sexta-feira, setembro 21, 2007

Eléctricos nos carris da Baixa 30 anos depois da última viagem

A linha 22 (Carmo-Batalha) vem juntar-se às já existentes linha 1(Passeio Alegre-Infante) e 18 (Massarelos-Carmo). Graças à intermodalidade, poderá ser utilizada pelos portadores do andante. Quem não tiver, terá de comprar bilhete a bordo.
O novo traçado tem, apenas, uma extensão de 2,3 quilómetros, mas o seu alcance terá outros motivos de prazer. E atractividade não só irá ligar a cidade em duas cotas diferenciadas entre si (Praça da Liberdade à Batalha e Praça D. João I ao Carmo) como, em simultâneo, irá servir o comércio situado em dois pólos urbanos diferenciados.Os eléctricos da nova linha, inaugurada hoje, vão voltar a descer os Clérigos, subir a íngreme Rua de 31 de Janeiro (cujos comerciantes, há uma semana, bateram palmas quando viram os "amarelos" a circular em viagem experimental...) até à Batalha, junto ao funicular dos Guindais, fazendo a conexão com a Avenida de Gustavo Eiffel, junto ao tabuleiro inferior da ponte Luís I.

Neste regresso desejado dos eléctricos à Baixa, os portuenses poderão admirar com outro olhar as ruas de Santa Catarina, passar pela Praça de D. João I, atravessar a Avenida dos Aliados, pela Praça de Filipa de Lencastre, subir as ruas de Ceuta e de José Falcão, até à Praça de Gomes Teixeira, onde está a Reitoria da Universidade do Porto.

No JN

Sem comentários: