terça-feira, agosto 30, 2005

Proposta de Francisco Assis para um parque Urbano na Prelada

Francisco Assis acabou de apresentar uma das propostas da sua candidatura: aproveitar o espaço da Casa da Prelada para criar um parque urbano (não esquecer que tem como promessa a criação de um parque ubano por ano...). Este parque teria 18 ha e eliminaria o actual parque de campismo da Prelada.

Esta proposta tem, como em tudo na vida, lados positivos e negativos. Passo a explicar:

1º prefiro a criação de vários parques e jardins de pequena /média dimensão, próximos da área de residência, do que 3 ou 4 parques urbanos de grandes dimensões que sirvam não só os moradores da zona como também uma boa parte da população do Porto (e arredores, veja-se o caso do Parque da Cidade, onde uma boa parte dos utilizadores vêm de concelhos vizinhos);

2º já existe uma proposta da CMP para a criação de um parque nos terrenos que pertencem à CMP e a uns escassos 200 metros do "futuro parque urbano da Prelada". Rui Sá chegou a prometer que estaria pronto em Dezembro. Se avançar com este parque, o que tenciona Assis fazer naquele terreno? Vender para construir mais habitações na zona? Vai continuar ao abandono?

3º o terreno onde Francisco Assis pretende criar o parque pertence a privados, nomeadamente à Santa Casa da Misericórdia do Porto. Não é um bocadinho intromissão na propriedade privada? Por outro, é uma oportunidade de dar uso a um espaço pouco aproveitado pelos próprios proprietários, desde que estes estejam dispostos para tal. Ou será que vai haver cedência de terrenos?

4º é uma boa ideia ligar o parque do lado dos Montes Burgos com a zona da Cooperativa da Prelada através duma passagem pedonal sobre a VCI (já temos utilidade para a ponte suspensa....);

5º e para onde tencionar enviar o parque de campismo? Para fora do Porto?

6º Não será um custo excessivo para uma Câmara (e sabendo que depois pretende fazer o mesmo na Quinta de Covelo e em mais dois sítios, assumindo que pretende cumprir a promessa de 4 parques urbanos em 4 anos) endividada e com pouca capacidade de financiamento?

Já agora, o candidato Assis desista da proposta do ex-candidato-a-candidato socialista Nuno Cardoso, que pretendia tapar a VCI e fazer em cima uma área desportiva, jardins, etc? Cá para mim, esta proposta vai ser mesmo isso: uma proposta e ponto. Não vai passar disso.

Sem comentários: