quarta-feira, dezembro 28, 2005

Civismo?

A história do prémio nocturno para os cantoneiros da CM Porto anda a arrastar-se há já demasiado tempo. Pelo que consegui perceber de toda esta confusão foi que a CMP precipitou-se a cancelar a entrega do prémio nocturno sem haver um parecer definitivo e publicado sobre o tema. Esteve mal e deveria ter feito um esforço no sentido de resolver a questão antes de cancelar o pagamento.

A CMP deveria ter a noção que este valor representa muito nos rendimentos dos funcionários e não pode ser tomada uma decisão destas com a leviandade com que foi tomada. Ainda para mais, apercebendo-se do erro, sacodem a água do capote e passam a responsabilidade para o Governo. Como diriam no Gato Fedorento: "Está mal, ah pois está!"

Como consequência, temos a cidade suja há quase um mês, com os sacos de lixo, papeis, etc espalhados pelo chão das ruas do Porto. Para complicar ainda mais a coisa, os cantoneiros decidiram fazer greve em alturas de maior acumulação de lixo, como é o caso do Natal (outra coisa que não consegui compreender foi não ter visto a CMP com a preocupação de mandar limpar todos os contentores nas vésperas do Natal- principalmente os de papel para reciclagem, sabendo que nesta época há muito papel de embrulho que se acumula nos contentores).

Image hosted by Photobucket.com
Finalmente, o civismo (ou melhor, a falta dele) dos portuenses. Sabendo que há greve, continuam a acumular o lixo no chão das ruas. Pasme-se, nem se preocupam que a porta de entrada da casa fique praticamente tapada, como ilustra a imagem em cima! (que me perdoe a Cristina Santos, mas para mim, civismo é coisa que falta por estas terras...). Mais uns dias e estes senhores nem conseguem entrar em casa...

Sem comentários: