quarta-feira, julho 06, 2005

Aeroporto de Lisboa na Ota

O DESGoverno anunciou como prioritário duas obras emblemáticas, típicas dos socialistas. O novo aeroporto "de Lisboa" na Ota e o TGV.

Em relação à Ota, só posso chegar à conclusão que meia duzia de pessoas vão enriquecer forte e feio com esta medida. Porque são os únicos a defender uma obra que é rejeitada pela maioria dos portugueses. Nunca vi tanta oposição como a que está a haver para esta obra - até presidentes da Câmara de Lisboa se opuseram e alguns actuais candidatos já manifestaram a sua oposição a tal decisão! No entanto, o governo quer avançar com isto.... Será do Guaraná?!

Basta ouvir o que Belmiro Azevedo disse recentemente no Prós e Contras da passada 2ª feira, ou Miguel Beleza ontem na SIC Notícias para se perceber que este projecto pode ser muito facilmente evitado. Não é preciso ser um génio para perceber que, aproveitando o aeroporto de Montijo ou de Alverca para os vôos charter ou low cost, ou mesmo, os vôos para as Ilhas, é o suficiente para adiar para as calendas gregas a necessidade de se fazer um novo aeroporto.

Como alternativa válida para o aeroporto de Lisboa existem o aeroporto de Faro e do Porto. Basta que estes voltem a ter vôos directos para África (do Porto para Maputo tenho de fazer escala em Lisboa), Brasil (por exemplo, para ir para Recife, temos de fazer escala em Lisboa...) ou outros destinos na Europa (pela pesquisa que fiz no site, a TAP obriga-me a parar em Lisboa, nos vôos para Madrid...) que é o suficiente para Lisboa não ter taxas de crescimento tão elevadas. Por acaso era um gráfico bonito de se fazer: acompanhar a evolução dos aeroportos de Lisboa e do Porto e assinalar ao longo do gráfico a perda de rotas neste aeroporto....

Entretanto, recomendo a leitura da comparação do aeroporto de Lisba com o de... Málaga (via Nortadas). Quem ainda tenha dúvidas, que dê uma olhada neste trabalho e depois venha defender esta obra!

Sem comentários: