quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Arre que há pressa!

Apesar de tanta polémica e contestação e de ser necessário um Estudo de Impacto Ambiental, Câmara e Metro do Porto estão decididas em avançar com a obra de requalificação (?) da Av. da Boavista entre o Castelo do Queijo e Fonte da Moura.
Com esta iniciativa, vamos assistir ao abate de centenas de árvores, dificuldades acrescidas de trânsito e à derradeira destruição possível da maior avenida portuguesa e de referência para a cidade portuense.
De facto, depois da construção perfeitamente estúpida permitida nos idos anos 80 (c0mo exemplo temos o edifício do Caixa Galicia no Bessa), da construção em altura nestes últimos anos, vem a machadada final: o abate de 4 centenas de árvores ainda existentes no corredor central da Avenida e posterior colocação de uma linha de metro no corredor central.
Esta imagem (retirada do "A Baixa do Porto" - desde que me roubaram a máquina digital no Hotel Vila Galé Opera que tenho de recorrer a outras fontes...), vai desaparecer. Vamos ter de esperar muitos anos para ver os plátanos, a plantar nos passeios de basalto (!), a ter um porte decente e deixarem de ser uns palitos...

Avenida da Boavista - foto retirada de A Baixa do Porto

E vamos lá a despachar, porque isto tem de estar pronto em Junho para o Grande Prémio de Velhas Guardas...

Sem comentários: