quinta-feira, setembro 16, 2004

JO em Lisboa

Como seria de prever, já se começa a falar em organizar os JO em Portugal. Como seria de prever, em Lisboa. Mas por que razão tem de ser em Lisboa?!?
- O primeiro argumento para que tudo se realize em Lisboa é sempre o mesmo: já tem infra-estruturas e não é preciso investir tanto como nas outras cidades. Foi assim com a Expo 98, a candidatura à Taça América e tudo o que envolve investimento.
- Em segundo lugar, porque o presidente da Câmara manifestou interesse em que se realizasse em Lisboa.
- Em terceiro lugar, é a Capital!!

A primeira razão é uma espécie de bola de neve. Como só há condições em Lisboa, tudo tem de se realizar lá. A Capital fica cada vez com mais e melhores infraestruturas, eliminando qualquer hipótese às outras cidades. Para este argumento gosto sempre de dar o exemplo de Espanha:
- JO em Barcelona
- Expo 98 em Sevilha
- Taça América em Valencia
Onde fica Madrid no meio disto tudo?

O segundo argumento é outra questão. Infelizmente a nossa Câmara não tem qualquer capacidade de iniciativa. Podia simplesmente mostrar interesse, tentar saber o que é necessário, juntar as câmaras da AMP (Matosinhos, Gaia, Maia, etc) e apresentar uma proposta conjunta ao Comité Olímipico Português. Para combater o centralismo lisboeta é preciso apresentar ideias, propostas, mobilizar a iniciativa privada, obter apoios para que alguma coisa possa ser realizada aqui na província. A candidatura à Taça America é um exemplo disto. A ideia surgiu de um empresário lisboeta e reuniu os meios e apoios necessários à candidatura.
Já sei o que o Rui "tio Patinhas" Rio diria: que exagero, que despesismo, blá blá blá. O importante é recuperar os bairros sociais ou equilibrar o orçamento. Investimento e objectivos a longo prazo não interessam.
Enquanto mantemos este tipo de pensamento, Porto irá ficar parado, tal como a Baixa...
Entretanto, Portugal irá apresentar uma candidatura para os jogos em Lisboa. O resto do país fica a assobiar...

1 comentário:

Lino Gomes disse...

Qualquer que seja a cidade a candidatar-se (esqueçamos para já a obtenção da organização) trará sempre benefícios para o país. Portugal como grande aldeia que é tem essa vantagem, sendo óbvio que a maior parte das vantagens ficará na cidade candidata. Digo isto porque a preparação de uma candidatura obriga a prepar infraestruturas mas também a parte desportiva: e que falta que isso faz (podem ler a minha reflexão pessoal sobre o desporto nacional)! Quanto ao Porto, a falta de inicitiva do actual e passados executivos para grandes eventos é o principal entrave à sua realização.