O custo mais caro por quilómetro no Metro do Porto, até hoje, pertence ao troço entre a Campanhã e Dragão (percurso subterrâneo), segundo informação recolhida no JN. Esse custo foi de cerca 23 milhões de euros. Este troço foi efectuado numa zona com prédios antigos, que necessitaram de ser protegidos e com elevada densidade habitacional, ou seja, com cuidados redobrados.
A linha da Boavista é feita em recta e sem problemas com a construção circundante. Apesar disso, assumindo o mesmo custo da linha das Antas, temos 23x6,3= 144 milhões de euros.
Ou seja, são mais 54 mihões de euros do que o custo orçamentado com uma linha à superfície. Além de não incuir a recuperação da avenida da Boavista.
É esta diferença de 54 milhões de euros que pode fazer com que tenhamos a nossa principal avenida vedada por uma barreira ferroviária, ao estilo da marginal em Lisboa.
Volto a recordar o custo da linha de Metro de Lisboa entre a Pontinha e Falagueira: 2km e 2 estações custaram 135 milhões de euros...
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