domingo, outubro 17, 2004

Ainda a poluição no Rio Douro

Já se tinha comentado neste blog a qualidade (ou a falta dela) da água do rio Douro. Inclusivamente recebi de um leitor uma fotografia por satelite do rio Douro onde se via perfeitamente a poluição do rio, especialmente na foz (Essa fotografia pode se vista aqui).
Não é, por isso, de se espantar com a notícia que saiu hoje no Jornal de Notícias. Nesta notícia, ficamos a saber que "30% do esgoto produzido no município não chega às duas ETAR, nas Sobreiras e no Freixo."
Ficamos também a saber que "dezenas de urbanizações, edificadas nos últimos 10 anos, não estão ligadas à rede de saneamento e podem estar a despejar, ilicitamente, os esgotos para as linhas de água enterradas."
O JN continua: "O investigador possui dados pontuais que apontam para a hipótese de empreendimentos recentes manterem ligações clandestinas a linhas de água e a redes de águas pluviais, que desaguam no rio Douro. Também o vereador do Ambiente da Câmara do Porto, Rui Sá, admite esse cenário. "Há loteamentos que foram feitos e como ainda não existia colector de saneamento na zona, os prédios construíram fossas. Pode haver ligações clandestinas a redes de águas pluviais"."
Se o próprio Verador do Ambiente tem conhecimento disto e nada é feito, então quem é que se vai preocupar com isto?

1 comentário:

Anónimo disse...

Sete Rios juntaram os respectivos caudais e prometem inundar esta blogosfera que bem que precisa de ser agitada.
Falaremos de tudo um pouco, especialmente daquilo que mais precisa de ser falado.
Quem aqui quiser mergulhar será muito bem-vindo. Quem não o quiser fazer, paciência.

Minho, Douro, Vouga, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana são os nossos nomes.
E é só isso que é preciso saber acerca de nós.

http://seterios.blogspot.com

O resto vai ser descoberto ao longo do tempo.