sábado, dezembro 04, 2004

Metro da Boavista e seu custo

O post que coloquei ontem foi meramente uma ideia do que poderia custar uma linha de metro subterrânea na avenida da Boavista. Não tendo competências técnicas na área e não sabendo se o subsolo naquela área é diferente dos troços onde o metro é subterrâneo - entre outras razões que podem afectar o custo de construção da linha - peguei nos valores que li no JN, o qual menciona que o troço mais caro custou cerca de 23 milhões de euros por quilómetro. No JN é referido o troço entre Campanhã e Dragão. Da mesma forma que Carlos Gilbert, também achei estranho mas, a ser verdade, o troço realmente subterrâneo (Trindade - Campanhã) custou menos do que a extensão da Campanhã até ao Dragão... Tendo em conta estes valores, simplesmente multipliquei o "valor de referência" pela distância do percurso. Como se as coisas fossem assim tão simples....
O valor 144 milhões de euros (ou aquele que realmente custaria se fosse construída a linha subterrânea na avenida da Boavista) é que deve ser tido em conta para verificar a viabilidade de construção da linha. Nunca os 90 milhões. Esse conceito de linha defendido pela MP e pela CMP, na minha opinião, nem deveria ser considerada, devido aos enormes constrangimentos que iria causar a quem mora nessa zona, por não haver tráfego que a justifique e, também, porque iria adiar (ou impedir) a construção da linha com mais importância para esta zona da cidade: Campo Alegre. Mas segundo entendi, estas duas entidades consideram vital haver uma linha na Boavista para desbloquear a confusão que vai ser na zona da Senhora da Hora quando todas as linhas estiverem operacionais.
Como o Carlos Gilbert e o Miguel Barbot se devem recordar, nos meus anteriores comentários sobre esta questão, defendi sempre que não se deveria avançar com a linha de METRO na Avenida da Boavista (especialmente nos moldes apresentados) e sim avançar com a linha de ELÉCTRICO moderno (mais rápido e confortável do que o antigo eléctrico que fazia esse percurso) na avenida da Boavista e estudar a construção da linha (subterrânea!) pelo Campo Alegre.
Esta minha opinião pode estar toldada pela experiência que eu tenho no meu dia-a-dia graças à brilhante ideia da MP (com o aval da CMP) em fechar a passagem de nível da Rua das Cruzes... conceito bastante presente na linha da Boavista à superfície.
Por último, sabendo que a linha de Metro à superfície com a recuperação (mais do que merecida) da Avenida da Boavista custa 90 milhões, quanto custaria colocar um eléctrico rápido com a recuperação da Avenida? Ficando mais barato, o Estado não iria preferir apoiar esta última obra?

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