domingo, junho 29, 2008

OLÉ!

A Espanha foi a justa vencedora do Euro 2008. Ao contrário de outras selecções que se gabavam de favoritas e foram caindo que nem tordos ao longo da competição, a Selecção espanhola nunca perdeu a cabeça com vedetismos, negócios milionários, ou outras distracções que tais. O prémio está à vista.

sexta-feira, junho 27, 2008

Queres que faça um desenho?

Imagem retirada do Nortadas.

Este é o plano ferroviário espanhol até 2020. Reparem bem no pormenor da ligação de Lisboa a Madrid, se aquilo faz algum sentido para o que o nosso (des)Governo pretende impingir!
Parece que vamos ter uma Linha vulgo "TGV" - velocidade até aos 350km/h - até à fronteira e, a partir daí, uma linha mista (passageiros + carga) com limite de velocidade a 250km/h (vulgo Pendular)...! E, como Sines e Lisboa precisam de ter uma linha de transporte de carga, prevêem uma outra linha ferroviária porque uma linha "TGV" não suporta este tipo de transporte.
Para além de que não se consegue compreender dar prioridade a essa ligação por Badajoz quando poderiamos ter uma ligação mista através de Salamanca, sem que se perdesse grande tempo para quem vem do Sul! Mas isso seria pedir demais, uma ligação a Madrid mais rápida para o "pessoal do Norte" do que para os habitantes da Capital...
Ou seja, na opinião deste índio, "bastar-nos-ia" implementar (devidamente) uma espécie de Alfa Pendular de Valença a Faro (no fundo, eliminar aqueles percursos que ainda somos obrigados a ir a 140km/h) e de Aveiro a Salamanca... "TGV" para quê?!

quinta-feira, junho 26, 2008

Só não vê quem não quer...

Aeroporto de Alcochete deve ser feito de forma faseada, insistem técnicos

A actual crise do aumento dos combustíveis irá, inevitavelmente, trazer profundas alterações à indústria da aeronáutica, por isso, recomenda a prudência, que quem tiver a responsabilidade de planear novos aeroportos o faça de uma maneira flexível, e modular, que permita dar resposta às necessidades futuras.

No Público

Aeroporto da Portela com muitos horários livres

A TVI fez uma peça bastante interessante sobre a disponibilidade de slots no Aeroporto da Portela (tendo como base o trabalho de Rui Rodrigues). O video está disponível no site da TVI. Pode vê-lo clicando aqui.

link do video via Blasfemias

segunda-feira, junho 23, 2008

Benfica na Liga dos Campeões

Hilariante!



via Blasfémias

Bom S. João

Pode ler toda a história do feriado aqui.

Ponte de Arrábida está no limite

Photobucket

O maior arco abatido feito em betão armado na Europa faz hoje 45 anos. A construção da obra-de- arte foi um arrojo, dizem, em uníssono, vários especialistas. Inaugurada na véspera de S. João, no dia 22 de Junho de 1963 por Américo Tomás, a travessia provocou bastante orgulho e o Porto parou para aplaudir a ponte mais emblemática do Estado Novo. Quarenta e cinco anos depois, a Arrábida está saturada já que, segundo a Estradas de Portugal, por lá circulam, diariamente, 125 mil viaturas. Face ao caos viário, os especialistas insistem na necessidade de o Governo avançar com a construção de mais travessias sobre o rio Douro.

No JN

Mário Lino quer portagens activas

Mário Lino assegurou, este domingo, que o Governo pretende começar a cobrar portagens nas SCUT do Grande Porto, Norte Litoral e Costa de Prata, "o mais cedo possível", realçando que não vai esperar pelas eleições de 2009.

No JN

EURO 2008: As meias-finais

Este Europeu apresenta umas meias-finais originais. Teremos os seguintes jogos:

4ªfeira: Alemanha x Turquia
5ª feira: Espanha x Russia

Muito diferentes da minha aposta caseira no início do euro (Portugal x Alemanha e Espanha x Itália), jogos que acabaram por ocorrer nos 1/4 Final...

Afastado que está Portugal, a minha preferência vai para qualquer uma das equipas do jogo de 5ª feira!

sexta-feira, junho 20, 2008

Euro 2008: A desilusão

Cristiano Ronaldo





Euro 2008: O Melhor


DECO

Abre os olhos!



Logicamente o Ricardo não é o único responsável pela derrota. Paulo Ferreira também tem responsabilidade no 1º golo e, no 3º, foi muito anjinho ao deixar-se ir com o empurrão de Balack sem "arrancar" a falta. No 2º golo alguém (Cristiano Ronaldo?) deixou Klose sozinho.

Mas a forma como Ricardo deixa Schweinsteiger marcar o primeiro golo na entrada da pequena área, ou os golos de bola parada marcados de cabeça mesmos nas suas barbas, são um dejá vu nos vários jogos da selecção nacional com este senhor na baliza (o caso mais gritante, a derrota com a Grécia na final do Euro 2004).
Infelizmente só não vê quem não quer... Com a saída de Scolari será que vamos ter finalmente um guarde-redes decente na Selecção?

quinta-feira, junho 19, 2008

Ricardo "matou"...

Mata-mata



Chegámos à fase do "mata-mata". A doer. Logo contra a todo-poderosa Alemanha. Esperemos que a união e talento da nossa equipa seja suficiente para levar de vencida a Mannschaft.

FORÇA PORTUGAL!!!

quarta-feira, junho 18, 2008

Liga dos Campeões 2008/09

TAP admite suspender voos depois do Verão por causa do preço do combustível

O presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, admitiu hoje o cancelamento temporário de alguns voos depois do Verão, em resposta à escalada do preço do petróleo, escusando-se, contudo, a adiantar quais as rotas que poderão ser afectadas.
Sendo que a escalada de preços do petróleo é algo inevitável e a principal companhia aérea a operar no Aeroporto de Lisboa considerar suspender voos, qual é a lógica em avançar com a construção de um aeroporto novo de raíz (em vez de fazer conforme sugerido no estudo promovido pela Associação Comercial do Porto)?

E agora um coffee break...

Tivoli fecha portas por falta de clientela

O Hotel Tivoli do Porto, no Foco, vai encerrar definitivamente. Em causa a falta de clientes para a hotelaria de cinco estrelas na cidade que, alega a empresa, não serão suficientes para justificar o investimento de remodelação.

JN

Que saudades dos tempos em que ia para a piscina do Foco nas férias de verão...
Cá para mim, este espaço vai ser aproveitado pelo Grupo Espírito Santo para criar um Lar de 3ª Idade.

Mota-Engil vai investir 100 milhões na zona do Freixo

Ao todo, e durante os próximos quatro anos, em três projectos distintos, a Mota-Engil pretende atingir um volume de negócios de 100 milhões de euros.

Cerca de um terço desse investimento será afecto ao projecto que é apresentado hoje, o condomínio privado Ancoradouro. Trata-se de um edifício de apartamentos, a construir junto à Marina do Freixo, e onde vão surgir 98 fogos, com um investimento previsto de 30 milhões de euros.

Há cerca de três meses, a empresa apresentou o projecto Quinta da China, e que foi alvo de um longo processo de negociações com a Câmara Municipal do Porto. Um empreendimento muito diferente daquele que tinha já sido viabilizado, ainda no tempo de Nuno Cardoso, e que viu a volumetria reduzida para dar lugar a um condomínio fechado de moradias e apartamentos destinado ao segmento alto. O acesso será feito pela marginal e as casas deverão estar integradas nos socalcos, aproveitando os muros existentes. O projecto anterior previa a edificação de mais de 200 fogos em prédios de nove andares

Público

Triste figura


Se o Benfica ainda tinha alguma razão moral em querer a exclusão do FCP da Liga dos Campeões, perdeu toda com a triste figura que tem feito nos últimos dias. Agora quer uma indemnização da FPF, coisa pouca, uns 30 milhões de euros por danos morais (pasme-se) e patrimoniais.

domingo, junho 15, 2008

Portugal x Suíça


Chegamos ao último jogo da 1ª fase do Euro 2008. Um jogo a feijões com a Suíça, restando somente a honra a defender.
Scolari optou, e bem, por dar a oportunidade a alguns jogadores suplentes. Esta é uma boa oportunidade de mostrarem o que valem:
Ricardo;
Miguel, Bruno Alves, Pepe e Paulo Ferreira;
Miguel Veloso, Fernando Meira e Raúl Meireles;
Nani, Hélder Postiga e Ricardo Quaresma.
Ficaram somente 3 titulares (Ricardo, Pepe e Paulo Ferreira), provavelmente a serem substituidos durante o jogo.
Esperemos que, no final, possamos dizer que fizemos uma 1ª fase somente com vitórias!

sexta-feira, junho 13, 2008

UEFA: exclusão do F.C. Porto da Champions anulada


E quando é que a FPF se decide sobre o recurso do Boavista?!

Tratar da vidinha...

Scolari, futuro treinador do Chelsea, deixou que Deco tivesse uma folga mais prolongada, com direito a "dormida fora" para que tratasse dos seus assuntos. Pura coincidência, diz-se que está em negociações com o... Chelsea!

Títulos que dizem tudo

A Bola, jornal oficial do Benfica, tem a seguinte manchete no jornal de hoje: "Hoje é o dia da grande decisão da UEFA".

É bonito ver a isenção deste jornal...

Daqui a pouco saberemos essa grande decisão da UEFA. Está marcado para as 12h de 6ª feira.

quinta-feira, junho 12, 2008

O Exemplo vem de cima...


Até o seleccionador nacional negoceia o seu futuro em pleno Campeonato Europeu. Como podemos esperar que os jogadores se concentrem somente na prova, em vez de andarem em discursos como este?
C. Ronaldo, Ricardo Carvalho, Deco, Miguel Veloso, J. Moutinho ou Quaresma têm sido constantemente falados pelas hipotéticas transferências de clube. Se havia algum pudor da parte deles até à data, acho que agora se sentem livres para tratar da sua vidinha... e distrairem-se do que deveria ser a sua única preocupação durante o mês de Junho: ganhar o Euro 2008!

quarta-feira, junho 11, 2008

Agora sim..


Com a derrota da Suíça frente a Turquia, Portugal garantiu o apuramento para os 1/4 final, com o 1º lugar do grupo.

O adversário de Portugal será o 2º lugar do grupo da Alemanha, Polónia, Croácia e Austria. Polónia e Croácia serão os adversários mais prováveis.

Xeco-Mate

Uma exibição bem conseguida na 2ª parte permitiu a Portugal ter o apuramento para os 1/4 de final praticamente garantido.

Uma coisa espantosa que tenho assistido é ver pessoas como o seleccionador nacional e muita comunicação social dizerem que Portugal já está apurado... Estamos muito próximos de o conseguir mas ainda não estamos apurados!

Dia DE Raça


É o que se espera da selecção de Portugal: raça, garra e muito empenho para a 2ª vitória no Euro 2008!


Força Portugal!!!

A greve dos camionistas

Toda esta história da greve dos camionistas perdeu razão a partir do momento que criaram os piquetes de greve. Bloqueio de estradas, ameaça de pedradas caso os camiões passem os piquetes, e, mesmo, a concretização dessas ameaças, entre outras acções ultrapassam o direito à greve e a ordem deveria ser restabelecida imediatamente!
Espanta-me a forma passiva como as autoridades se têm comportado com todo este processo. Quanto mais tempo passar e os grevistas se sentirem "impunes" mais complicado será resolver esta situação.

1ª jornada

E, pronto, já terminou a 1ª jornada do Euro'08. Três jogos se destacaram, o nosso com a Turquia, o fabuloso Holanda x Itália e, agora, o Espanha x Rússia.
Todos os restantes pareceram-me enfadonhos (não vi, porém, os 2 jogos transmitidos em exclusivo pela Sport TV. Segundo li, foram os piores. Tanto melhor, não perdi tempo).

Amanhã é que lá vai ter de baixar a produtividade nacional. Por uma boa causa, é claro!

domingo, junho 08, 2008

Belo início de campeonato


Portugal fez uma boa exibição no jogo de abertura. Provavelmente o melhor desde o Euro2004 (o que também não era muito difícil).

Honra seja feita a Socolari: conseguiu construir uma equipa no meio de tantas vedetas. O facto de Cristiano Ronaldo ter feito um jogo banal e, mesmo assim, termos feito um grande jogo é a prova disso.

Apesar de se dever destacar o conjunto, não resisto a mencionar 3 + 1 jogadores: Pepe, Deco e J. Moutinho. Foram os melhores da nossa selecção. A este trio junto Nuno Gomes por, apesar das constantes críticas ao jogador, ter feito uma exibição positiva na selecção (duas bolas ao ferro, desmarcação de Pepe no 1º golo, entre outros pormenores) e ter contribuído para a vitória de Portugal.

sábado, junho 07, 2008

EURO 2008

Boa Sorte PORTUGAL!

FC Porto recorre

Não era de esperar outra decisão do FCP. Esperemos para ver o resultado deste recurso. Já vem é tarde! O grande erro já foi cometido ao não recorrer da penalização de 6 pontos pela CD da Liga. Basta ler os comentários em todos os sites que falam no tema. Os títulos do FCP estão marcados pela corrupção e disso já não se livram.
Para a história fica que o FCP foi lider absoluto durante três décadas por vias ilegais (e nós todos sabemos como a comunicação social faz a história...). O que é uma pena que fique essa ideia, porque, não generalidade dos campeonatos, o FCP foi justo vencedor... E a prova disso é que, desde o início do Apito Dourado, o FCP já foi campeão por 3 vezes...

quarta-feira, junho 04, 2008

FCP out

A decisão da UEFA em penalisar o FC Porto com um ano de suspensão em provas europeias é compreensível: aos olhos da UEFA, o FC Porto é acusado de estar envolvido em actos/tentativas de corrupção. E para essas situações é sabido que a pena pode ser a exclusão de provas da UEFA. O que não se consegue compreender é a ingenuidade do FCP (e do seu deprtamento jurídico?) em todo este processo.

Para a cidade, será um ano sem a visita de milhares de turistas e, consequentemente, sem milhares de euros a entrar nas contas dos comerciantes, hotéis ou restaurantes portuenses.

Para o Benfica, principal beneficiado com a exclusão do FCP, só posso desejar muita sorte na Taça UEFA...




Governo vai alienar a maioria do capital da ANA

O Ministro Mário Lino anunciou que irá alienar “mais de 60 por cento” da gestora aeroportuária nacional. Mais do que tinha dito na semana passada (50% + 1 acção manter-se-iam nas mãos do governo)...

O que o Ministro Lino não disse foi se esta entrega da Ana a privados também incluía a gestão do Aeroporto Sá Carneiro. Deixam esta questão em aberto, tendo o ministro Lino referido "que o perímetro de privatização da ANA – Aeroportos de Portugal está praticamente decidido".

Aguardemos, portanto...

Será altura do presidente da JMP, da ACP e todos os demais demonstrarem oposição à inclusão do ASC neste negócio!

terça-feira, junho 03, 2008

Novo site do JN

O JN, em festejos dos 120 anos de existência, lançou um novo site, bem mais apelativo e moderno. Ainda bem que o anterior já estava um pouco velho... O único problema é que está mais difícil de encontrar a secção Local do Porto...