terça-feira, setembro 20, 2005

Liga - 4ª jornada

Goal Average / Pontos
1 º F.C. Porto 7 - 2 10
2 º Sp. Braga 4 - 0 10
3 º Nacional 6 - 3 10
4 º Sporting 7 - 5 9
5 º Belenenses 10 - 4 9
6 º Rio Ave 7 - 5 9
7 º V. Setúbal 2 - 1 7
8 º Boavista 7 - 4 6
9 º P. Ferreira 4 - 6 6

O Benfica continua na 2ª metade da tabela... (tal como na Eurosport, no Portuense ainda não tem direito a aparecer!)

Mais do mesmo...

O candidato do PS à Câmara do Porto, Francisco Assis, prometeu hoje que, caso seja eleito, vai de imediato "normalizar" as relações entre a autarquia e o FC Porto.

A pergunta que se impõe: Qual é o terreno que vão dar, desta vez?

Metro do Porto, Ota e Metro de Lisboa...

O actual ministro das Obras Públicas sempre que vem cá ao Porto inaugurar uma nova linha do metro tem sempre de meter uma colherada neste projecto. Na inauguração do passado Sábado, de enorme importância para a rede de metro do Porto, voltou a anunciar que irá haver alterações na Metro, entre outros assuntos.
Espanta-me, porque até hoje ainda não o ouvi a criticar a futura nova linha que irá ligar a Gare do Oriente ao "futuro ex-aeroporto" da Portela! Sendo ele um defensor acérrimo do aeroporto na Ota, não sabe que o aeroporto da Portela vai desaparecer? Ou será porque já acha que naquele local vai surgir mais um empreendimento do género "Alta de Lisboa 2"? E a rentabilidade desta linha está garantida, assumindo que o aeroporto vai sair de lá e não há destino previsto para aquele "pequeno" espaço de 500 ha?
São questões que ficam, mas de enorme importância, a meu ver. Entretanto, este governo vai adiando a decisão de aprovar a linha de Gondomar...

domingo, setembro 18, 2005

Liga Maçadora

Se havia alguém que não concordasse com as declarações de Co Adriaanse, certamente mudou de opinião logo com o 1º jogo desta 4ª jornada. O Naval x Boavista foi tão mau, enfadonho e chato que até o maior "cego" deste mundo é capaz de dizer que o treinador do FC Porto tem razão! O número elevado de faltas, as constantes pausas ao jogo, os incontáveis passes errados durante este jogo e os estádios vazios são a prova de que o nosso campeonato é maçador!

sábado, setembro 17, 2005

Finalmente!

Já não temos um rio a "dividir" os dois lados do Grande Porto!


Foto Metro do Porto

Saiba tudo sobre a nova linha amarela, aqui.

quarta-feira, setembro 14, 2005

CP online IV

Mais uma "reclamaçãozita" para a CP... enviada hoje, via site deles (para perceber o contexto, favor seguir os links 1, 2 e 3) :

"Efectuei uma compra online no passado dia 6 de Setembro de um bilhete de ida-e-volta Porto-Lisboa para o dia seguinte (7 de Setembro).
Infelizmente, o ficheiro que me enviaram (e que serviria de bilhete) estava "corrompido" pelo que não consegui abrir e imprimir.

Como o serviço de Apoio (?) ao Cliente prestado pelo número de telefone 808 208 208 não conseguiu resolver o problema, tive de comprar outro bilhete, desta vez pelo Multibanco.
Por recomendação do operador desta linha de Apoio (?) ao Cliente, apresentei reclamação por escrito na Gare do Oriente, logo no dia seguinte (cheguei a contestar por telefone o facto de ter de fazer uma deslocação para apresentar uma reclamação de um serviço prestado via internet).

Como até hoje não recebi o valor desta compra, decidi voltar a contactar a CP para me informarem do estado da reclamação.
Para meu espanto, informam-me que o melhor a fazer é apresentar nova reclamação, desta vez online! A reclamação escrita e entregue na Gare do Oriente seguiria os trâmites normais pelo que seria mais demorado... (não seria mais fácil a funcionária com quem falei, entrar em contacto com o Apoio ao Cliente da Gare do Oriente e ter ela tratado do assunto em vez de passar o trabalho/responsabilidade para o cliente!?!?).
Seguindo o conselho desta funcionária, apresento esta reclamação, com o intuito de me devolverem, o mais brevemente possível, o dinheiro gasto na compra do referido bilhete (51,10 euros).

Melhores cumprimentos
"Sou quem sabes Maria Alice"


Que dizer? Funcionalismo público....

Anúncio

Já o Nortadas faz referência a este anúncio mas não resisto a colocá-lo aqui no Portuense:

Image hosted by Photobucket.com

Não passa de uma brincadeira, certamente, mas já deve ser o sentimento de muitos os que votaram neste governo...

A ver!

Jerónimo na lua!

O Blog de Rui Rio

É verdade, o homem também se rendeu às novas tecnologias. Vale bem a pena ir visitá-lo:

http://ruirio.blogs.sapo.pt/

Sempre cheio de interesse...

Como exemplo de um blog de um(a) candidato (a) deixo aqui o link da candidatura de Maria José Nogueira Pinto à Câmara de Lisboa.

O Programa de Rui Rio

Faltam pouco mais de 15 dias para as eleições autárquicas. Finalmente Rui Rio constrói o seu site de candidatura. Finalmente vamos conhecer o seu programa:


Como uma só palavra diz tanto....

PS: tenho de agradecer aos sempre atentos sedentos pela novidade da actualização do site oficial de RR

terça-feira, setembro 13, 2005



A época futebolística começa realmente hoje, com a Liga dos Campeões. Dentro das disponibilidades de horário, assistirei à maioria dos jogos.

Assim, temos:

Jornada 1 - 13 Setembro 2005

Grupo E
PSV x Schalke
Milan x Fenerbahçe

Grupo F
Lyon x Real Madrid
Olympiacos x Rosenborg

Grupo G
Betis x Liverpool
Chelsea x Anderlecht

Grupo H
Artmedia x Internazionale
Rangers x FC Porto

Jornada 1 - 14 Setembro 2005

Grupo A

Club Brugge x Juventus
Rapid x Bayern

Grupo B
Arsenal x Thun
Sparta x Ajax

Grupo C
Bremen x Barcelona
Udinese x Panathinaikos

Grupo D
SL Benfica
x Lille
Villarreal x Man. United


Esperemos que os clubes portugueses saibam representar condignamente o nosso país.

Liga Aposta e Ganha - 3ª jornada

Nesta jornada o Boavista conseguiu quebrar o jejum de vitórias e golos obtendo uma excelente vitória por 4-1 ao Paços de Ferreira.
Por outro lado, o V. Guimarães voltou a perder, desta vez com o Braga (a este propósito um colega meu dizia que não compreendia toda esta pressão com o Jaime Pacheco, uma vez que este está a somente um ponto do campeão nacional!).

Que me perdoem os Benfiquistas, mas não me dei ao trabalho de fazer a tabela até aos últimos lugares (pelo que terão de esperar pelas próximas jornadas para aparecerem - ou não - na minha tabela):

Equipa -Pontos

1º FC Porto 9
2º Sp. Braga 9
3º Sporting 9
4º Nacional 7
5º Belenenses 6
6º Gil Vicente 6
7º Rio Ave 6
8º Boavista 5
9º E. Amadora 4

segunda-feira, setembro 12, 2005

A ler

No Blasfémias: http://ablasfemia.blogspot.com/2005/09/instalados.html

Info Mail da Candidatura de Rui Rio

É lamentável, no mínimo, que o info mail de candidatura de Rio inclua a Casa da Música como sendo obra deste executivo.
A juntar a este "erro", realço a incrível falta de honestidade ao apresentar duas fotos da avenida da Boavista: O "Antes" e o "depois". Na primeira, aparece a avenida com um ar abandonado, como se fosse esse o estado da avenida antes de começarem com a obra e, especialmente, JÁ SEM ÁRVORES!!!

E, para que este post não contenha só críticas à candidatura, destaco, por exemplo, algumas das obras positivas que constam neste info mail: a resolução (?) do túnel de Ceuta, a recuperação da Praça Carlos Alberto (bem recuperada, na minha opinião, ao contrário do que se pretende fazer na avenida dos Aliados), a Praça do Infante ou a recuperação de bairros sociais.

Debate de ideias

- (Rui Rio) Está a ser mentiroso!
- (Teixeira Lopes) Não admito que me chame mentiroso!
- (Rui Rio) Mas eu o chamo de mentiroso!

(a propósito de Teixeira Lopes dizer que a antiga ministra da Cultura lhe ter dito pessoalmente que chumbaria o túnel de Ceuta, no debate da TSF).

domingo, setembro 11, 2005

Formula 1

Tiago Monteiro conseguiu este domingo o oitavo lugar no Grande Prémio da Bélgica, em Spa Francochamps. Depois de ter largado na 19ª posição, o piloto português aumenta o recorde de corridas terminadas e consegue mais uma vez pontuar.
Desta vez, não precisou de ter 6 carros na corrida para conseguir pontuar. Se já da 1ª vez esteve de parabéns, agora deve estar ainda mais satisfeito. Os meus parabéns para Tiago Monteiro!

sexta-feira, setembro 09, 2005

Debate sobre o futuro do Bolhão

Rui RioA Associação dos Comerciantes do Mercado do Bolhão organizou, ontem, um debate sobre o futuro deste espaço. Estiveram presentes todos os candidatos a presidente da câmara.
Todos? Não, há um pequeno irredutível que teima em não aparecer em qualquer debate público! Afinal, nunca lá deve ter ido fazer compras...

quinta-feira, setembro 08, 2005

Tróia: "Think big"

Vão hoje abaixo as duas torres de Tróia para dar lugar a um novo projecto e, especialmente, a um novo conceito de ordenamento na península de Tróia.

"O (novo) projecto, que deverá representar um investimento de 320 milhões de euros e criar um total de 4191 camas turísticas - repartidas por um hotel de cinco estrelas, novos apart-hotéis e moradias turísticas -, engloba a construção de uma marina, restaurantes e apartamentos turísticos, um casino e um centro de congressos. Está ainda prevista a construção de 1031 alojamentos turísticos, que in-cluem 185 moradias, 297 habitações e 549 apartamentos, a que se soma ainda um eco-resort.

O Plano de Ordenamento da Península desenvolve-se em quatro núcleos: o urbano, o núcleo da praia, o urbano com golfe e um eco-resort. A ideia dos promotores é fazer com que a antiga Tróia desapareça, dando lugar a uma nova, requalificada."


Fonte: DN

quarta-feira, setembro 07, 2005

A Igreja do Carmo

Image hosted by Photobucket.com

Desenho do arquitecto José de Figueiredo Seixas, esta Igreja de fachada barroca foi construída, entre 1756 e 1768, pela Ordem Terceira do Carmo. O hospital surgiria mais tarde, ficando pronto em 1801. A fachada lateral da Igreja do Carmo, voltada a Oeste, está revestida por um imponente painel de azulejos, datados de 1912, representando o ajuntamento dos Cristãos no monte Carmelo, para assistirem ao destino do repto lançado aos Pagãos. No cimo, é possível vislumbrar a nuvem do milagre, com a Virgem ladeada por uma corte de anjos. Esta composição foi traçada por Silvestre Silvestri, pintada por Carlos Branco e executada na fábrica da Torrinha, em Gaia. Os azulejos desta igreja formam o mais grandioso painel cerâmico da cidade, pela sua grande riqueza e distribuição de personagens, ornatos, tonalidade do azul, etc. Vale ainda a pena apreciar o portal, rectangular, flanqueado de duas esculturas religiosas, e o corpo superior da frontaria, com esculturas e coruchéus. No interior, destaque para a excelente talha dourada, nas capelas laterais e no altar-mor (Fontes: Portugal Virtual e PortoTurismo)

CP online III

Nada como uma noite bem dormida para acalmar. Entretanto, comprei um bilhete de comboio pelo multibanco, apanhei o comboio até Lisboa e desloquei-me ao serviço de Apoio ao Cliente na Gare do Oriente. Foram muito amáveis e disseram que iam tratar do assunto imediatamente. E de facto assim foi.
Mal cheguei ao escritório, recebi um telefonema da CP a informar que tinha havido um erro da parte deles e que iriam tratar do estorno do bilhete comprado online.

Em conclusão, a CP melhorou consideravelmente o site. Está mais "limpo", funcional, com toda a informação bem agrupada e com a vantagem de, finalmente ser possível comprar bilhetes online (inclusivé posso escolher o bilhete). Tem alguns pormenores por afinar (nomeadamente a questão do bilhete a imprimir), mas é um avanço enorme ao que existia anteriormente e que se acaba por compreender num site com "2 dias de vida".
Algo que a CP tem de mudar é a forma como encara o cliente. O serviço telefónico de apoio ao cliente é uma farsa, não conseguem ajudar o cliente a resolver determinados problemas técnicos e, pasme-se, não há uma forma de contactarem um responsável da CP que resolva estes problemas em tempo útil.
Mais do que resolver os problemas do site, é importante mudar a filosofia da linha de Apoio ao Cliente.

terça-feira, setembro 06, 2005

CP online II

Já lá vão 15 minutos e... nada! O rapaz que, no início, era tão solícito agora já nem se dá ao trabalho. ALTO! Apareceu, pede para reinstalar o Acrobat Reader. É claro que não vou reinstalar. Está tudo maluco!
Segunda Sugestão do operador: apresentar uma reclamação numa bilheteira! então eu faço uma compra online e tenho de ir apresentar uma reclamação numa bilheteira!?!?!!?!?
Tentei explicar ao funcionário que ele deveria falar com o responsável da CP Online para "descativar" o dinheiro que está cativo no meu cartão. "Ah, não sei quem é o responsável, não faço ideia quem contactar"!
Depois de muita pressão a explicar que o ónus está no lado da CP, o rapaz pediu para ficar com os meus dados para a CP entrar em contacto comigo e proceder à devolução do dinheiro. Espero bem que assim seja.
"Afinal, o site ainda está em fase de testes". Ora bolas, mais vale ficar disponível só para os funcionários enquanto não tiverem a certeza de estar tudo operacional.

Resultado: são 20h30, perdi uma hora e meia com esta bincadeira, os meus filhos estão certamente esfomeados à espera que os vá buscar, fiquei (espero que temporariamente) sem 51,10 euros e terei de ir de carro amanhã, porque não me apetece ouvir falar nesta porcaria da CP durante algum tempo (à excepção de procederem à devolução do meu dinheiro)!

CP online

A CP tem, desde ontem (pelo menos é a informação que me deram), um novo site. Todo bonitinho, limpo, com muitas mais funcionalidades, nomeadamente a compra de bilhetes online. Uma evolução enorme. Ainda bem. Um espectáculo! Pensei eu: " Vou já comprar para amanhã e não compro no multibanco".
Espectáculo? Não. Apesar dos 5 passos de compra serem simples e intuitivos, a porca torceu o rabo quando chegou a hora de imprimir o ficheiro em pdf, que serviria de comprovativo da compra. Não funciona, está "corrompido", como em tudo neste país.
Isso aconteceu há uma hora. Ainda estou ao telefone à espera que me resolvam o problema.
Já estou farto da música que me estão a dar. Há uns 5/10 minutos que nem se dão ao trabalho de dizerem alguma coisa, do género "ainda aí está?!". Pelo menos isso... nada!

Notas soltas

Algumas notas soltas sobre o estudo de Rui Rodrigues, referido no postal anterior:

- Considerando os custos de construção das linhas de AV ou VE, dificilmente se consegue atingir o ponto de retorno do projecto. No entanto, consegue-se, ao fim de alguns anos, atingir rentabilidade na exploração (ou seja, sem se considerar os custos de construção). E aqui não está considerada a redução de custos externos (redução na mortalidade devido a acidentes, tempo de deslocação, preço do petróleo, etc).

- Elevada comparticipação da UE na construção de linhas de AV / VE (80%), em constraste com a comparticipação para a construção de um aeroporto novo (11%);

- A NAER já gastou 100 milhões de euros em estudos e a RAVE outros 50 milhões de euros.

- Não se modernizou eficientemente a Portela, nem se investiu correctamente no sector aéreo. Na ferrovia, foram gastos milhares de milhões de euros numa rede de bitola ibérica (que já começa a ser somente bitola lusa...), sem estratégia (apesar dos inumeros seminários, reuniões e congressos organizados para o caso) e que não permitiu resolver um problema de fundo para a nossa ferrovia: a pouca operabilidade com as redes europeias de transportes.

- Vale bem a pena ver a diferença entre Portugal e Espanha, no que foi feito entre 1986 e hoje nos dois países... (página 20 do estudo):

Image hosted by Photobucket.com

- Em 2002, o Metro de Lisboa teve um prejuízo de 173 milhões de euros e, actualmente, as receitas de bilheteira cobrem somente 28% dos custos operacionais. O passivo acumulado aproxima-se dos 2.500 milhões de euros.

- O Metro pretende expandir as suas linhas da actual rede até 2010, estimando-se um custo superior a 1,4 mil milhões de euros. A procura não tem acompanhado o aumento da circulação originada pelo aumento da extensão da rede. O tráfego anual ronda os 140 milhões de passageiros.

- O Alfa Pendular, em finais deste ano, já irá fazer a viagem Lisboa-Porto em 2h30 (mais meia hora do que pretende fazer uma nova linha de AV e que pode custar 5 mil milhões de euros).

Estas são só umas notas soltas de um estudo bastante aprofundado sobre os Sistemas Integrados de Transportes. Não deixe de ler este estudo (é a opinião de uma pessoa ligada ao sector ferroviário, é verdade, mas com informação bastante relevante e credível).

Ainda a Ota

Se ainda há alguém com dúvidas sobre o aeroporto na Ota, recomendo a leitura do trabalho de Rui Rodrigues sobre o Sistema Integrado de Transportes (via "A Baixa do Porto").

Em resumo, indica os seguintes objectivos a atingir:
Image hosted by Photobucket.com
Rui Rodrigues (http://www.maquinistas.org/media/ruirodrigues/OTAVIAVEL.pdf)

segunda-feira, setembro 05, 2005

Para desanuviar...

Vitor Baía pediu a Co Adrianse para ficar no banco do FCP. É que chegou à conclusão que seria a única forma de ser convocado para a selecção nacional... :)

Incêndios

Este fim-de-semana, numa visita relâmpago a Cinfães, passei o tempo todo a ouvir o foguetório típico. Toda a noite de Sábado, todo o santo dia de Domingo, ouvimos o constante foguetório ("monumental" em algumas partes do dia). Umas vezes vinha dos lados de Marco de Canavezes (o mais "monumental" e que ocorreu na noite de Sábado), outras vezes, a maior parte das vezes, era no lado de Cinfães. Ao longe, via-se fumo, para lá dos montes e da barragem.
Quando cheguei a casa, liguei-me ao mundo e vi o Pedro Mourinho na SIC Notícias a informar que havia 6 incêndios, um dos quais em Cinfães. Pois...

Como dizia Paulo Varela Gomes no Prós e Contras, enquanto não prenderem o presidente da Comissão de Festas... o pior é que o homem até é amigo do pessoal da GNR e estes até gostam de festa....

PS: decidi experimentar a nova via até Baião. Aproximou esta vila ao Porto, com uma estrada em condições. Agora, faz-se em pouco mais de meia hora uma distância de cerca de 70 km. Apesar disto, ainda vou ter de esperar mais uns tempinhos até poder ser vantajosa para quem queira ir para o outro lado do rio Douro. Outra coisa que retive neste "passeio" foi o negro que este país está a ficar. Até mete dó. Ardeu tudo, quer no caminho de Marco até Baião, como depois de Baião até ao Douro. Nem me senti com vontade de admirar a beleza da zona da Pala vista do alto destes montes...

Praça D. João I

Image hosted by Photobucket.com

Engane-se o leitor, que esta foto não foi tirada no fim-de-semana. Consta que, nestes dias, a praça estava vazia: vazia de pessoas e vazia de ideias (apesar da gritaria e da exaltação... de alguns, pois claro).
Longe vão os tempos em que esta praça se enchia em manifestações... no caso da foto, para a transmissão de um jogo do Euro 2004...

sexta-feira, setembro 02, 2005

Centro Histórico em Festa

A Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto organiza desde hoje a iniciativa «Centro Histórico em Festa», que visa dinamizar a baixa portuense com várias actividades culturais.
Inserido na iniciativa, a Praça da Ribeira recebe hoje o espectáculo «Piolhos & Actores».
Amanhã segue-se a «Noite de Fados», no Largo Artur Arcos e o jazz do Quarteto Zé Pedro na Praça da Ribeira na sexta-feira.
Dia 10 e 17 a Praça da Ribeira recebe o Teatro de Marionetas, com a peça «D. Roberto», e dia 16 o Largo Artur Arcos será animado pela iniciativa «Concerto de Guitarras».
No Teatro Municipal do Rivoli, o Teatro Plástico apresenta, de 8 a 11 e de 13 a 18, uma nova versão de «Nada#2 (Have I None)», de Edward Bond, que constitui um ensaio sobre as formas teatrais e “sintetiza o universo do mais importante dramaturgo contemporâneo”.
Entre os dias 10 e 11 será apresentado,o projecto Thierry Salmon/La Nouvelle Ecole des Maetres, que oferece a jovens artistas europeus a oportunidade de trabalharem sob a direcção de encenadores de renome mundial.

