sexta-feira, maio 09, 2008

Apito Final 3

A revolta é muita. Não consigo compreender como esta comissão disciplinar é capaz de tomar uma decisão destas quando os tribunais civis não encontraram nada para acusar o Boavista. Se dispõem de informações que o ministério público não tem então, o melhor que têm de fazer, é disponibilizar essa mesma informação!
Por outro lado, gostava de saber porque são estes dois clubes (Boavista e FC Porto) a serem acusados. Serão os únicos? Não havia interesse em pesquisar as outras escutas que falavam nos favores ao Benfica? Que é feito do famoso jogo no Estádio do Algarve com o Estoril em que os jogadores quase que foram obrigados a "abrir as pernas"? As contratações do Benfica a vésperas de jogar com os clubes desses jogadores (só nesta época tivemos o Makukula, o Jorge Ribeiro, o Ruben Amorim), os penalties falhados por estes, entre muitas outras histórias.
Finalmente, esta decisão que tanta gente fala de histórica permitiu mais uma cisão neste país. São os do "Norte" (como os lisboetas dizem) os únicos a serem perseguidos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro. Este país está a precisar de um grande abanão. Quando as palavras já não funcionam, devemos ficar calados? Ou mostrar do que é feito o povo do Norte?

Os parasitas que nos governam só vão perceber o que estão a cozinhar quando a panela "explodir" na cara de um ou dois...

Anónimo disse...

Boa noite
Desde já quero dizer que achei o seu blogue muito interessante e vou acompanhá-lo com regularidade.
Quanto ao apito final, sem querer defender quem merece ser punido, é óbvio que desde há algum tempo todas as baterias estão apontadas contra a cidade do Porto. Lamento imenso o que está a acontecer ao bovista, instituição centenária da invicta, "assassinado" e destruído por uma pretensa troca de palavras de um seu dirigente, que julgaram como sendo coacção.
Curioso que dentro do benfica houve casos bem piores, que foram realmente coação. Lembro-me que não há muito tempo atrás elementos ligados ao benfica tentaram agredir um senhor e tal foi filmado, embora não me lembre do seu nome.
Este caso só vai fortalecer o Porto cidade a meu ver, pois muita gente se sente indignada e começa a abrir os olhos para o que se passa.
Quanto a mim, sou mais um que irá escrever um blogue e a exprimir a sua revolta, sem clubices e tratando os clubes apenas como instituições do Norte.
Creio também que estão apenas a conseguir semear as sementes da revolta e que mais tarde ao mais cedo tudo o que tem sido feito para atacar e humilhar o Norte de Portugal lhes vai rebentar na cara.

Desejos de que melhores dias virão

Anónimo disse...

Para já, tenho ideia que os tribunais civis desenvolveram uma investigação paralela que desembocou no conhecido "Apito Dourado". Este decorre nos tribunais civis enquanto que o "Apito Final" decorreu na CD da Liga. Além de que foi o Ministério Público que forneceu provas à Liga, e não ao contrário.
Quanto a apenas haverem dois clubes a serem acusados, concordo consigo que deveriam haver mais investigações. O presidente do Nacional da Madeira, por exemplo, é conhecido à boca pequena como o "senhor quinhentos".
Mas acusar o Benfica de ter ganho no Estoril com ajuda dos adversários é no mínimo estranho... não existem conversas ou escutas que comprovem essa acusação, como abundantemente há neste caso. Por isso é facílimo dizer que "não há muito tempo atrás elementos ligados àquele clube tentaram agredir um senhor cujo nome não me lembro, num sítio que não me recordo e numa altura que me escapou." Se por acaso foram membros de alguma claque, faça a distinção: nenhuma claque em Portugal tem o estatuto de guarda pretoriana dos superdragões.
A cisão de que fala não começou no "Sul"... começou no "Norte", há três décadas, quando entrou em cena o presidente pinto da costa e o treinador Pedroto. A partir desse momento foi criado um esforço para sectarizar o futebol, "nós" contra "eles", e para trazer a Liga para o Porto, onde reside hoje.
Compreendo que não há clubismo por aqui. Mas há bairrismo sem sombra de dúvida. Informe-se das decisões com base nas provas analisadas.

karmakoma disse...

O FC Porto pode bem com o castigo. Pinto da Costa continua a mandar e nem tem de se dignar em aparecer. Os milhões continuam a entrar, enfi, tudo normal.
Para o Boavista, será lamentavelmente o fim. O fim também da formação e de mais uma parte importante da História doPorto.

anibal rodrigues disse...

