sexta-feira, junho 27, 2008

Queres que faça um desenho?

Imagem retirada do Nortadas.

Este é o plano ferroviário espanhol até 2020. Reparem bem no pormenor da ligação de Lisboa a Madrid, se aquilo faz algum sentido para o que o nosso (des)Governo pretende impingir!
Parece que vamos ter uma Linha vulgo "TGV" - velocidade até aos 350km/h - até à fronteira e, a partir daí, uma linha mista (passageiros + carga) com limite de velocidade a 250km/h (vulgo Pendular)...! E, como Sines e Lisboa precisam de ter uma linha de transporte de carga, prevêem uma outra linha ferroviária porque uma linha "TGV" não suporta este tipo de transporte.
Para além de que não se consegue compreender dar prioridade a essa ligação por Badajoz quando poderiamos ter uma ligação mista através de Salamanca, sem que se perdesse grande tempo para quem vem do Sul! Mas isso seria pedir demais, uma ligação a Madrid mais rápida para o "pessoal do Norte" do que para os habitantes da Capital...
Ou seja, na opinião deste índio, "bastar-nos-ia" implementar (devidamente) uma espécie de Alfa Pendular de Valença a Faro (no fundo, eliminar aqueles percursos que ainda somos obrigados a ir a 140km/h) e de Aveiro a Salamanca... "TGV" para quê?!

Sem comentários: