quinta-feira, agosto 27, 2009

Pocinho-Barca de Alva vai reabrir pelo menos como linha turísticaA secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou ontem que o troç

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou ontem que o troço Pocinho-Barca de Alva, na Linha do Douro, vai ser reabilitado de modo a voltar a ser utilizado pelos comboios, como há muito reivindicam associações de cidadãos e autarquias da região. Nas Caldas de Aregos (Resende), onde inaugurou uma fluvina, a secretária de Estado avisou que tinha uma novidade: "Já há acordo para a assinatura de um protocolo entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Refer, a CP e o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Andávamos há quatro anos a falar disto", exultou. Público

Nada como eleições autárquicas e legislativas para acelerar algo que está a ser "falado" há 4 anos... Agora o que é preciso é avançar rapidamente para a ligação entre Porto e Salamanca, sem ter de esperar outros 4 anos.

terça-feira, agosto 25, 2009

Ryanair inaugura primeira base em Portugal já em Setembro

Investimento de 146 milhões de euros

A Ryanair inaugura a 3 de Setembro, no Porto, a sua primeira base em Portugal, um investimento de 146 milhões de euros que aumentará para 1,5 milhões de passageiros o seu tráfego no Aeroporto Sá Carneiro.

De acordo com os dados da companhia irlandesa de baixo custo, desde que começou a operar no Porto, em 2005, passou de 1.484 voos e 234.200 passageiros para 7.116 voos e mais de um milhão de passageiros no ano passado.

«Nos primeiros seis meses do corrente ano, já 618.271 passageiros tinham voado com a Ryanair a partir do Porto», refere a empresa em comunicado, citado pela Lusa, destacando o crescimento superior a 33% registado o ano passado.


Fonte: Agência Financeira

Os eléctricos em Lisboa vs. Porto

Foto: http://www.travelpod.com/travel-photo/mmbcross/portugal-2006/1179018720/13x_lisbon_tram_xbondex.jpg/tpod.html

Enquanto que no Porto se retirou boa parte dos trilhos dos eléctricos, em Lisboa, promove-se o uso dos mesmos. Tenho usado algumas vezes o eléctrico 28E que liga a Estrela ao Largo de Camões em 10 minutos. Hoje, na minha viagem de regresso à Estrela, mal havia espaço disponível e o número de turistas era bastante superior ao de habitantes locais e custou 1,40€ por não ter cartão. Por outro lado, no Porto, limita-se o uso destes eléctricos praticamente para fins turísticos e a preços exorbitantes.
Em Lisboa, a frequência de eléctricos é considerável, havendo intervalos à volta de 10 minutos. E no Porto?
Um assunto que deveria ser analisado pelas candidaturas à Câmara Municipal, na minha opinião.

terça-feira, agosto 18, 2009

O Porto no Google

O Google permite desde hoje ver o Porto com a ferramenta "Street View". Só tem de clicar no boneco em cima do zoom e ver a cidade como se estivesse a passear ao nível da rua: http://maps.google.com