Anjoloro, Merceeiro ,Alenquer

Mais do que as decisôes fiquei surpreendido com o discurso de Auto Elogio do juiz Dr Ricardo Costa, tenho 55 anos, a imagem que tenho dos Juizes, é o de pessoas ponderadas com a idade em que a sua formação mais o intocável trajecto de vida lhes permitiu assumir de forma natural e inequivoca o direito a julgar outras pessoas e não da forma como o já referido senhor com direito a conferencia de imprensa transmitida por todas as cadeias de televisão ostentando nos gestos e no discurso uma inindisfarçável vaidade e vontade de impressionar mostrou-se um bem treinado orador que estudou os gestos e as frases a utilizar e que se aprendem nos MBAs de liderança e falar em publico vendidos em pacotes tipo pudim instantaneo tão em voga hoje em dia nas nossas universidades a troco de qualquer cinco mil Euros e que se colecionam como cromos para colar em curriculos vitae . A forma como justifcou os castigos aplicados aos diferentes agentes desportivos envolvidos minimizaram as penas aplicadas tornando dubias as decisões bastará para tanto estar atento ao seu discurso sobre as penas que podem ser aplicadas aos coitadinhos dos arbitros que diferem em muitos anos daquelas que podem ser aplicadas aos dirigentes desportivos,então porque é que aplicou a um dos arbitros 60% da pena máxima que é possivel aplicar a essas pobres vitimas do sistema ? é no equilibrio e no consenso das decisões que se perpetuam e se fazem os grandes juizes das grandes causas

Anónimo disse...

A dois dias de terminar o campeonato de 2007/08, os argumentistas do Apito Final conseguiram o impensável. Agradar a Gregos e a Troianos. Nem em novelas se idealizam finais tão perfeitos. Senão vejamos.

1. A nação benfiquista regozija

E consegue finalmente alguma alegria numa época tão cinzenta. Afinal Portugal é um país justo. O Pinto da Costa é corrupto.

Não interessa que os tribunais civis decidam o contrário. Não interessa que mesmo a própria justiça desportiva o venha a ilibar no futuro. O que interessa é agora e o agora está muito necessitado de boas novidades, mesmo que estas nada tenham a ver com o Benfica.

2. O FC Porto aceita sereno a retirada de 6 pontos

Numa época em que a retirada de pontos é indiferente seria contraproducente recorrer dentro dos controlados orgãos desportivos que temos. O verdadeiro recurso teria de ser levado para tribunais civis irritando a UEFA e colocando o futebol português em risco de retaliações. E aqui sim o FC Porto seria o clube mais prejudicado. Nem clube nem adeptos conseguem já imaginar o que é não participar na competição que junta anualmente os 32 clubes mais fortes da Europa.

Não recorrer é a decisão mais inteligente para o clube.
Não recorrer é a decisão que não compromete nem o presente nem o futuro.

3. SAD portista mantém a confiança no Pinto da Costa

Outra coisa não seria de esperar. As SAD visam a maximização do lucro e esta decisão é soberba. Não só não se feriram os interesses da SAD como se eliminou a incerteza que pairava sobre as acções.

O pior que existe para as acções de uma empresa cotada em bolsa é a incerteza. Como dizia um meu professor, "para o papel cotado, mais vale um adversidade consumada hoje do que um potencial mal menor amanhã". Neste caso, nem adversidade hoje nem incerteza amanhã. É mesmo expectável que se venha a assistir a uma valorização das acções no curto prazo.

4. E finalmente, Pinto da Costa livre para defender o seu nome

Como dirigente desportivo, nada mudou. Se alguém tinha dúvidas, o seu "não vamos mudar por nada, a gestão do clube em nada será alterada" dá uma pista sobre quem continuará a gerir o clube.

Mas com muito mais alcance e deveras muito mais importante, como cidadão, Pinto da Costa pode levar o recurso a qualquer tribunal sem colocar em risco o clube.

Aqui reside a força do FC Porto. O seu presidente chamou a si a defesa do nome do FC Porto com total liberdade para a defender fora do eixo viciado da LPFP e com o clube a salvo de qualquer retaliação.

Não é fácil ser o personagem principal de todos os Apitos à excepção do encarnado - principal não porque seja o mais visado nos processos, não porque tenha efectivamente corrompido o sistema, mas porque matou "o sistema" e instituiu um novo status quo com o "Glorioso" o "Grande", etc. arredado da ribalta. Mas mais uma vez Pinto da Costa provou ser um exímio estrategista.

