sexta-feira, dezembro 21, 2007

Feliz Natal!

video

São os votos do Portuense!

quarta-feira, dezembro 19, 2007

A Rua António Patrício

A 30 de Dezembro de 2004, escrevi aqui no Portuense que o buraco na rua António Patrício já durava há alguns anos. Passaram mais 3 anos e nada!
Entretanto, o JN escreveu um artigo sobre um assunto em Janeiro de 2007 e o presidente Rui Rio prometeu que esta questão seria resolvida até ao final deste ano.
Pois bem, sr. presidente, já só faltam 6 dias úteis de trabalho (já estou a descontar as tolerâncias de ponto) para fazerem o que não conseguiram em 6 anos!

Sapatarias Charles poderão fechar

Sapatarias Charles ameaçam futuro de 400 trabalhadores
As 40 lojas que a Charles - Christian Sapatarias tem espalhadas pelo país, mais a unidade de produção de calçado que a empresa detém em Vila Nova de Gaia, poderão vir a encerrar nos próximos tempos , levando ao despedimento de 400 trabalhadores.

Quem não se lembra dos anúncios da Charles na televisão. Tal como a pasta medicinal Couto, restaurador Olex ou a Regisconta (aquela máquina!), os anúncios da Charles ficaram até hoje na minha memória. Segundo parece, mais tarde ou mais cedo, será mais uma fábrica de sapatos a fechar no norte de Portugal e a ficar somente no imaginário de algumas pessoas.

Que amigo

Tolerância de ponto nos dias 24 e 31
Medida é dirigida aos funcionários e agentes do Estado (JN)

Acabadinhos de fazer greve e, consequentemente, a atrasar ainda mais os serviços e já com direito a tolerância de ponto nos dia 24 E 31...

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Operação Branca: acusados de terrorismo

«Crime de terrorismo e associação criminosa». Esta é a acusação que é feita a vários dos detidos na «Operação Branca».

Metro de Lisboa inaugura troço entre Terreiro do Paço e Santa Apolónia



A Linha Azul passa a ligar Santa Apolónia à Amadora
O Metropolitano de Lisboa vai inaugurar o último troço da Linha Azul, entre o Terreiro do Paço e Santa Apolónia, na próxima quarta-feira, após sucessivos adiamentos devido à necessidade de construir um novo túnel.
O orçamento inicial para esta obra foi calculado em 165 milhões de euros (a preços de 1997), mas acabou por custar 299 milhões de euros, de acordo com o ministro das Obras Públicas e Transportes, Mário Lino.


Um "piqueno" desvio orçamental. De realçar, também, o "reduzido" custo por quilómetro: cerca de 150 milhões de euros... (esta extensão da linha azul tem cerca de 2 km). Outro pormenor interessante neste link para o site da Metro de Lisboa é que os os 299,5 milhões de euros não incluem a interface: "Estima-se o custo final deste empreendimento, não incluíndo o custo do interface, em 299,50 milhões de euros."

E continuam a gozar com o SLB...

Nuno Gomes: «Está provado que somos os maiores»
«O que posso garantir é que os jogadores do Benfica vão tentar dar seguimento a este título [do livro] nos próximos anos. Está provado que somos os maiores e vamos tentar continuar a ser», afirmou o jogador.

Parece que se lembraram de escrever um livro com o título «Somos os maiores, mainada!». Azar dos azares, logo a seguir a perderem com o clube de Belém e ficarem a 10 pontos do 1º classificado... Pormenores...

Uma verdade inconveniente...

Vítor Baía: «Nenhum país abdica do melhor guarda-redes da Europa»
«Depois do Mundial de 2002, fui afastado das equipas do senhor Scolari sem qualquer explicação. Foi um pouco estranho porque tinha sido eleito o melhor guarda-redes de 2003/2004. Poucos dias depois de terem sido anunciados os convocados para o Euro-2004, sagrei-me campeão nacional e venci a Liga dos Campeões. Mesmo assim, não fui chamado», declarou Baía.
«Nenhum país abdica de chamar o melhor guarda-redes da Europa», disse para depois admitir que, se calhar, não foi quem ficou mais prejudicado: «Olhando para trás, tenho a convicção de que a selecção portuguesa perdeu mais que eu, mas foi uma extrema desilusão não poder jogar o Europeu disputado no meu País».

domingo, dezembro 16, 2007

Parece-me bem...

Grande parte dos estabelecimentos do Norte vão proibir tabaco
95% dos cinco mil membros da união das empresas de hotelaria, restauração e turismo já pediram dístico que indica proibição de fumar.

Maradona


Aquele que é, na minha opinião, o melhor jogador de todos os tempos, decidiu tatuar-se com uma imagem de Chavez (para juntar à colecção pessoal: Fidel na perna e Che Guevara no braço).
Ele tinha tanto de genial a jogar futebol como de imbecil em tudo o resto...

Acordaram agora...

Aeroporto: PSD defende manutenção da Portela e construção faseada em Alcochete
O Partido Social Democrata (PSD) defendeu hoje como solução para um novo aeroporto o aproveitamento da Portela "até à exaustão" e a construção de uma segunda estrutura em Alcochete de forma faseada de acordo com as necessidades.

Público

sábado, dezembro 15, 2007

Para inglês ver...

Mega-operação: 24 detidos no Porto
500 agentes participaram em operação nas estradas, em bairros, bares e discotecas. PSP detectou 20 infracções à normas de segurança privada.

A Polícia quis dar a impressão que ia por ordem na noite portuense. Juntaram 500 agentes para deterem 24 pessoas. E o que fizeram essas pessoas? Mataram alguém? são suspeitos de alguma atitude violenta? Não... "Vinte e três homens e uma mulher foram detidos esta madrugada no Porto, como suspeitos da prática de crimes como condução sob o efeito do álcool (18), condução sem habilitação legal (2) e condução perigosa de veículo (1). "

Espectáculo, pá! Sinto-me mais seguro!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

O Benfica foi REI!!


O Benfica caiu de tal forma no ridículo que até é notícia pelas razões mais... ridículas! Para o Maisfutebol, o Benfica foi rei na Liga dos Campeões. Fantástico! Mas... rei de quê?!?
Será que afinal conseguiu o apuramento, foi considerada a equipa sensação?
O Benfica foi rei na Liga dos Campeões pelo número de remates... PARA FORA!!! Da mesma forma como o Benfica foi para FORA da Liga dos Campeões! O Liedson até parece que se está a rir da história...

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Presidente da Comissão de Coordenação defende enterramento da linha da Boavista


Presidente da Comissão de Coordenação defende enterramento da linha da Boavista
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte defendeu o enterramento da linha de metro na Avenida da Boavista (Porto). Carlos Lage, que falou na sessão de abertura da conferência, lamentou que essa hipótese não tivesse sido incluída no âmbito do estudo elaborado pela Faculdade de Engenharia. "Por que não projectar a linha enterrada na Avenida da Boavista? Evitava-se tranformar uma avenida admirável num canal dedicado ao metro, com uma floresta de postes e de catenárias. Estranho que o estudo não contemple essa hipótese", assinalou Carlos Lage. O estudo da Faculdade de Engenharia propõe duas alternativas para a linha da Boavista, mas nenhuma prevendo o enterramento na avenida. O presidente do Conselho de Administração da Empresa do Metro, Valentim Loureiro, que também falou na sessão de abertura, lembrou que o estudo debruçou-se, apenas, sobre as matérias que ficaram definidas no memorando de entendimento assinado pela Junta Metropolitana e pelo Governo. Ainda assim, Valentim Loureiro desafiou Carlos Lage, sublinhando que, dada a sua relação privilegiada com o Governo, pode tentar convencer o Executivo para que esse estudo seja feito.

De realçar que Valentim Loureiro ainda não aprendeu: continua a viver à base das cunhas. Tudo só pode e deve ser feito com uma cunhazita. Desta vez não são precisas escutas para se provar isso (nem desaparecem facilmente)... As razões para que se defenda uma linha subterrânea na principal Avenida da cidade não são para aqui chamadas...

O caso da camisola devolvida

Depois de Rui Jorge ter visto a sua camisola rasgada por José Mourinho há alguns anos atrás, agora foi a vez de Moutinho ver a sua camisola devolvida pela claque Juve Leo... É notório que ninguém quer a camisola do Sporting, não tem qualquer valor, nem como prenda de Natal (sim, estamos quase no Natal, o que explica alguma desilusão nas hostes leoninas)!

É caso para dizer que já não há amor à camisola... mas vindo dos próprio adeptos?!

Afinal sempre há salários em atraso...

Boavista pagou ordenado e meio aos jogadores
Joaquim Teixeira, presidente do Boavista, revelou esta quarta-feira à Agência Lusa que pagou os ordenados de Outubro e cerca de 40 por cento do mês de Novembro aos futebolistas do plantel profissional.

O dirigente (...) acrescenta que foi confrontado com uma realidade bem diferente da que esperava: «Hoje, de manhã, [Carlos Rodrigues, contabilista do clube] veio um papel da SAD com contas completamente diferentes.» Apesar das dificuldades, o clube do Bessa entendeu pagar o valor possível aos jogadores.

Vai-te preparando, isso vai ser o pão nosso de cada dia...

terça-feira, dezembro 11, 2007

Quatro ligações novas e Linha Amarela estendida até Vila d'Este

Quatro linhas novas para o metro
O estudo sobre o traçado da segunda fase de expansão da rede do metro do Porto, elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), propõe a construção de quatro ligações novas no Porto, em Gaia e em Matosinhos e o prolongamento da Linha Amarela entre a estação terminal de Laborim e o núcleo habitacional de Vila d'Este. O documento, desenvolvido pela equipa liderada por Paulo Pinho, está praticamente concluído. As principais propostas já foram reveladas à secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Neste estudo teimam em fazer o metro no canal central da Avenida da Boavista. Não aprendem com os erros.

Outra vez, não!!!!!

PS pondera regresso de Nuno Cardoso
Uma nova candidatura de Nuno Cardoso à Câmara do Porto está a ser ponderada no PS, constando o ex-autarca da lista de nomes a submeter a sondagem pela actual Concelhia, juntamente com o de Elisa Ferreira. O regresso de Cardoso poderá, assim, estar na calha (...).

Estes senhores do PS não aprendem...

Uma notícia de rodapé....

Isaltino será julgado por corrupção
Sete crimes. O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre decidiu ontem levar a julgamento o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acusado de sete crimes um de participação económica em negócio, três de corrupção passiva para acto ilícito, um de branqueamento de capitais, um de abuso de poder e outro de fraude fiscal. Sete anos depois de ter começado a ser investigado, Isaltino diz que vai "finalmente poder defender-se no sítio certo". "Vou a julgamento sem que seja apresentada uma única prova", reagiu, ontem, em comunicado, reafirmando a sua "total inocência"

Não tem tanto interesse como um julgamento de uma Fátima Felgueiras ou Valentim Loureiro... este Isaltino é um senhor, mesmo quando, alegadamente, rouba. Os do norte é que são uns ladrões...

Universidade do Porto nas 500 melhores do Mundo

Universidade do Porto nas 500 melhores do Mundo

A única Universidade portuguesa neste ranking...

sábado, dezembro 08, 2007

Linha circular subterrânea

Esta semana, a Metro apresentou uma proposta de criação de uma linha subterrânea circular. Ontem, Mario Lino e Valentim Loureiro vieram "acalmar os ânimos" dizendo que não está previsto no acordo assinado pelo Governo para a construção da segunda fase do metro.

Linha do Douro

Movimento em defesa do regresso do comboio realiza amanhã convenção em Barca de Alva
Se o Governo não faz, nós fazemos. É isto, mais ou menos, o que move os autarcas do Douro, unidos num movimento em defesa da revitalização do troço de via-férrea entre Pocinho e Barca de Alva.

Pode obter mais informações sobre esta comissão e os seus propósitos no site http://www.linhadodouro.com


PELA REVITALIZAÇÃO DA LINHA DO DOURO E PELA REABERTURA DO TROÇO ENTRE POCINHO E BARCA DE ALVA

Cimeira UE-África: Kadhafi vai exigir indemnizações aos países colonizadores

Cimeira UE-África: Kadhafi vai exigir indemnizações aos países colonizadores

“As forças coloniais devem indemnizar os povos que colonizaram e aos quais espoliaram de riquezas”, afirmou o dirigente líbio, único orador de um seminário no Centro de História da Universidade de Lisboa.
“Este será um dos pontos principais da cimeira: as compensações pelo período colonial”, afirmou, prometendo introduzir no encontro um tema não previsto na cimeira que vai reunir em Lisboa representantes de quase 80 países.

Se esse for o propósito da cimeira então podem ir já embora...!

Será que Sócrates se considera um ditador?


Sócrates: “Esta é uma cimeira entre iguais”
Na abertura oficial da cimeira UE-África, no Pavilhão Atlântico em Lisboa, o primeiro-ministro português, José Sócrates, sublinhou que esta é uma cimeira “entre iguais” e disse que este deve ser um encontro “com ambição” para conseguir uma estratégia conjunta entre os continentes europeu e africano.

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Incoerências marcam recuo na taxa aos sacos de plástico

Incoerências marcam recuo na taxa aos sacos de plástico
A medida para instituir uma taxa ecológica sobre os sacos de plástico, que o Governo alega ter abandonado há cerca de duas semanas, ainda se encontrava em consulta na passada terça-feira. Nesse dia, em resposta ao PÚBLICO, o próprio Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR) sugeriu que o anteprojecto estava "em processo legislativo".

Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente, anunciou, ontem, que o diploma que regulamenta o pagamento de cinco cêntimos por saco utilizado para transportar compras nos estabelecimentos comerciais "já não é uma hipótese para o Governo". E acrescentou que a decisão de não avançar com esta medida foi tomada "há um par de semanas", dado já existir uma taxa paga à Sociedade Ponto Verde (ecovalor) para custear a recolha e tratamento de resíduos.

Questionado sobre a incongruência entre estas afirmações e a resposta dada ao PÚBLICO apenas um dia antes, o governante preferiu não fazer comentários, alegando que tem de manter "o sigilo inerente a estes processos". O anúncio de que a tutela já teria afastado, há duas semanas, a hipótese do novo imposto contradiz o facto de o diploma ter sido enviado à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) a 19 de Novembro último, concedendo 15 dias à entidade para dar o seu parecer sobre a matéria.

Incongruências que, noutros governos, teria sido um escândalo para a Comunicação Social Portuguesa...

LNEC adia entrega do estudo sobre localização do novo aeroporto

LNEC adia entrega do estudo sobre localização do novo aeroporto
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) adiou para a segunda semana de Janeiro de 2008 a entrega do estudo comparativo entre as várias localizações possíveis para o novo aeroporto de Lisboa, que deveria estar concluído na próxima quarta-feira.

Segundo parece, para poder incluir todos os estudos que surgiram entretanto. É bom sinal, depois das afirmações iniciais de Lino que insinuavam que estes estudos não seriam considerados na análise do LNEC.

Esta história é de por os cabelos em pé...

Jogador culpa fármaco para a queda do cabelo
Doping: Romário pode ser suspenso pelo menos seis meses devido a teste positivo

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Voos low cost ameaçam TAP




Este artigo da jornalista Patrícia Pires do Portugal Diário está bastante interessante e resume bem o porquê do governo ter de considerar a hipótese "Portela + 1".

Iniciativa: Eu imPORTO-me

Será que o Porto se importa?

"Hoje somos todos Património Mundial"

Onze anos entre críticas e música

Fundação de Serralves

Fundação de Serralves vence Prémio dos Pares nos International Museum Communication Awards

Mais um prémio a juntar à colecção... Pode não ser o prémio mais relevante para Serralves, mesmo assim imagino a satisfação da equipa da Fundação de Serralves que esteve envolvida na criação da campanha publicitária vencedora. Os meus parabéns.

Novo Imposto

Há muitas formas de cobrar mais impostos. Eis mais uma:

Governo quer cobrar cinco cêntimos por cada saco de plástico utilizado

Esta receita seria (ou será...) canalisada para o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Independentemente de se ter um propósito positivo que é reduzir a produção de sacos de plástico, o que é um facto é que temos de suportar mais um imposto, a juntar a muitos outros que este governo vem aplicando. Apesar de ter prometido em 2005 que não ia haver mais impostos!

Espectáculo, pá!



Espectáculo! O Benfica conseguiu apuramento para a UEFA!! Isso é obra!

Parece que o Nuno Gomes não foi titular...

terça-feira, dezembro 04, 2007

Onze anos de património mundial.

À falta de um qualquer cerimónia oficial, a sociedade civil portuense movimentou-se e vai assinalar hoje os onze anos da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial.

Ora aqui está uma boa notícia...

Mais de um terço do próximo ano será para descanso

Nada como uma boa notícia como esta para dar animo ao pessoal!

O calendário de 2008 é, sobretudo, amigo de quem gosta de fins-de-semana prolongados. Os feriados à sexta ou à segunda, ou seja, encostados ao fim-de-semana, foram apenas três em 2007, mas no próximo ano serão cinco no Porto e seis em Lisboa. Para quem pode fazer "pontes", com feriados à terça ou à quinta, a situação inverte-se. Ganha o Porto. Houve três "pontes" em 2007 e haverá sete em 2008. Lisboa terá menos uma.É na arte de fazer ""pontes"", portanto, que os portugueses podem marcar a diferença no próximo ano em relação a 2007. Há o dobro das "pontes" para fazer.

Boas notícias, portanto! :)

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Euro 2008


Scolari está muito apreensivo com o grupo que lhe calhou. Não era de esperar outra coisa. Ter no nosso grupo selecções como a Turquia, a Suíça e a Rep. Checa é de meter medo a qualquer um. Bom, bom, era ter a Itália, França e Holanda no nosso grupo...
Eu é que estou a ver tudo ao contrário.

Resultado final do sorteio:

Grupo A
Suíça, República Checa, PORTUGAL, Turquia
Grupo B
Áustria, Croácia, Alemanha, Polónia
Grupo C
Holanda, Itália, Roménia, França
Grupo D
Grécia, Suécia, Espanha, Rússia

De referir que os nossos jogos serão na Suíça!

A greve pegou moda...

Na passada 6ª feira, talvez inspirados pela Greve Geral da Função Pública, os jogadores do Boavista fizeram um pré-aviso de greve. Ainda atrasaram o início do treino mas lá se puseram a correr. Algo que não aconteceu no jogo de domingo em que, mais uma vez, perderam. Desta feita ante um Nacional da Madeira.

Para a semana há mais. Com a Naval 1º de Maio. Cheira-me que vamos ao fundo...

domingo, dezembro 02, 2007

Euro 2008

Portugal foi sorteado no Grupo A, em conjunto com Suíça, Turquia e República Checa.

Do mal o menos...

Mesmo não sendo andrade, dá gozo ver os lampiões a perder.


Teremos, pelo menos, uma semana de sossego na comunicação social...