terça-feira, junho 22, 2004

Cinfães e Resende aderiram à Comunidade Urbana do Baixo Tâmega. Algumas notas sobre Cinfães

Diz o Comércio do Porto "Caso se confirme a adesão dos dois municípios do Douro Sul, a Comunidade do Baixo Tâmega passará a contar com quase 200 mil habitantes, integrando concelhos dos actuais distritos do Porto (Amarante, Baião e Marco de Canaveses), Braga (Celorico de Basto), Vila Real (Mondim de Basto) e Viseu (Cinfães e Resende)."

Cinfães dista cerca de 80 km da sua Capital de Distrito, Viseu (pouco mais de uma hora de viagem de carro) e 75 km do Porto (pouco mais de 1hora de carro, ou 1h30 de comboio). Fica nos limites do Distrito de Viseu, tendo sido sempre esquecida. Uma boa parte da população trabalha fora do País. Uma coisa que fazia sempre impressão nas minhas idas à missa a Santiago de Piães (freguesia do Concelho) era ver essencialmente senhoras idosas e crianças, já que os maridos e pais estavam na Alemanha, França ou Suíça.

Com a queda da ponte de Entre-os-Rios, o Estado ainda se lembrou destas gentes e fez grandes obras (somente rodoviárias, que o resto não interessa) nas estradas dos Concelhos de Cinfães e Castelo de Paiva, melhorando consideravelmente o piso e retirando uma data de curvas na estrada que liga estas duas vilas. No entanto, isto não é suficiente, é preciso criar emprego e condições para que os jovens destas regiões vejam que vale a pena ficar por lá.
Entre 1991 e 1997 a população residente neste Concelho diminuiu em cerca de 5%.
A população com idade superior a 65 anos é em Cinfães de 16,3%, possuindo a 3ª maior taxa neste escalão entre os concelhos da denominada região do Tâmega (?!). A média nesta região é de 10,4%. O Indice de Envelhecimento (1997) em Cinfães é de 85,6%! (Média do Tâmega 47,6%). A taxa de analfabetismo de pessoas com idade superior a 15 anos é de 19,2%.

Sinceramente não sei o que estas ditas Comunidades Urbanas vão conseguir fazer, mas espero que consigam melhorar a qualidade de vida dos Cinfanenses.

Nota: dados CCDRN

Sem comentários: