sexta-feira, julho 29, 2005

Ligação Porto-Vigo é para manter

Do comunicado que consta no site da CMP, realço:

1. o Ministério do Fomento espanhol garantiu que «a Renfe não pretende deixar de prestar o mencionado serviço, nem tem conhecimento de que a CP tenha essa intenção».

2. a própria Renfe esclareceu que «neste momento não está prevista a supressão da referida ligação», apesar do desequilíbrio económico que esta linha acarreta para o lado espanhol.

3. A Renfe adiantou ainda que este foi um dos assuntos abordados na reunião de Março último entre a operadora espanhola e a CP, tendo ficado decidido que, apesar da sua pouca utilização e dos fracos resultados financeiros, a linha vai continuar em funcionamento, ao mesmo tempo que se estudam alternativas para rentabilizar o serviço.

Consultando o site da CP, facilmente se chega à conclusão porque esta linha não tem hipótese de ser rentável: o percurso entre o Porto e Vigo demora 3 horas! Sabendo que a alternativa é ir de carro e que demora pouco mais de uma hora a fazer o mesmo percurso, facilmente se percebe a razão da pouca utilização desta linha... Também não é de admirar... as condições devem ser as mesmas de quando eu ia para Caminha de comboio há quase duas décadas atrás... se calhar o meu avô também poderia dizer o mesmo...

Será que a alternativa referida no comunicado é a criação da linha de alta velocidade? E este percurso terá tanta gente que justifique o custo desta nova linha? É que uma linha de alta velocidade não pode parar em sítios como Ermesinde, Trofa, Barroselas, etc até chegar a Vigo! Ainda para mais as "tias" já nem precisam de se deslocar até Vigo para irem às compras ao El Corte Inglés...
A solução não seria simplesmente melhorar a ligação Porto - Viana - Valença, o que traria também melhorias e redução de tempo na viagem até Vigo, a um (bastante) menor custo?

Sem comentários: