quinta-feira, junho 30, 2005

E agora?

Finalmente o IPPAR enviou a famosa carta com a suposta autorização para abrir uma saída do "Túnel de Ceuta" junto ao Hospital Sto. António. Pelo que é noticiado no "O Comércio do Porto", esta carta faz referência a muita coisa mas... não faz qualquer referência ao túnel de Ceuta!!!

O mais engraçado é que "o IPPAR se pronuncia negativamente sobre várias obras da Porto 2001 e que as empreitadas, mesmo assim, avançaram". Perante isto, o presidente do IPPAR desculpa-se com o facto da Porto 2001 ter um estatuto especial...

E agora? Ficamos em quê, senhora ministra?! E o senhor presidente do IPPAR e restantes elementos do IPPAR no Porto? Qual é a atitude mais correcta a tomarem? Será preciso dizer-lhes tudo?

EN 222

O blogue Desnorte faz uma visita guiada à EN 222, que acompanha o rio Douro ao longo da foz até ao Douro Vinhateiro. Para já, deliciou-nos com umas primeiras imagens.

Aguardo pelas futuras "postas" sobre o tema, esperando que haja um prévio aviso quando passar por Cinfães do Douro :-)

quarta-feira, junho 29, 2005

Linha de rumo

Se calhar é o que nos falta, uma linha de rumo correcta...

Image hosted by Photobucket.com

Foto retirada do http://www.gargalhadas.iol.pt

terça-feira, junho 28, 2005

Parque da Cidade 4

Image hosted by Photobucket.com

Parque da Cidade 3

Normalmente, as minhas corridas não passam por aqui, pelo que ainda não tinha visitado a zona onde está o Pavilhão da Água.
Infelizmente, já estava fechado (fecha às 17h no domingo...). Valeu a pena para conhecer este "novo" espaço.

Image hosted by Photobucket.com

Parque da Cidade 2

Image hosted by Photobucket.com

Parque da Cidade

Para quê ir para o campo, quando o temos mesmo aqui ao lado...

Image hosted by Photobucket.com

segunda-feira, junho 27, 2005

Pousadas de Portugal

Li ontem uma notícia no Público, sobre a renovação do contrato entre a Pestana Pousadas e a CM Guimarães, em relação à gestão da Pousada das Oliveiras.
O contrato, com a duração de 15 anos, obriga a Pestana Pousadas a fazer obras de manutenção do edifício e a pagar uma renda de 540 euros mensais.
O que passará na cabeça do presidente da câmara (socialista) em fazer um acordo destes com uma entidade privada!?! Será que ele acha que a existência de uma Pousada no centro da cidade é uma mais valia? Que trará visitantes à sua cidade, que dará nome e prestígio? É que aquele espaço dava tanto jeito para colocar lá uma sucursal do Governo Civil de Braga...

Notas sobre uma possível Pousada no Palácio do Freixo, no Porto:
- a Pestana Pousadas compremeteu-se a pagar a transferência do Museu da Ciência e Indústria para a Alfândega do Porto;
- O grupo empresarial garante ainda que o Museu da Imprensa "não será em nada afectado com o projecto da instalação da Pousada no Palácio".
- O Palácio do Freixo "irá manter-se aberto ao público", e a manutenção dos seus jardins ficará a cargo do próprio grupo empresarial.
- A Pestana Pousadas iria (ou irá!) pagar um milhão de euros pela cedência dos dois imóveis;
- A proposta tinha como renda mensal de cinco mil euros, actualizável anualmente em função da taxa de inflação, durante os primeiros cinco anos. Ao sexto ano, a autarquia passa a receber 2500 euros mensais, mais 2% da facturação da pousada.

Portugal Real

Numa altura em que se fala muito em construir novos hospitais (Loures, Cascais, Braga, Vila Franca de Xira, S. Brás Alportel, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde/Póvoa do Varzim, Guarda, Évora e Hospital Central do Algarve... uff), constatei neste fim-de-semana as condições desumanas com que vivem os portugueses do mundo rural.

Uma senhora, octogenária, sentiu-se mal e foi levada às urgências do "hospital" de Cinfães. Foi diagnosticado um princípio de pneumonia, com a necessidade de tratamento com antibiótico. Resultado: foi transportada para um hospital no Porto(!!!), porque no "hospital" local não há internamentos. Não admira que os principais hospitais deste país (Lisboa e Porto) estejam superlotados. Ao mais pequeno problema, os restantes hospitais transferem os seus pacientes porque não têm condições para os tratar.
O mais estranho é que foi logo para o Porto, então os hospitais do Marco de Canavezes (a cerca de meia hora de Cinfães) e de Amarante não têm condições para receber estas pessoas?!

Dizia-se por lá, que as urgências também iam fechar. Nessas situações as pessoas terão de ir a Lamego (Somente 1h e meia de viagem)!!

quarta-feira, junho 22, 2005

Palácio do Freixo: uma Pousada de Luxo ou Luxo para os "Governantes"?

O PS sugere que o Palácio do Freixo sirva para instalar (principescamente, diga-se) o Governo Civil do Porto. Argumentam isto "atendendo aos elevados custos para o erário público resultantes do pagamento da renda [das actuais instalações, na rua Gonçalo Cristovão]".
Isso não é novidade para mim, já o tinha referido recentemente. Os milhares de contos por mês que se paga por aquele espaço é demasiado para uma instituição que se limita a emitir passaportes e pouco mais (como por exemplo, subsídios).

Diga-se que não consigo ver como os cidadãos vão ser beneficiados transferindo o Governo Civil para o Freixo. Quando este estava na Batalha, fui lá uma vez, para emitirem o Passaporte, e não me recordo que pudesse visitar o quer que fosse. Agora, que está na Casa dos Pestanas, ainda não pus lá os pés e, quando tiver de renovar o Passaporte, muito provavelmente irei à Loja do Cidadão...
Será que o GCP promove visitas guiadas a esta bonita casa e com alguma história na cidade? Será que vai fazer isso no Palácio do Freixo?

Uma sugestão para uma nova localização do GCP: o Edifício dos CTT na Avenida dos Aliados. É uma forma de levar mais pessoas a trabalhar na Baixa e de levar os portuenses a ir tratar de assuntos na Baixa. Assim, na mesma zona, concentra os serviços da Câmara, do Governo entre outros (por exemplo, a emissão dos BI).

Uma pergunta: e quanto iria pagar o Estado pelo arrendamento do Palácio do Freixo? É que para a CMP só se justificaria se eles pagassem mais do que os 2 mil contos / mês que a Enatur oferece...


Notícia no "O Comércio do Porto"

terça-feira, junho 21, 2005

Má política

A política do PS não mudou desde que Francisco Assis assumiu a candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto. Estava com uma ligeira esperança que mudassem com a "exclusão" de Nuno Cardoso e uma maior intervenção de Assis. Foi puro engano. Continuam a não conseguir aprovar uma proposta que seja do actual executivo.

Mais uma vez, votaram contra a reconversão do Palácio do Freixo em Pousada de Portugal.

É com estas e outras (túnel de ceuta) que vão dar a vitória a Rui Rio nas próximas eleições autáquicas...

Abertura do Túnel até ao Carregal já em Julho

A Câmara Municipal do Porto, em comunicado, anuncia que vai abrir parte do túnel de Ceuta já na 2ª quinzena de Julho. Acho bem e vem ao encontro do que já tinha sugerido há mais de um mês.

Mais informação:
O Comércio do Porto
CM-Porto

segunda-feira, junho 20, 2005

Em grande!

Independentemente da forma como o obteve, Tiago Monteiro conseguiu o 3º lugar e o direito ao pódio!

Parabéns Tiago Monteiro!

PS: bem feito à Michelin! Nunca gostei deles... :)

domingo, junho 19, 2005

Mandatos

Afinal os mandatos não são de 4 anos... Para Francisco Assis não se devem tomar decisões a 9 meses das eleições (quando surgiu a 1ª proposta de haver uma pousada no Palácio do Freixo, rejeitada pelos socialistas).

PS: já que a palavra "coerência" está tão na moda, convém recordar aos dirigentes socialistas o que o último presidente da Câmara fez DEPOIS de perder as eleições, em 2001...

Timor-Leste

Impressionantes as imagens da visita de Cristiano Ronaldo a Timor-Leste. A recebê-lo estiveram milhares de timorenses vestidos com o equipamento da selecção de Portugal ou, mesmo, com a nossa bandeira.


A loucura cresceu à medida que o futebolista cumpria o programa estabelecido, que incluiu passagens pela casa do primeiro-ministro Mari Alkatiri e pelo Palácio das Cinzas, morada oficial do presidente Xanana Gusmão, e atingiu o ponto alto na visita ao Estádio Municipal de Díli. Mais de 20 mil pessoas proporcionaram uma recepção apoteótica que emocionou Cristiano Ronaldo.
(...) Vivas a Cristiano Ronaldo e a Portugal gritaram-se à saída da caravana automóvel do aeroporto rumo à casa do primeiro-ministro, com muitas camisolas da selecção nacional e bandeiras de Portugal a darem um colorido verde-rubro à festa. (JN)

Olhando para as imagens que passaram na televisão, penso na "descolonização exemplar"...

Cruz, Credo, Canhoto!

Vira essa página para lá!

Image hosted by Photobucket.com

1ª página do "O Primeiro de Janeiro" online (espera-se que só aqui...), o sublinhado é meu...

Estação Castro Marim

E, para terminar a série de fotos do Algarve, o pôr de sol em Castro Marim.

Image hosted by Photobucket.com

sábado, junho 18, 2005

Grupo Pestana sondou Gaspar para garantir pousada

Vereador socialista do Porto confirma abordagem, mas admite que a decisão possa ser adiada para depois das autárquicas

No Publico de hoje (versão paga). É preciso dizer mais alguma coisa!?

sexta-feira, junho 17, 2005

Já não percebo nada...

Afinal o Trapattoni é alemão?! Ou a vontade de voltar para casa e treinar um clube da 2ª divisão italiana, caso fosse necessário, era só palha? Uma coisa parece-me certa: tudo menos o Benfica....

Sugestão

Como resolver o problema de estacionamento na cidade

Image hosted by Photobucket.com

Pousada no Palácio do Freixo

Na próxima 3ª feira vamos ter mais uma tentativa para criar uma pousada no Porto. As contrapartidas propostas pela Enatur para fazer uma Pousada no Palácio do Freixo e nas Moagens Harmonia são (entre outras):

- 1 milhão de euros pela cedência dos dois imóveis, a atribuir ao Município;
- renda mensal de cinco mil euros, actualizável anualmente em função da taxa de inflação, nos primeiros cinco anos.
- Ao sexto ano, a autarquia passa a receber 2500 euros mensais, mais 2% da facturação da pousada.

Convém referir que o Palácio continua a estar disponível para o público ir lá visitar. Além disso, a Câmara deixa de ter despesas e ainda encaixa algum dinheiro... bem sei que não é comparável com o que o Governo Civil paga actualmente para estar na casa dos Pestanas, mas quando o $$ é público paga-se o que se pede...

O que está a impedir o acordo é a oposição do PS (mais uma vez). Senhores socialistas, vá lá, aprovem e não sejam chatinhos! Ou será que o grupo Pestana terá de esperar por Outubro para ver a proposta ser aceite?

Já agora, quais eram as exigências do PS para aceitar haver uma Pousada no Palácio do Freixo?

"Houve boa vontade do PS para trabalhar numa situação que beneficiasse a cidade", esclareceu o socialista Orlando Gaspar, lembrando a sugestão recusada pelo Grupo Pestana. "Mandou-se um "layout" e não teve acolhimento da parte dos promotores", adiantou.

No JN de hoje

122 vezes superior!

São os níveis de contaminação nas águas do Douro em relação ao permitido pela legislação nacional e comunitária.

"Se houvesse uma rubrica no Guinness sobre o número de ETAR por quilómetro linear, o estuário do Douro certamente ocuparia um dos primeiros lugares", disse Bordalo e Sá, criticando o facto do grosso do investimento ter sido feito na sua construção, descurando-se "a ligação da sanita dos munícipes à ETAR", através da rede de saneamento.

Conclusão?

Segundo o especialista, "as sete ETAR estão a trabalhar a um terço da sua capacidade, porque o esgoto não chega lá" e "se não chega lá vai para as fossas sépticas e, consequentemente, para a linha de água mais próxima".

É Portugal no seu melhor!

No JN de hoje

quinta-feira, junho 16, 2005

Ele há coisas....

A última visita ao Portuense via Google... Palavras da pesquisa: "Atrasado mental Rui Rio"! Eu juro que nunca lhe chamei tal coisa!!! Até porque não é essa a minha opinião. Por mera coincidência, estas palavras constavam no histórico desse mês...

O mais preocupante é o resultado desta pesquisa:
Resultados 1 - 10 de cerca de 513 para atrasado mental rui rio

Fazendo uma leitura pela diagonal, dá para perceber que não há relação entre as palavras... ufa!

Uma Cabine telefónica em Cacela Velha

Image hosted by Photobucket.com

Ainda há destas cabines telefónicas no Algarve. Os orelhões ainda não apareceram por lá a estragar a "paisagem"...
Quem vá para esta zona do Algarve deve aproveitar para visitar esta pequena vila. Vale bem a pena.

Cacela Velha, Vila Real de Santo António

quarta-feira, junho 15, 2005

Praia Verde

Praia Verde, Castro Marim.
Não vejo nome mais adequado para esta praia (pelo menos neste dia...). Ao fundo, Monte Gordo, terra da livre construção e amiga dos altos dirigentes socialistas.

Image hosted by Photobucket.com

A ler no Blasfémias

Desprezo

terça-feira, junho 14, 2005

Vila Real de Santo António

A ideia generalizada em Portugal é que o terramoto de 1755 só teve repercussões em Lisboa. No entanto, tanto a costa algarvia como a alentejana também sofreram bastante, nomeadamente por ondas gigantes, que destruiram tudo por onde passaram.

Vila Real de Santo António, situada na fronteira com a Espanha, foi desde a sua origem um pequeno porto de pesca. Depois do grande terramoto de 1755, a cidade foi totalmente projectada e construída pelo Marquês de Pombal, retirando a influente posição que a cidade de Castro Marim tinha até então na zona.
Image hosted by Photobucket.com

De facto, é engraçado passear pelas ruas do centro desta vila e descobrir a "traça pombalina". O centro de VRSA merece uma visita enquanto que as zonas periféricas fazem lembrar os suburbios de Lisboa....

Image hosted by Photobucket.com

Nota-se um esforço em recuperar esta zona histórica mas, ao mesmo tempo, adaptando a alguma modernidade.

Image hosted by Photobucket.com

Fontes:
http://www.cm-vrsa.pt
http://www.cm-castromarim.pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_1755

A propósito do "post" anterior...

Ainda se lembram deste mapa?



Já lá vai um ano e nada....

- O túnel que liga as Ruas Eng. Ferreira Dias e D. João Coutinho custou alguns milhares de euros continua a ter utilidade ZERO, já que o que era provisório continua... provisório!
- a passagem de nível, que não há memória de ter tido algum problema com os comboios que anteriormente circulavam, continua fechada.

Entretanto, a ligação do novo túnel no bairro de Francos e que iria dar à nova rotunda continua por se fazer.....

E já que estamos em fase de obras inacabadas... o desvio que fui obrigado a fazer hoje de manhã, permitiu-me descobrir a "nova" avenida que seria a extensão da av. da França (tão pomposamente anunciada pelos promotores imobiliários para vender os seus apartamentos que entretanto construiram). Esta obra inacabada já está por acabar há uma década... O alívio que seria para todos se esta avenida continuasse para lá da VCI...

