sexta-feira, maio 13, 2005

Hospital Santo António

Image hosted by Photobucket.com

"O seu projecto deve-se ao arquitecto John Carr e introduz no Porto o estilo neopaladiano inglês. Foi construído entre 1790 e 1825, não se chegando a completar o plano inicial, que previa quatro fachadas e um templo no centro do quadrilátero".

Fonte: Porto Turismo

Foto Porto Turismo

O Hospital de Santo António é um dos exemplares mais significativos da arquitectura civil da cidade, e um dos mais importantes edifícios de origem britânica construídos fora de Inglaterra.
Como, na segunda metade do século XVIII, o Hospital D. Lopo de Almeida não respondia já às necessidades da população, a Misericórdia do Porto decide construir um novo edifício hospitalar.
Por influência do Cônsul da Nação Britânica John Whitehead, é pedido ao arquitecto inglês John Carr (1727-1807) natural do Yorkshire, um projecto com modernidade. Os riscos para o novo hospital foram enviados para o Porto em Agosto de 1769 - tendo John Carr recebido 500 libras, como pagamento - e, depois de apreciados, procedeu-se à sua execução.
A primeira pedra foi lançada em 15 de Julho de 1770, organizando-se uma magnífica procissão para esse efeito.Verificaram-se duas fases de construção: a primeira, de 1769 a 1780; e a segunda, com início em 1791. Em Junho de 1799 começou--se a preparação da mudança. Os primeiros doentes são transferidos em 19 de Agosto desse mesmo ano, passando assim o hospital a funcionar, ainda que parcelarmente.
As despesas avultadíssimas fizeram com que o projecto magnífico inicial de John Carr nunca fosse concluído, construindo-se unicamente uma parte.

Fonte: Porto Turismo

Sem comentários: