mesmo dizer "olé"!

Terminada a bejeca, descemos até à praça e fomos ver os malucos em cima da estátua de D. Pedro. Estava sempre à espera de ver um a cair. Como nada acontecia decidimos subir outra vez a Av. dos Aliados e ver a loucura que se passava junto à Câmara Municipal com tudo aos saltos a ver o concerto dos "Canta Bahia". Como só foi uma bejeca, ficamos mesmo só a ver... a idade é outra...

E pronto, já chegava de festa. Parabéns ao FCPorto por mais uma brilhante vitória europeia e por trazer estas alegrias aos portugueses!

quarta-feira, maio 26, 2004

Força Portogal!

Não podia deixar passar em branco o grande jogo de hoje. Que a magia de Deco, a visão de jogo de Maniche e a preserverança de Costinha (entre outras qualidades dos restantes jogadores do FCP), permitam trazer a Taça para Portugal! Espero ver a imagem de baixo repetida (vária vezes...) hoje em Gelsenkirchen:





Fotos: www.maisfutebol.iol.pt

terça-feira, maio 25, 2004

Porto não é só a cidade, como Portugal não é só Lisboa. Para conhecer a nossa cidade é também necessário conhecer a região que produz o vinho que dá fama à nossa cidade: o Douro. Aqui ficam algumas fotos que ilustram a beleza desta região (tendo em conta as minhas parcas capacidades de fotógrafo...):

quinta-feira, maio 20, 2004

"Cidade Cooperativa da Prelada"
Pode-se gostar ou não da construção em altura. Eu, pessoalmente, não gosto. A cooperativa da Prelada tem demasiados prédios altos, alguns muito próximos, mas está situada numa zona algo isolada e que não entra em choque com a vizinhança (aparte uma outra casa que ficou um pouco perdida).
Apesar dessa construção excessiva, tem espaços verdes que os moradores podem usufruir sem terem de se deslocar ao Parque da Cidade - passe o exagero da comparação :=)
Deixo aqui algumas fotos que ilustram a qualidade de vida dos moradores da Prelada:





Casa da Prelada

Esta é uma belissima casa que se diz desenhada por Nasonni e que foi doada à Santa Casa da Misericórdia em 1903.



Infelizmente o estado de conservação deixa muito a desejar como compravam as próximas fotos



É, de facto, uma pena que deixem uma casa destas chegar ao ponto que chegou!
Prelada
Ontem aproveitei o bom tempo e decidi dar um passeio a pé pelos "arredores" de minha casa. Com a minha máquina digital captei imagens "positivas" e "negativas". É o que pretendo partilhar com as fotografias apresentadas a seguir.