quarta-feira, outubro 25, 2006

Portugal Real

Passei hoje por uma situação digna de um país do 3º mundo. Tive a infelicidade de ter de me deslocar a Lisboa pelo que recorri, como habitualmente, ao comboio.
Desta feita, dado o temporal que assolou o centro do país, a chamada "linha do Norte" ficou cortada entre as estações de Souselas e Coimbra B.


Inundações em Coimbra - Foto de Paulo Novais para Lusa

Não querendo entrar muito nas críticas à CP ao permitir que uma situação destas ocorra todos os invernos, vou mais criticar a CP pela incompetência e falta de consideração pelos seus clientes! Estes senhores sabiam de antemão que a linha estava cortada. Apesar disso, não se preocuparam em avançar com os comboios das 6h15 e das 7h15, só cancelando o comboio das 8h15. Nem se preocuparam em comunicar isso aos clientes ainda na Estação. Certamente que não me teria metido naquele comboio, sabendo que a linha estava cortada!
Como é óbvio, se a linha estava cortada.... ficaram os 2 comboios retidos em Pampilhosa, durante 3h130 e 2h30 respectivamente até ser apresentada uma alternativa: regressar ao Porto... (ou então esperar que a linha reabrisse, algo que não faziam a menor ideia quando seria - pelos vistos reabriu já passava do meio-dia).
Inicialmente até tiveram o desplante de quererem cobrar o bilhete de volta para o Porto! Por momentos, o bom-senso caiu nas cabecinhas iluminadas dos senhores da CP para perceberem que tal atitude era inadmissível.
Sendo assim, regressámos ao Porto num comboio regional, cheio, com pessoas sem sítio para se sentar. Chegou a Gaia por volta do meio dia.
Quando tudo parecia que o pesadelo estava a terminar, demos com uma bilheteira cheia e dois "guichets" abertos. Eis senão quando, um dos funcionários entendeu que estava na hora de ir encher o bandulho e fechou o "guichet" dele. "Não faz mal, já perderam 5 horas da vida deles, mais meia hora não ia fazer a diferença e eu preciso de manter a minha barriga grande!", foi certamente o que o imbecil do funcionário da CP pensou. Nem com os meus protestos ele reconsiderou. Toca a ir embora que já se faz tarde e já trabalhou demasiado...
Com isto, perdi uma manhã e,pior ainda, tenho na mesma de me deslocar a Lisboa para fazer o que tinha a fazer hoje. Espera-me, amanhã, mais um episódio no Portugal real, aquele que quer fazer um TGV por 3 mil milhões de euros mas que não sabe como evitar inundações na linha de comboio.

Sem comentários: