domingo, julho 09, 2006

A geração de ouro

Nos últimos 10 anos, Portugal conseguiu obter boas classificações nos campeonatos europeus (1996 - 1/4 Final; 2000 - 1/2 Final; 2004 - Final) conciliando resultados com boas exibições. Quanto a mundiais, não conseguimos o apuramento para o mundial de 1998 em França em boa parte por culpa de um árbitro... francês; e em 2002 foi uma vergonha completa. Este mundial vencemos Angola, Irão, México e Holanda. Eliminámos a Inglaterra através de penalties. Fomos eliminados pela França e perdemos com a Alemanha no jogo de consolação. Destes jogos todos, não houve um único que deixasse os portugueses entusiasmados com a sua exibição. Valeu o 4º lugar.

Este desempenho da selecção deveu-se a jogadores como Figo, Rui Costa, Vitor Baía, Fernando Couto, Jorge Costa, João V. Pinto, Paulo Sousa, Nuno Gomes e, mais recentemente, Pauleta, Maniche, Costinha, Ricardo; Ricardo Carvalho entre outros.

Este mundial marca o fim da chamada geração de ouro. O último representante, e o melhor deles todos, anunciou a saída da selecção. Parece-me que houve uma mudança pacífica na nossa selecção e que continuamos a ter equipa para as próximas provas. Por isso, há que manter a esperança e pensar que será já no próximo europeu que seremos campeões! A tendência é essa :-)

Sem comentários: