segunda-feira, setembro 24, 2007

Insegurança no Porto?

Esta notícia é, aparentemente, mais uma a juntar às várias de criminalidade que têm surgido na nossa cidade. Digo aparentemente, porque dito desta forma parece que menospreza o que passaram estas duas pessoas durante duas horas. Foram assaltadas à porta de um restaurante na Rua de Gondarém (na Foz), pouco passava da meia-noite, por 4 tipos armados, colocadas na mala do carro e abandonadas em Modivas, depois de lhes terem levantado dinheiro no Multibanco.
Entretanto, vamos lendo as notícias de que a Polícia autuou x pessoas em excesso de velocidade ou y com excesso de alcool no sangue. Nos locais com actividade noturna aparecem somente para multar os carros mal estacionados... É a única coisa que as nossas ordens de segurança se preocupam fazer hoje em dia: a caça à multa! Há que financiar a actividade, ou seja, isto é já um negócio, que tem de dar lucro.
O policiamento, a segurança dos cidadãos, essas estão em 2º ou 3º plano. Polícia a fazer a ronda é algo que já não existe nas zonas residenciais. Para quê arriscar a pele, com o que recebem? Até têm de pagar o equipamento, caso algo aconteça! Será que para garantir a segurança no bairro vai ser necessário chegar ao ponto de recorrer ao que já acontece em cidades como Maputo, Rio de Janeiro ou outras, com segurança privada (e armada) à porta?

Achei irónico nesta peça entrevistarem o presidente da junta de Modivas e não o presidente da Câmara do Porto, cidade onde ocorreu o assalto e rapto. Onde é que ele anda? Não tem opinião sobre o assunto? Ou os vereadores com o pelouro da Protecção Civil ou do Lazer? Não afecta actividades onde têm responsabilidades? Será que vamos ter de esperar uma semana para se pronunciarem? Se bem o que eu preferia era que agissem...

1 comentário:

Anónimo disse...

O mais provável que pode ter acontecido no que se refere ao facto de não ter entrevistado o presidente da cãmara do Porto, é que para falar com o Dr. Rui Rio ou com qulquer outro politíco portugu~es, é mais dificil do que ligar para a conxixina.
Mesmo quando tentamos incessantemente remetem-nos para os secretarios dos assessores, dos outros assessores...
É uma vergonha a censura democrática que se vive actualmente...