quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Comboio de alta velocidade

Foi ontem inaugurada a linha em Alta Velocidade entre Madrid e Barcelona. Com pompa e circunstância. Este percurso é feito em pouco mais de 2h30 e tem 15 ligações diárias.

Por curiosidade, decidi comparar os preços desta viagem com a de avião. E cheguei a uma conclusão engraçada:

Por AVE custa 191,20€
Por avião custa a partir de 60€

Por AVE demora 2h40
Por avião demora 1h10

Considerei saída a 29 de Fevereiro e regresso a 1 de Março. A companhia aérea com melhor preço foi a Vueling (simulação feita no site Terminal A).

Segundo notícia no Publico, a Renfe espera absorver 50% do tráfego aéreo entre Madrid-Barcelona (a maior ponte aérea da Europa) e 85% dentro de 5 anos... Custa-me a acreditar!

E para Lisboa - Porto? A única vantagem para uma linha AVE é a existência de monopólio da TAP que cobra preços exorbitantes nesta ligação. Mas compensará em relação ao Pendular? Valerá a pena gastar milhares de milhões de euros para se fazer uma linha destas quando se pode ter um Pendular em pouco mais de 2 horas?

Já agora, uma sugestão para a CP, que tal experimentarem uma ligação directa entre o Porto e Lisboa às 2ª feiras de manhã (por exemplo, às 7h30) e 6ª feiras à tarde (por exemplo, às 18h30)? Sem quaisquer paragens no meio? Uma viagem de pouco mais de 2 horas entre Oriente e Campanhã. Teria clientela, certamente!

Links via Baixa do Porto

2 comentários:

Jose Silva disse...

Pedro,

Efectivamente PT-LX não necessita de TGV. Bastaria melhoria do Alfa-Pendular com quadriplicação de carris nas zonas de maior trafego e mudança de bitola. Teriamos assim um CVE mais barato e apropriado para os 300km de distância. Não esquecer no entanto que devido ao aumento do preço de petroleo e ecotaxas o transporte rodoviário vai ficar mais caro e é necessário investir nas ferrovias para evitra tanta importação de petroleo. Por outro lado, com a liberalização do sector do transporte ferroviário europeu em 2010, para haver opradores concorrentes à CP em Portugal (Renfe, SNCF, etc) é necessário harmonizar as bitolas. Apenas Portugal e Espanha tem distância entre carris pela bitola ibérica, cujo material circulante é mais caro do que o de bitola europeia.

Portanto, não precisamos de TGV, mas precisamos de tornar a ferrovia mais competitiva e muda-la para bitola europeia. São necessários na mesma grandes investimentos.

Pedro disse...

Está a dizer que teremos na mesma de renovar toda a "linha do norte", depois de todo o investimento feito nos últimos 10 anos?!?

Se sim, os (ir)responsáveis que decidiram esse investimento sem se acautelarem da mudança de bitola não deveriam ser punidos?