sábado, novembro 18, 2006

Porto - Vigo por "TGV" em 2013

As notícias sobre o hipotético futuro "TGV" vão chegando e continuo com dificuldade em distinguir o que é realmente "Alta Velocidade" ou "Velocidade Alta" ou que quer que seja nesta grande empreitada de criar umas linhas férreas rápidas em Portugal.
Neste caso concreto, não sei como a dita "Alta Velocidade" referida neste texto no JN pode ser cumprida se vamos manter a linha entre o Porto e Braga, pelo menos tendo como comparação o actual serviço pela CP. Será a dita "Velocidade Alta"? Bom, isso é um pormenor nesta notícia, tendo em consideração a informação de que Porto e Vigo estarão ligados por menos de uma hora.


-------

Ligação vai demorar "menos de uma hora" e custará cerca de dois mil milhões de euros

A ligação entre Porto e Vigo por comboio de alta velocidade estará concluída em 2013 e custará cerca de dois mil milhões de euros.

O anúncio foi feito, este sábado, pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage.
No lado português, a construção será dividida em dois lanços, o primeiro dos quais entre Porto e Braga, que aproveitará a linha existente, depois da respectiva requalificação. "O segundo lanço, entre Braga a Valença, será inteiramente novo e incluirá uma nova ponte sobre o rio Minho", acrescentou.


No JN

Sem comentários: