• Capital social e estrutura accionista
Capital será aumentado até ao final deste ano de 5 para 7,5 milhões de euros pelo Estado que passará a deter 60 por cento do capital societário, cabendo às autarquias e Área Metropolitana os restantes 40 por cento
• Modelo de sociedade
Conselho de Administração (CA) composto por sete elementos dos quais três são executivos, incluindo o presidente que é indicado pelo Estado, assim como os dois vogais executivos. Quando aos quatro outros vogais não executivos, um é indicado pelo Estado e o outro pela JMP. A nova estrutura será implementada durante o primeiro trimestre de 2008
• Programa de Investimentos da 2.ª fase
Trofa - avança no concurso público internacional. A linha pode iniciar-se em via dupla ou simples, comprometendo-se o vencedor do concurso no caso da segunda hipótese a realizar a duplicação no período de concessão
Gondomar - avança desde o Dragão até à Venda Nova. Estudos técnicos para Valbom serão feitos rapidamente, sustentando as alternativas «Venda-Nova - Gondomar» e «Campanhã-Gondomar». Linha será lançada até Setembro de 2007
Gaia - avança até Santo Ovídeo/Cedro até Janeiro de 2008
Ligações de Matosinhos e do Porto - garantida uma ou mais, escolhidas em função dos estudos a iniciar de imediato
Futura expansão - Metro, apoiada pela FEUP, deve iniciar estudos para extensões Hospital de S. João-Maia e desenvolvimento a sul do Rio Douro
Inserção urbana - a cargo da Metro, exceptuando se as autarquias pretenderem aproveitar as obras para fazer outros arranjos
Caso haja um atraso superior a seis meses no concurso público internacional a lançar até Janeiro de 2008, as linhas da Trofa e da zona ocidental do Porto podem avançar. A primeira com o cenário de linha simples e a segunda com o traçado da linha da Boavista
Retirado do "O Primeiro de Janeiro"
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