segunda-feira, setembro 06, 2004

Um Domingo na Baixa

Aproveitei um Domingo solitário para me meter no Metro e passear na Baixa. Se compararmos com um dia de semana, logicamente a Baixa estava deserta.


Bom sempre havia umas pombas a passear…

Pude descobrir que existe uma pensão Chique em pleno Porto...


Ou que a Praça D. João I já sente saudades do Euro2004:


No entanto (e apesar de nalgumas fotos parecer ser eu o único na Baixa), estava mais gente do que eu esperava encontrar. Convém lembrar que praticamente a totalidade das lojas estão fechadas ao Domingo. Não tenho é uma dúvida: se as lojas estivessem abertas até mais tarde (por exemplo até às 21h) e, pelo menos, ao Sábado à tarde, teriam muito mais clientes.
Se juntarmos as lojas abertas até mais tarde a cafés e restaurantes com alguma qualidade certamente veriamos mais gente a deslocar-se à Baixa ou a permanecer mais tempo lá. Os Cafés já começam a aparecer: Guarany, Brasileira, Caffé di Roma, BibóPorto, TLP, etc, etc Agora falta a resposta dos lojistas: renovar o visual e ter um horário de funcionamento mais de acordo com a actualidade...

Voltando ao passeio domingueiro, gostei de passear por Sá da Bandeira (uma das poucas boas obras da Porto 2001), Bolhão, Passos Manuel (a FNAC não está só no NorteShopping...) ou Sampaio Bruno, que agora tem umas esplanadas óptimas (uma coisa que tanta falta faz no Porto).
Foi um passeio pequeno, mas interessante. Vale a pena ir passear para a Baixa, não tem de ser sempre para a Foz...

2 comentários:

Manuela Vaz disse...

Domingo, sobretudo de manhã, é bom para a fotogrfia.
Pouca gente, boa luz... e podem conseguir-se imagens de outro modo impossiveis.
Boa reportagem!

Pedro disse...

Olá M.
Obrigado pela visita e pelo conselho.
Pedro