Decidi publicar aqui um artigo de opinião de Jack Soifer no Jornal OJE sobre o aeroporto de Lisboa.
Voar de Lisboa...
por Jack Soifer
Na minha coluna de 18/12/06, denunciei sobre o título "Ota à toa até 2030" os erros de cálculo daquela aventura. O certo, como que se faz na União Europeia, era usar a pista de Montijo e ali fazer um terminal para low cost e carga, ao custo de uns 200 milhões de euros, em vez de 4 mil milhões.
Após entrevistar especialistas do sector, afirmei que o número de aterragens não aumentaria, mas sim o de passageiros por aterragem. Agora, só a TAP anuncia o corte de 150 voos por dia, a TUI 15%. Sugeri, o que foi feito, mangas e um novo terminal para Portela.
Hoje o título seria "Alcochete à toa até 2040" ou "Alcochete mata o turismo". O consórcio que ficará com a ANA, para obter o capital necessário e emprestar o restante, terá que aumentar as actuais tarifas.
Huelva, na Andaluzia, fará uma aerogare que levará os 30% de turistas que hoje aterram em Faro e para lá vão, mais os 30% dos que ficam pelo Sotavento algarvio.
Vigo fará tudo para atrair os que hoje, do Porto para vão para o Minho. As taxas em Lisboa e Funchal aumentarão para compensar estas perdas. Lisboa perderá turistas.
Desde 2004 que alerto para a crise: no Avezinha em 11/11/04, 28/04/05 e 13/10/05; no Jornal de Negócios em 04/06, 31/07 e 03/10/06. É só estudar os ciclos económicos, usar as fórmulas dos Nobeis e ouvir os empresários do sector.
O aeroporto no campo de tira vai matar metade do turismo e criar 120 mil desempregados. Para o lobi do betão é óptimo ter a mão de obra barata e importar 81% dos 6 mil milhões que os pobres terão que pagar em impostos e outros poucos em caras taxas aeroportuárias.
A obra ocupará dois durante quatro anos. E depois? A alternativa ainda é um terminal em Montijo, como as funcionais aerogares de Nykoping, Hahn e Marselha 2.
2 comentários:
O Montijo sempre me veio à cabeça, mas pelos vistos não é opção viável, bastará ler as conclusões do recente simulacro de terramoto em Lisboa para se perceber isso.
No entanto, não serve para colocar as low costs quando (e se) a Portela esgotar a sua capacidade?
Enviar um comentário