No "O Primeiro de Janeiro"

quinta-feira, setembro 01, 2005

Metro

Alguém leu o jornal Metro de hoje? Tem lá uma bela foto do Porto... :-)

Image hosted by Photobucket.com

Casa da Prelada

Image hosted by Photobucket.comA propósito da promessa de Francisco Assis em criar um parque urbano na Prelada, retomo algumas fotos da Casa que deu o nome àquela zona.
Esta casa e quinta foi doada à Santa Casa da Misericórdia nos finais do século XIX pela família Noronha e Menezes, na condição de criar lá um Lar de abrigo.

Na Quinta da Prelada subsiste um magnífico espécime de arquitectura paisagística da autoria do artista italiano Nicolau Nasoni. Construído em meados do século XVIII, é constituído por diferentes elementos dispostos harmoniosamente no terreno ao longo de quase um quilómetro. Para além da fachada da casa senhorial, merecem referência os dois obeliscos de entrada (reimplantados no Passeio Alegre, na Foz do Douro), as meias "laranjas" perto do solar, o portão armorial, o labirinto em bucho, a fonte do cágado e finalmente o castelo no recinto do lago. Estes dois últimos encontram-se junto ao parque de campismo da Prelada. (site da SCMP)

A Casa da Prelada chegou a ser a sede dos estúdios da Invicta Films (na década de 20), um lar de idosos (encerrado no ano passado), caindo ao abandono, como pode ser comprovado pelas fotos que se seguem:
Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com


No site da CMP, encontramos a seguinte informação:
A sua construção foi iniciada em 1758, por ordem da família Noronha de Menezes, sob risco de Nicolau Nasoni. A casa está classificada como imóvel de interesse público. Integram o conjunto, a casa, a mata e os jardins.

Segundo notícia de 2 de Fevereiro deste ano, publicada no JN, (via A Baixa do Porto), sabemos que a Casa da Prelada "vai ser reabilitada e transformada num centro cultural" e que até já "encomendou o projecto de remodelação em Agosto (de 2004), e prevê que esteja pronto no terceiro trimeste deste ano. As alterações terão de ser aprovadas pela Câmara e pelo IPPAR, pelo que as obras só deverão arrancar no início de 2006."

"A ideia é reabilitar o edifício e os jardins, preservando a traça original e mudar para o local o centro de restauro de obras de arte da Santa Casa da Misericórdia e o arquivo histórico da instituição, que está "em condições desfavoráveis".

Depois de concluído o projecto, será necessário o aval da autarquia e do Instituto Português do Património Arquitectónico. "Com o IPPAR, julgo que não teremos problemas porque é uma obra com fins culturais", salientou o provedor, acrescentando que as obras têm também a concordância da família ex-proprietária do edifício.

Será que Francisco Assis sabia disto? Está aqui uma boa oportunidade de negociar com a SCMP a abertura do espaço para a população.
Entretanto, aguardo com curiosidade o desenrolar dos acontecimentos...

Gente Séria

A Polícia Judiciária está a investigar denúncias de que um técnico superior da Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) terá ocultado provas de irregularidades na gestão da Câmara do Marco de Canaveses. As denúncias foram, entretanto, confirmadas por José Faria, o antigo braço direito de Avelino Ferreira Torres que, há cerca de um mês, se tentou suicidar (o alegadamente aqui não ficaria melhor?!) e que ontem teve alta hospitalar sendo, de imediato, interrogado pela PJ.

De acordo com as denúncias que chegaram à Judiciária, o funcionário da IGAT terá ocultado provas de empolamento dos custos de construção de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) na freguesia de S. Nicolau, no Marco de Canaveses, para além de ter feito vista grossa à atribuição de alvarás de construção na parte nova da cidade.

No JN