quarta-feira, outubro 29, 2008

Coerência...

Num país em que se consegue tirar licenciaturas com exames enviados por fax e documentos emitidos nos Domingos, deverá fazer sentido que também se acabe com os chumbos até ao 9º ano...

sábado, outubro 18, 2008

Algo a clarificar rapidamente...

Câmara do Porto paga cerca de 4000 euros à irmã do vice-presidente Castello-Branco

No Público

Esta notícia deve ser clarificada pelo vice-presidente, de forma a que não fiquem dúvidas no ar.

Metro do Porto

Estudos defendem metro do Porto mais cedo em Vila d'Este

Para o deserto, em força!

Nem com as notícias sobre a crise financeira e económica que chegam a toda a hora.
Nem com as notícias de que o Aeroporto de Lisboa teve um decréscimo de passageiros em Setembro (-1,7%) face ao mesmo mês de 2007.
Nem, mesmo, com o facto de se saber que o aeroporto de Lisboa teve um crescimento de 3% entre Janeiro e Setembro de 2008 vs. o mesmo período de 2007, bastante inferior à taxa de 4,4%, considerada de referência para o argumento de se ter de construir um novo aeroporto.

Nada disto demove o nosso "Jamais". Toca a avançar com a obra, antes que venham novas eleições e alguém se lembre que esta negociata não é para ir para a frente.

PS: é engraçado como este press release da ANA teve tão pouca divulgação. Não convinha falar de alguns números...

O filme Crime do Padre Amaro na escola?!?

A manchete de hoje do JN fala da denúncia de uma aluna depois de ter visto um filme na escola. Segundo o JN, a aluna, ao ver o filme "O crime do Padre Amaro" se recordou dos tempos em que era abusada sexualmente por um familiar. Logicamente que é de lamentar esta história.

Para além da relevância da notícia pelo crime cometido, acho que o JN se esqueceu de abordar uma outra questão:
Esta disciplina, com um projecto curricular um pouco ambiguo, que deixa ao critério de cada professor a mensagem a passar, começa no 5º ano e vai até ao 8º. Pelos vistos, uma professora achou interessante passar, para crianças com idades até 14 anos, um filme catalogado como para Maiores de 16!



A minha pergunta: no que é que este filme contribui para a formação cívica de jovens entre os 11 e 14 anos?

quarta-feira, outubro 15, 2008

Ainda o tema casamento...

video

Fiel para sempre?

Piadinha actual

Auditor’s one line report on Lehman Brothers Balance sheet:

“There are two sides of a Balance Sheet, Left & Right (Assets and Liabilities respectively): On the Right side there is nothing right and on the Left side there is nothing left”.


(via blogue de Vasco Campilho)

SUPER BOCK SUPER ROCK 2009 NO ESTÁDIO DO BESSA

É oficial: a edição 2009 do festival Super Bock Super Rock vai-se realizar no Bessa, a 11 de Julho.

Muito boa notícia para os cofres depauperados do Boavista.

domingo, outubro 12, 2008

A ler

Opinião: Não pode valer tudo

Artigo de opinião de Rui Rio, no JN(!), sobre a proposta do Governo para o Metro do Porto. Bastante interessante e para memória futura...

segunda-feira, outubro 06, 2008

O futebol voltou para casa?

A RTP fez uma festa enorme a anunciar que voltava a ter o direito de transmissão do campeonato nacional de futebol. "O Futebol voltou a casa"!

Desde a 1ª jornada que, sempre que sintonizava a RTP, nunca via um minuto seguido de imagens dos jogos mas, sim, a análise ao detalhe de um grupo de pessoas, possivelmente relacionadas com o jogo grande da jornada. Acto imediato, mudava de canal. O resultado era sempre o mesmo: nunca via os resumos da jornada!

Ontem dei-me ao trabalho para esperar pelo resumo do Sporting x FC Porto. Estava com alguma curiosidade para ver o resumo do jogo. Entre as 23h30 e 1h da madrugada, estavam meia dúzia de comentadores a dissecar ao mais ínfimo pormenor o jogo grande. Resumo nem vê-lo. Entretanto, deram num ápice o resumo bem resumidinho dos restantes jogos. O jogo grande ficou para a 1h10 da madrugada.

Bem podem levar o futebol para casa. Foi a última vez que vi este Domingo Desportivo...

Ainda o cronograma do Metro

Estas duas fases propostas pelo Governo deveriam ser revistas em termos de prazos. Parecia-me ser bastante razoável que a 2ª fase fosse reduzida para 2014 e a 3ª fase para 2018. Não podemos esperar que tantos quilómetros de linha de metro sejam feitos em menos de 10 anos. Da mesma forma que estamos sempre a dizer que Portugal não é só Lisboa, também não devemos fazer o mesmo em relação ao resto do país.
Esta primeira abordagem do governo pressupõe uma negociação entre estes e a JMP. A Secretária de Estado Ana Paula Vitorino já mostrou abertura em encurtar prazos. Há que obriga-los a fazer isso mesmo, nomeadamente na ligação entre a Faculdade de Letras a Vila D'este (previsto para 2022) para que seja incluída na 2ª fase, até 2018.

Dada a decisão de se abdicar do metro na Avenida da Boavista, os STCP deveriam dar seguimento à colocação de um eléctrico rápido e moderno que ligasse Matosinhos-Sul à Rotunda da Boavista e a CMP deveria recuperar toda a avenida, abandonada há bastantes anos.

PS: a ampliação da rede do metro do Porto parece-me tão ou mais importante do que outros investimentos que estão a ser dados como prioritários nos arredores de Lisboa. Convém recordar o Governo alguns investimentos já assegurados para a zona de Lisboa: recuperação da Frente ribeirinha entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia; a "Nova Alcântara" - > 400M€; o metro entre Gare do Oriente e Aeroporto da Portela, o metro entre Santa Apolónia e Cais de Sodré; o novo Aeroporto de Lisboa; a 3ª ponte sobre o Tejo; novo Museu dos Coches, etc, etc, etc .

sábado, outubro 04, 2008

Cronograma da expansão do Metro do Porto

Cronograma e mapas apresentados a 1 de Outubro de 2008 pela empresa.

2ª Fase (até 2018) - 43 kms; 49 estações; Investimento de 1.125.066 euros

- Extensão da linha amarela entre S. João de Deus e Laborim em três fases. Conclusão: 2012.

- Estádio do Dragão-Cabanas. Conclusão: 2010

- Extensão da linha entre ISMAI e Trofa. Concurso: início de 2009. Conclusão: 2012

- Linha do Campo Alegre - entre Matosinhos Sul e S. Bento. Conclusão: 2014

- Linha de São Mamede - entre o Pólo da Asprela e Vasco da Gama. Conclusão: 2016

- Campanhã-Gondomar/Valbom. Conclusão: 2018

3ª Fase (2018-2022) -12 kms; 12 estações; Investimento de 556.684 euros

- Campanhã-Faculdade de Letras. Conclusão: 2020

- Faculdade de Letras-Laborim-Vila d’Este, com nova ponte sobre o Douro. Conclusão: 2022

- Linha da Boavista (em estudo)

- Ligação H. S. João - Maia - Verdes (em estudo)


Fonte: Jornalismo Porto Net (ver neste link, um mapa com a explicação de cada linha)