terça-feira, junho 05, 2007

Ainda a Ota

Mais uma notícia sobre a Ota, que vem contradizer o que o paspalho do ministro anda a afirmar:

Margem Norte não serve para o novo aeroporto

No estudo citado domingo por Mário Lino, datado de 1972, ponderaram-se várias localizações, partindo de dois princípios dados como indiscutíveis não se vislumbravam hipóteses de expansão da Portela; e "impossibilidade" de localizações na Margem Norte.


No entanto, e o mais relevante para mim, neste estudo considerava-se que a Portela não tinha possibilidade de expansão, o que se veio a verificar que não era verdade.

Tudo o que tem saído para a imprensa é que se anda a discutir a localização de um novo aeroporto, na margem norte ou na margem sul (o chamado "deserto").
Para mim, o que deve ser estudado e considerado é uma alternativa bem menos custosa que é manter a Portela e considerar mais um aeroporto de menores dimensões para as companhias de low cost.
Outro ponto que anda esquecido, e talvez o mais importante para os habitantes da região norte, é a privatização da ANA: a gestão do aeroporto do Porto deve ser entregue à Junta Metropolitana do Porto de forma a poder competir com os aeroportos concorrentes (Lisboa, Vigo, Santiago Compostela).

Sem comentários: