quarta-feira, junho 22, 2005

Palácio do Freixo: uma Pousada de Luxo ou Luxo para os "Governantes"?

O PS sugere que o Palácio do Freixo sirva para instalar (principescamente, diga-se) o Governo Civil do Porto. Argumentam isto "atendendo aos elevados custos para o erário público resultantes do pagamento da renda [das actuais instalações, na rua Gonçalo Cristovão]".
Isso não é novidade para mim, já o tinha referido recentemente. Os milhares de contos por mês que se paga por aquele espaço é demasiado para uma instituição que se limita a emitir passaportes e pouco mais (como por exemplo, subsídios).

Diga-se que não consigo ver como os cidadãos vão ser beneficiados transferindo o Governo Civil para o Freixo. Quando este estava na Batalha, fui lá uma vez, para emitirem o Passaporte, e não me recordo que pudesse visitar o quer que fosse. Agora, que está na Casa dos Pestanas, ainda não pus lá os pés e, quando tiver de renovar o Passaporte, muito provavelmente irei à Loja do Cidadão...
Será que o GCP promove visitas guiadas a esta bonita casa e com alguma história na cidade? Será que vai fazer isso no Palácio do Freixo?

Uma sugestão para uma nova localização do GCP: o Edifício dos CTT na Avenida dos Aliados. É uma forma de levar mais pessoas a trabalhar na Baixa e de levar os portuenses a ir tratar de assuntos na Baixa. Assim, na mesma zona, concentra os serviços da Câmara, do Governo entre outros (por exemplo, a emissão dos BI).

Uma pergunta: e quanto iria pagar o Estado pelo arrendamento do Palácio do Freixo? É que para a CMP só se justificaria se eles pagassem mais do que os 2 mil contos / mês que a Enatur oferece...


Notícia no "O Comércio do Porto"

Sem comentários: