sexta-feira, setembro 03, 2004

Cinfães - Barragem do Carrapatelo

A Barragem do Carrapatelo no rio Douro, inaugurada em 1972, possui a maior eclusa na Europa, com 35 metros de profundidade.



Deixo aqui alguns dados retirados do site da CNPGB:

CARACTERÍSTICAS HIDROLÓGICAS
Área da Bacia Hidrográfica - 92050 km2
Precipitação média anual - 582 mm
Caudal integral médio anual - 5610300 x 1000 m3
Caudal de cheia - 22000 m3/s
Período de retorno - 1000 anos

O nome desta Barragem vem da Casa do Carrapatelo (famosa pelo assalto do não menos famoso Zé do Telhado) que fica na margem direita do rio Douro.



É um local de romaria para os habitantes da região e um casamento não é considerado como tal se não forem lá tiradas algumas fotografias. :)
Com a construção desta Barragem, surgiu uma enorme albufeira (que encontra uma afluente - rio Bestança - considerado um dos mais limpos da Europa), tendo se tornado um local de prática de desportos náuticos (Porto Antigo) e que vemos na imagem em baixo.




Por esta região existem várias unidades hoteleiras ou de turismo em espaço rural que poderão albergar os turistas: Estalagem do Porto Antigo, Casa de Rebolfe, Quinta de Ventuzelo, Casa da Póvoa, Casa do Lódão, Casa da Figueirinha, Solar de Miragaia, etc.



Termino aqui os meus "posts" sobre Cinfães, com a fotografia de regresso ao Porto e com a promessa de voltar a falar deste belo Concelho. Aí será sobre a Serra de Montemuro, Serra da Gralheira, a Aldeia de Boassas - considerada a 2º aldeia mais típica de Portugal... pois é, ninguém liga a quem fica em 2º ...:(
Deixo aqui um link, para quem queira ler algo mais sobre Cinfães: aqui e aqui.


Sem comentários: