segunda-feira, setembro 27, 2004

Metro na Avenida da Boavista

Esta última semana foi também pródiga em notícias sobre o Metro do Porto. Parece que a obra proposta para a adaptação da Avenida da Boavista para poder "receber" o Metro é demasiado luxuosa!
O projecto que continua nos segredos dos deuses é "caro e luxuoso" nas palavras de Oliveira Marques. Como não nos foi dito como se pretende colocar o metro na Av. da Boavista, ´
é difícil ter alguma opinião sobre o assunto mas, se o ser caro e luxuoso significa enterrar toda a linha e deixar à superfície mais espaço para passeios, estacionamento e áreas verdes, então prefiro a solução cara e luxuosa! Por que de outra forma prefiro não ter o metro a passar na Av. da Boavista!

3 comentários:

Lino Gomes disse...

Eu também prefiro pagar um pouco mais e ter uma solução estética e urbanisticamente enriquecedora que uma solução de "enterra e anda". E depois da casa da música o conceito de caro e luxuoso dever ser revisto....

Anónimo disse...

Apoiado!
Ou metro enterrado (pelo menos desde a VCI até à rotunda) ou electrico à superficie. Metro à superfície é para transformar numa estrada inóspita, com um muro de postes de catenária a dividir a avenida a meio (veja-se a Av. da República em Matosinhos), e com passeios ridiculamente pequenos, senão vejamos:
a Av da Boavista só tem 26m de largura.
Na zona de estação o canal ferroviário ocupa 9,5 m. Se a isso somarmos 13 m para 4 faixas de rogagem ficamos com dois passeios de 1,75 m - Miserável!!! e abaixo do limite legal - 2,25m!!

Pedro Preocupado

Pedro disse...

Caro Pedro,

O exemplo já é dado em frente à Casa da Música: retiraram estacionamento e estreitaram os passeios.
Até hoje ainda ninguém apresentou estudos sobre a viabilidade desta linha, ou sobre a preferência desta sobre a do Campo Alegre, que me parece ser a mais correcta (sem qualquer fundamentação estatística, mas como a Câmara e a Metro do Porto também não tem fundamentação para fazer o metro pela Boavista sinto-me à vontade para especular).
Uma coisa é certa: sou totalmente contra fazer uma linha de metro à superfície na Avenida da Boavista!