sexta-feira, novembro 30, 2007

Junta Metropolitana encomenda estudo sobre gestão do aeroporto Sá Carneiro

A Junta Metropolitana do Porto (JMP) anunciou hoje que encomendou um estudo, que estará concluído até final do ano, sobre o modelo de gestão para o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
O estudo foi encomendado há cerca de dois meses à empresa de consultoria Deloitte e à Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), afirmou Rui Rio, presidente da JMP. Segundo referiu, a Junta decidiu aguardar pelas conclusões do estudo para se pronunciar sobre um modelo de gestão adequado para aquela infra-estrutura.
Este estudo surge na sequência da intenção do governo de privatizar a ANA, atribuindo a gestão dos aeroportos civis portugueses à concessionária do novo aeroporto de Lisboa.
Relativamente às declarações do primeiro-ministro, José Sócrates, divulgadas hoje pelo jornal Público, sobre a gestão deste aeroporto, Rui Rio considerou-as "positivas".
De acordo com o matutino, José Sócrates garantiu que o Governo "está disponível para concessionar a privados a gestão do aeroporto Francisco Sá Carneiro, caso lhe seja apresentada uma proposta bem estruturada e conveniente".
"Esta disponibilidade do Governo deverá obrigar a que seja repensado todo o modelo de privatização da entidade que gere os aeroportos nacionais (ANA)", acrescenta o Público. "É positiva a abertura do Governo", disse Rui Rio.
Ainda sobre o aeroporto do Porto, Rio anunciou que serão marcadas duas reuniões na próxima semana com a companhia de baixo custo Ryanair e com a ANA.
O objectivo é perceber as queixas da Ryanair sobre a ANA e entender as razões da ANA.
"Não nos precipitamos criticando a ANA em função do que a Ryanair disse", afirmou Rio, acrescentando que "é prudente" ouvir as duas versões.

fonte: Lusa

Sem comentários: