tag:blogger.com,1999:blog-6523231.post1575331433563020973..comments2024-02-04T10:08:18.807+00:00Comments on Portuense: Comboio de alta velocidadeUnknownnoreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-6523231.post-53922983652693273382008-02-22T10:50:00.000+00:002008-02-22T10:50:00.000+00:00Está a dizer que teremos na mesma de renovar toda ...Está a dizer que teremos na mesma de renovar toda a "linha do norte", depois de todo o investimento feito nos últimos 10 anos?!?<BR/><BR/>Se sim, os (ir)responsáveis que decidiram esse investimento sem se acautelarem da mudança de bitola não deveriam ser punidos?Pedrohttps://www.blogger.com/profile/15712837695145537454noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6523231.post-78287480226777122882008-02-21T12:39:00.000+00:002008-02-21T12:39:00.000+00:00Pedro,Efectivamente PT-LX não necessita de TGV. Ba...Pedro,<BR/><BR/>Efectivamente PT-LX não necessita de TGV. Bastaria melhoria do Alfa-Pendular com quadriplicação de carris nas zonas de maior trafego e mudança de bitola. Teriamos assim um CVE mais barato e apropriado para os 300km de distância. Não esquecer no entanto que devido ao aumento do preço de petroleo e ecotaxas o transporte rodoviário vai ficar mais caro e é necessário investir nas ferrovias para evitra tanta importação de petroleo. Por outro lado, com a liberalização do sector do transporte ferroviário europeu em 2010, para haver opradores concorrentes à CP em Portugal (Renfe, SNCF, etc) é necessário harmonizar as bitolas. Apenas Portugal e Espanha tem distância entre carris pela bitola ibérica, cujo material circulante é mais caro do que o de bitola europeia.<BR/><BR/>Portanto, não precisamos de TGV, mas precisamos de tornar a ferrovia mais competitiva e muda-la para bitola europeia. São necessários na mesma grandes investimentos.Jose Silvahttps://www.blogger.com/profile/11045713497723446177noreply@blogger.com