segunda-feira, abril 18, 2005

Os Clérigos

Actualmente vou muito esporadicamente à Baixa mas, durante o meu trabalho de "estafeta", nos tempos da faculdade (já lá vão uns 10 anos), tinha de ir quase todos os dias aos Clérigos despachar/levantar encomendas à Renex. Era a confusão total, autocarros estacionados por todo o lado, automobilistas a estacionar mal o carro para ir deixar o familiar para apanhar a "camionete", Estafetas a entregar encomendas para despachar para a Capital, etc. Todo o tipo de mercadoria a ser despachado aqui (galinhas, fruta, etc). Mas havia também o lado bonito da coisa, uma multidão enorme na Baixa, havia movimento, vida naquela zona. Ainda havia o mercado na Praça de Lisboa, estudantes na faculdade de Ciências.

Assim que começaram as obras para a Porto 2001, fazia o que podia e o que não podia, para evitar ir lá àquela confusão. Uma vez cheguei a demorar uma hora desde as Antas até aos Clérigos. Foi a gota de água. Fiquei sem ir à Baixa, durante a semana, durante mais de um ano...

Esta fotografia foi tirada na 5ª feira passada às 13h00:

Image hosted by Photobucket.com

Que diferença! Demorei pouco mais de 10 minutos da Boavista até ao parque dos Clérigos, não havia trânsito nem confusão. Como notas negativas, vi poucas pessoas a passear e lojas fechadas (à excepção da Marques Soares).

PS: Passei pelas famosas obras de Sta. Engrácia, perdão Tunel de Ceuta, e fiquei incomodado com o que se passava mesmo em frente ao Museu: um monte de terra que quase tapava o edifício e uma miserável passagem de peões para aceder ao dito, mas que estava ocupada com uma pick up das obras... o Museu só está a perder enquanto este braço-de-ferro durar (já nem falo nos moradores e comerciantes da zona, ou mesmo, todos os portuenses que têm de "gramar" esta confusão)

Sem comentários: