quarta-feira, julho 07, 2004

Ramalde Rico, Ramalde pobre

Esta fotografia não tem qualquer relevância artística nem se pretende que o tenha. Serve apenas para mostrar uma das várias burradas que a CM Porto anda a cometer e a incrível falta de respeito que esta tem tido para com os seus munícipes.



Mas afinal qual é o mal terem fechado a passagem de nível? Todo.
- Dividiu a freguesia de Ramalde em 2. Num lado temos a zona do Pinheiro Manso, S. João de Brito, zona industrial e do outro temos a Prelada, Francos, Viso.
- Não se preocuparam minimamente em apresentar alternativas e fez com que pessoas que diariamente fazem o percurso Prelada – Boavista/Foz/Pinheiro Manso tenham de fazer mais 5 quilómetros (com muito mais trânsito) para chegar ao mesmo sítio.
- Fizeram isto sem acabarem outras obras que poderiam disfarçar o erro (bairro de Francos está há cerca de um mês um perfeito estaleiro, fazendo com que em horas de ponta para percorrer este bairro, se perca cerca de meia hora)

Decidi telefonar para a câmara e falei com o responsável da divisão de Trânsito que, muito simpaticamente, me explicou o cenário futuro: mau demais para ser verdade...
Então é assim, para substituir a passagem de nível a Câmara construiu um túnel. No entanto, uma das saídas não está concluída e não se prevê uma data para a sua conclusão, uma vez que está dependente de uma expropriação... até lá, quem venha do Pinheiro Manso tem duas hipóteses:
1. fazer a rua Ferreira Dias até ao fim, passar pelo viaduto (DGV) e fazer o percurso para trás pela Rua D. João Coutinho - ou seja, mais 5 km... (no mapa, setas a preto)
2. utilizar o novo túnel... são tantas as voltas para chegar à rua D. João Coutinho que não interessa a ninguém. Se não acreditar, recomendo experimentar esta hipótese... (no mapa, setas a vermelho)

No sentido contrário, só há mesmo uma hipótese: fazer a rua Central de Francos e Ramalde do Meio, até ao Viso, passar pelo viaduto da DGV até à Rua Manuel Pinto de Azevedo e fazer esta rua até ao fim...



Se alguém leu isto até ao fim, Parabéns! O post é tão extenso quanto as voltas que todos os ramaldenses têm de fazer para andar na sua freguesia... Infelizmente mais uma obra que se junta à da ponte suspensa na VCI...

2 comentários:

Anónimo disse...

Sou uma das vítimas dessa burrada da Câmara do Porto. Todos os dias passo por essa passagem de nível interrogando-me: "porque raio bloquearam isto?". Agora, que tenho a resposta, deixarei de olhar a passagem de nível na esperança de que esteja aberta.

Piores dias virão, porque esta vereação camarária ainda tem um tempito pela frente e o Rui, o Rio não a muleta dele o Sá, já garantiu que não entra – pelo menos como protagonista – na ópera bufa do Santana.

Vicente Gil

Pedro disse...

Caro Vicente,
não se consegue compreender a decisão tomada. O argumento é por motivos de segurança, uma vez que tem uma casa mesmo em cima da linha e que tira toda a visibilidade. No entanto, durante todos aqueles anos que esteve aberta não me recordo de ter havido ali algum acidente...
Obrigado pela Visita e volte sempre.
Peter