sábado, setembro 11, 2004

Avenida dos Aliados

Depois de ler um "post" do Lino Gomes, fiquei com curiosidade em ver como tinha ficado a Av. dos Aliados. Realmente, o Garret já deve andar farto de ver as obras à frente dele.



Como em quase tudo o que se passa nesta cidade, ainda não está "bem definido" como irá ficar a Avenida no final da obra. Fala-se em colocar uma escadaria no edifício da Câmara Municipal, descer a estátua de Garret, pedonizar a Praça da Liberdade, deslocar a estátua de D. Pedro IV. Até lá, já se deitaram abaixo uma data de árvores e esventrou-se o jardim da avenida. Tudo por uma boa causa, é bem sabido: o Metro do Porto e a ligação desde o Hospital S. João até Santo Ovídeo em Gaia. Prevê-se que a linha estará pronta no final do próximo ano e que os trabalhos à superfície terminem em 2006. São demasiados anos com a principal avenida tapada, esburacada, suja.
Esta cidade anda em obras desde 1998, com o "grande" Porto 2001, depois o Metro. Para quando uma cidade limpa e sem tapumes a esconder a nossa história?

PS: Para quem queira saber algo mais sobre a estátua de D. Pedro IV, recomendo a leitura do Avenida dos Aliados.

1 comentário:

Lino Gomes disse...

É mais do que tempo a mais! Custou-me especialmente durante o EURO2004, ter a parte importante da cidade escondida atrás das obras. Quanto aos timmings do metro, tinha a ideia que a linha amarela entraria em activadade em meados de 2005 para o troço Sto. Ovidío- Avenida e no final desse ano da Avenida ao HSJ.