E os anos vão passando...

FALTA DE RESPEITO!

Estes senhores que decidem fazer obras na cidade mereciam levar uns correctivos!
Fechar a rua de Francos ao trânsito num dia de semana, uma rua que é utilizada pelos moradores de zonas como Senhora da Hora, S. Mamede de Infesta, Ameal, Prelada (ou seja, vários milhares de pessoas), é de uma enorme

FALTA DE RESPEITO!!!!

segunda-feira, junho 13, 2005

Ricas férias!

De regresso, após uma semana de férias no Algarve, só posso dizer que marquem férias em Junho! Nesta época, não acontece o que se segue:

Image hosted by Photobucket.com

domingo, junho 05, 2005

quinta-feira, junho 02, 2005

Tem "pai" que é cego...!

Ricardo mostra-se entusiasmado com a hipótese de ir jogar para Inglaterra, o mesmo não o acham os adeptos do Arsenal...

Confesso que até o acho um bom rapaz, mas um Guarda Redes mediano. Depois do que li, chego à conclusão que ele (e o empresário dele) não é muito inteligente... então não é que o rapaz quer ir para o campeonato (mais competitivo e espectácular, é verdade) onde um GR tem de ser bom em jogo aéreo, precisamente onde ele é fraco?!

Vá-se lá perceber!

Agora é que fiquei chateado!

Ai se fiquei!

Cerveja vai custar mais 10% que em Espanha.

Na Agência Financeira

Saída do túnel de Ceuta no Carregal está "autorizada"

Estão à espera de quê? Já o disse aqui, mas reitero: abram o que pode ser já utilizado (entre Praça Filipa de Lencastre e jardim do Carregal) e cheguem a um entendimento em relação à segunda saída!

A ministra classificou de "incompreensível" e de "atentado à cultura e ao património" a manutenção, à porta do Museu Soares dos Reis, de "dois montes de terra". (JN)

Eu diria simplesmente: falta de respeito!

Novo PDM

O que se passa relativamente à autorização (ou não) de construção no campo de treinos do Bessa é, no mínimo, caricato!
Um simples voto pode significar a "revogação da deliberação anterior da Assembleia Municipal do Porto, que atribuiu capacidade construtiva a cerca de 1500 metros quadrados dos terrenos do complexo desportivo do clube. O voto singular do deputado do BE pode chegar para aprovar esta alteração do PDM. O PS admite abster-se no momento da votação e o PSD já deu conta que não assumirá o ónus da decisão e votará ao lado dos socialistas. A CDU recusa condicionar os seus votos às orientações dos outros partidos, mas ainda não definiu uma posição." (JN)

Ou seja, o PSD anda a reboque do PS e toma uma atitude de cobardolas, qual Pilatos, "daqui lavo as minhas mãos"... e finalmente, vejo algo de positivo no Bloco de Esquerda!

A 2ª questão polémica deste PDM era o corte previsto aos terrenos do INATEL que, parece, vai ser rejeitado por unanimidade... Ainda bem!

Marco histórico do Portuense!

O Portuense acaba de ultrapassar a barreira dos 10.000 visitantes únicos! Agora, o próximo passo é chegar aos 100.000 visitantes... :-)

quarta-feira, junho 01, 2005

"Custos de interioridade"

Isto de morar no "campo" tem que se lhe diga. Fiquei encarregue de comprar um "Passaporte Pousadas". A primeira iniciativa foi ir ao site da "Pousadas de Portugal" e tentar fazer a compra por lá. Não foi possível! A segunda tentativa foi através do telefone. Não é possível. Comprar estes produtos somente na sede em Lisboa ou, então, nas Pousadas.
Ou seja, para quem mora no Porto como eu, teria de ir a Guimarães para comprar estes Passaportes!

PS: Também não vendem estes produtos através das agências de viagens