Nem mesmo os intelectuais da bola viram esta a chegar!
Este desfecho só pode ter sido combinado.

IN FUTEBOLAR

Offline

Anónimo disse...

As vozes começam a falar alto. O Povo do Norte, esse mais forte, vai querer falar alto. Passem na 5 de Outubro, no semáforo da CdM e leiam o que um desgraçado escreveu. O cozinhado vai rebentar na cara do cozinheiro... ai vai.

Asdrúbal Costa disse...

Caro anónimo

Antes de defender o Benfica, deveria informar-se e saber há muitos casos sujos relacionados com este clube, aos quais a comissão disciplinar da liga simplesmente fechou os olhos e ignorou.
O caso que Galécia apresentou foi relativo ao guarda redes Moretto, em que Vitor Dinis foi agredido por um segurança da SAD, estando Luis Filipe Vieira directamente envolvido.

Pode ler a noticia em:
http://jn.sapo.pt/2007/08/13/primeiro_plano/seguranca_luis_filipe_vieira_acusado.html

Isto foi filmado, mas a justiça desportiva fechou os olhos a este caso mais que comprovado e completamente escandaloso.
A sua ignorância contudo não se prende exclusivamente relativamente aos casos sujos do futebol. A cisão Norte-Sul nada tem a ver com o Pinto da Costa. As pessoas do norte revoltam-se contra o centralismo de Lisboa, que suga o dinheiro de todos nós, e é essa a verdadeira causa do problema. Contudo continua a haver quem pense que tudo o que se passa neste país está relacionado com futebol, quando este é apenas um dos factores com mais visibilidade.

Pedro disse...

Caro Anónimo (posta nº 3),

sobre o jogo do Estoril no Algarve... pode ler neste link: http://www.scbraga.com/foruns/viewtopic.php?p=22195&sid=62a7106b4487574de25f5cdaacc4ec94.

Eu não digo que o FC Porto ou o Boavista estão acima da lei, o que digo é que não consigo compreender esta escolha criteriosa de investigação...

Finalmente sobre a cisão Norte/Sul, deixo também este link: http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=%2Fmain%2Easp%3Fpage%3D28%26dt%3D20080511%26id%3D13172276%26c%3DB%26web%3DEI um artigo de opinião de Rui Moreira, escrito no passado domingo.

Anónimo disse...

Em que planeta vive esta gente?desçam á terra carago!Sou Portista e estou muito zangado mas á muitos anos.Todos sabemos como ganhamos muitos jogos.Não uso palas nos olhos.Acordem.Assumam.Foda-se!

Anónimo disse...

Diversos aspectos da vida mafiosa que têm sobrevivido aos séculos nasceram durante a transição do sistema feudal para uma forma de governo moderno na Sicília. A expressão cosa nostra - "coisa nossa" - era utilizada na Sicília para descrever o estilo de vida de um mafioso. O manto de segredo que envolvia as atividades da máfia NOS DE CEDOFEITAV tornou-se conhecido como omerta, a lei do silêncio. Este pacto servia de proteção aos chefões da máfia contra as atividades dos criminosos que ocupavam níveis inferiores na organização. A prática de recrutar garotos para a máfia, culminando com o teste final, também tem sua origem na depuradora das antas .

Anónimo disse...

este país com justiça não sei não se ate o dono deste blog estaria aqui a grunhir !
esta seita dos porkos o unico sitio em portugal seria na choça por muito tempo !

as provas estão a tua frente meu porko tens duvidas de quê !
que um presidente como o dos porkos mais um valentim que minaram o país futebolistico , e só ver e ler as escutas que servem para prender uns mas soltar os CORRUPTOS DE CONTUMIL...

Anónimo disse...

opinião de Rui Moreira, escrito no passado domingo.
OLHA PERGUNTA A ESTE GRUNHO QUEM ROUBOU A BANCA DAS ANTAS O EX DA SAD EXPREGUEIRA MENDES QUE ANDA A GOSAR COM MILHÕES MUITOS MILHÕES DO POVO NAS RUAS DE CEDOFEITA SÓ MESMO NESTE PAÍS DE PORKOS ,ISTO PODE ACONTECER , OS GATUNOS A RIR COM OS BOLSOS CHEIOS DE EUROS ...