terça-feira, setembro 19, 2006

Dez milhões na Linha Amarela

A Linha Amarela do Metro do Porto (Hospital de S. João-Gaia) registou, no seu primeiro ano de funcionamento, cumprido anteontem, mais de 10 milhões de validações. Um número que a cimenta como a ligação mais procurada de toda a rede - é responsável por quase um terço das validações totais (34,4 milhões no mesmo período de tempo).

O diagnóstico é conhecido numa altura em que a extensão até Laborim continua sem data prevista para avançar - foi apenas aberto o concurso público para aumentar o traçado até ao cruzamento da EN 222 com a Avenida da República - e em que o lançamento da linha de Gondomar (até Rio Tinto) tem sido apontado como a prioridade do futuro Conselho de Administração da Metro do Porto.

Relativamente à Linha Amarela, os dados ontem divulgados pela empresa são expressivos. A "linha das linhas" registou 10,6 milhões de validações nas 14 estações, numa média diária equivalente a 30 mil clientes. O mês de maior procura foi Maio passado, com mais de 712 mil validações), e a afluência mais fraca foi registada em Outubro do ano passado, com 412 mil validações.
A Estação da Trindade (onde a Linha Amarela faz interface com as linhas Azul, Vermelha, Verde e Violeta) foi a que registou o maior número de validações (3,145 milhões), seguida pelas de S. Bento (1,169 milhões), João de Deus (1,113 milhões), Câmara de Gaia (912 mil) Marquês (762 mil)e Aliados (723 mil).

Recorde-se que a linha abriu parcialmente em Setembro do ano passado, entre as estações do pólo universitário, no Porto, e da Câmara de Gaia. Em Dezembro do ano passado, foi a vez da abertura do segmento entre a Câmara de Gaia e a estação de João de Deus e, finalmente, já em Março deste ano, entrou em operação a ligação entre o pólo universitário e o Hospital de S. João.

A Metro do Porto sublinha que a Linha Amarela, a exemplo da restante rede,"vem registando, desde a sua abertura, uma tendência de crescimento regular e sustentado".

Sem comentários: