sexta-feira, abril 15, 2005

Praça de Lisboa

O post de Carlos Romão no Blog “A Cidade Surpreendente” sobre a transferência da estátua de D. António Ferreira Gomes para a Praça de Lisboa deixou-me intrigado. Já lá não ia há algum tempo, mas a ideia que tinha é que aquele espaço estava praticamente votado ao abandono. O único espaço comercial aberto era (e é!) o Café da Praça, tendo tudo o que lá havia (livraria, Pizza Hut, loja "cyber", etc) fechado.

Ontem fui almoçar à Baixa e, como estacionei o carro no parque subterrâneo desta praça, aproveitei e fui espreitar. Nada alterou desde a minha última visita. O Café na Praça é o último resistente e nada se sabe do que vai ser daquele espaço privilegiado na Baixa Portuense.

Image hosted by Photobucket.com

A referida estátua está localizada na praça, perto da entrada para este espaço comercial. Esperemos nós que este espaço seja melhor aproveitado do que tem sido até hoje... e que dignifique a estátua de alguém tão importante como D. António Ferreira Gomes. Por enquanto, a estátua serve, também, para alguns pássaros aproveitarem para ver as vistas para a Cadeia da Relação e jardim da Cordoaria:

Image hosted by Photobucket.com

Decidi fazer uma pesquisa no Google a ver o que se diz sobre o futuro da Praça de Lisboa. Fiquei a saber que a SRU pretende instalar lá um Museu da Cidade ou que o Café na Praça consta no roteiro Gay. Off the topic também encontrei este site
Este espaço comercial pertence à Sonae, no entanto, não há qualquer referência nos vários sites desta empresa.
A SRU diz que esta praça é uma "peça importante para a revitalização da Baixa". Esperemos bem que sim e que seja para breve!

Sem comentários: