segunda-feira, junho 27, 2005

Portugal Real

Numa altura em que se fala muito em construir novos hospitais (Loures, Cascais, Braga, Vila Franca de Xira, S. Brás Alportel, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde/Póvoa do Varzim, Guarda, Évora e Hospital Central do Algarve... uff), constatei neste fim-de-semana as condições desumanas com que vivem os portugueses do mundo rural.

Uma senhora, octogenária, sentiu-se mal e foi levada às urgências do "hospital" de Cinfães. Foi diagnosticado um princípio de pneumonia, com a necessidade de tratamento com antibiótico. Resultado: foi transportada para um hospital no Porto(!!!), porque no "hospital" local não há internamentos. Não admira que os principais hospitais deste país (Lisboa e Porto) estejam superlotados. Ao mais pequeno problema, os restantes hospitais transferem os seus pacientes porque não têm condições para os tratar.
O mais estranho é que foi logo para o Porto, então os hospitais do Marco de Canavezes (a cerca de meia hora de Cinfães) e de Amarante não têm condições para receber estas pessoas?!

Dizia-se por lá, que as urgências também iam fechar. Nessas situações as pessoas terão de ir a Lamego (Somente 1h e meia de viagem)!!

Sem comentários: