segunda-feira, dezembro 05, 2005

Comemora-se hoje o centenário do nascimento do professor Ruy Luís Gomes (1905 - 1984)

Catedrático de Física-Matemática desde os 28 anos de idade, Ruy Luís Gomes produziu obra matemática que teve verdadeiro impacto internacional. Foi co-fundador do Observatório Astronómico da Universidade do Porto, do Centro de Estudos Matemáticos do Porto (actual CMUP), da Junta de Investigação Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Contudo, a sua actividade de oposição à ditadura do Estado Novo resultou no seu afastamento da docência por motivos políticos em 1947. Exila-se na América do Sul, só regressando a Portugal após o 25 de Abril de 74, para ser logo nomeado como o primeiro reitor da Universidade do Porto em democracia. Um cargo que ocupou até Dezembro de 1975, data da sua jubilação, aos 70 anos de idade.

Para rememorar esta figura incontornável da vida científica e cívica do século XX português, a Universidade do Porto preparou um conjunto de iniciativas destinadas a assinalar o centenário do seu nascimento.
Em colaboração com as sociedades portuguesas de Matemática e de Física, vai organizar no dia 5 de Dezembro dois ciclos de palestras distintos. O primeiro ciclo, a decorrer no Auditório da Reitoria a partir das 10 horas, destina-se a dar a conhecer a personalidade de Ruy Luís Gomes e o impacto que este teve na história de Portugal. O segundo, que terá lugar no Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências (Campo Alegre), a partir das 14h30, será dedicado ao impacto científico da obra de Ruy Luís Gomes (veja o programa completo).

Naquele dia serão ainda apresentados, durante o ciclo de palestras da manhã, dois novos livros publicadas por ocasião deste centenário: a republicação dos seus trabalhos sobre Teoria da Relatividade pelas Edições do CMUP e a obra “Ruy Luís Gomes: Uma Fotobiografia”, coordenada por Natália Bebiano da Providência e da responsabilidade da Editora UP.

texto retirado do site da UP
Mais informação aqui

Sem comentários: