quinta-feira, março 31, 2005
quarta-feira, março 30, 2005
Imagens de Portugal - II
Em vez de reencaminhar para a minha lista de emails, publico aqui no Portuense. A primeira fotografia desta série é a do Porto, publicada na 5ª feira passada. Agora, temos a Ponte da Arrábida:
terça-feira, março 29, 2005
O descanso dos guerreiros
"No calendário escolar não se mexe, não vão as salas de aula encher-se de alunos... "
Trilhos do viaduto retirados sem terem sido estreados
Retiro deste artigo duas frases:
- "Para desfazer os carris e afastar todas as ilusões de que o eléctrico ou o metro poderiam um dia vir a circular sobre o viaduto."
- "Certo é que, sem os trilhos no actual viaduto, e a ser aprovada a linha de metro Boavista - Matosinhos-Sul terá de ser, obrigatoriamente, construído um novo viaduto sobre o Parque da Cidade. (...) A tese de Oliveira Marques, presidente do Conselho Executivo da Empresa do Metro do Porto, parece, assim, sair vencedora, muito embora o engenheiro responsável pelo viaduto do Parque da Cidade, João Pires da Fonseca, tenha garantido que a estrutura foi pensada para acolher o metro ligeiro de superfície."
Palavras para quê? É a realidade portuguesa...
segunda-feira, março 28, 2005
Fim-de-semana com árvores...
Por todo o lado se viam cerejeiras com estas cores. Esta era a minha preferida.
Mau jornalismo
"O edifício projectado pelo holandês Rem Koolhas estava inicialmente orçado em 12,5 milhões de contos, mas acabou por custar 100 milhões. Segundo Alves Monteiro, a razão deve-se ao facto de se tratar uma "obra de arte".
Convém explicar ao jornalista responsável por esta notícia o seguinte: ou fala em contos (o que já está desactualizado) ou em euros!! Misturar é que não!
Comboios históricos voltam ao Douro
As locomotivas a vapor vão voltar a circular a norte
"O comboio histórico a vapor vai voltar a circular nas linhas do Douro e Corgo, com o objectivo de fazer “regressar” os passageiros ao início do século XX, uma iniciativa que despertou enorme adesão nos últimos quatro anos."
sábado, março 26, 2005
quinta-feira, março 24, 2005
O subsídio
Para que conste:
o município aprovou um subsídio de 135 mil euros à Federação Portuguesa de Futebol «com vista à promoção desse importante acontecimento desportivo, de que a cidade se orgulha de receber».
Isto é notícia!
Pela primeira vez em nove anos os trabalhadores dos museus, monumentos e palácios nacionais filiados nos sindicatos da função pública não vão fazer greve nas miniférias da Páscoa.
Novo Código da Estrada entra em vigor depois de amanhã sem obrigação de coletes
Notícia no Público
Referendo sobre despenalização do aborto poderá realizar-se em Junho
Notícia no Público
quarta-feira, março 23, 2005
Ecocasa
Aproveitando o "post" ambientalista, já no blog Sargaçal se falava em energias alternativas e que não são devidamente "fomentadas" pelo Estado, em Agosto de 2004. Vem a propósito para este período de seca e barril de petróleo a 57 euros...
terça-feira, março 22, 2005
Câmara do Porto deverá votar projecto dos Aliados
Mais uma salgalhada no Porto. Não há nada que se faça nesta terra que não dê em confusão:
- Metro na Avenida da Boavista
- Metro no Hospital S. João
- Túnel de Ceuta
- Requalificação da Av. Aliados
- PDM
- Parque da Cidade
- Porto 2001
- Casa da Música
- Edifício transparente
Este é um problema que já vem de longe... será que algum dia iremos poder ver uma obra no Porto sem que esteja sob polémica?
Sede do BPN vai tapar Casa da Música
A Câmara não tinha alternativa a isto. A solução proposta pela Câmara (a tal janela) só iria servir para aumentar as suas despesas, sem grande benefício para a cidade.
O erro está na permissão que se construísse o edificío do BPN com aquela volumetria.
"O actual vereador do Urbanismo da CMP, Paulo Morais, limitou-se a empregar o método que tem aplicado em todos os projectos: verificar se cumprem o PDM e se têm ou não direitos adquiridos."
Esta frase assusta-me... apesar de poder ser o mais correcto, o maior perigo para as nossas cidades é mesmo o chamado "direito adquirido"...
Sede do BPN vai tapar Casa da Música
A Câmara não tinha alternativa a isto. A solução proposta pela Câmara (a tal janela) só iria servir para aumentar as suas despesas, sem grande benefício para a cidade.
O erro está na permissão que se construísse o edificío do BPN com aquela volumetria.
"O actual vereador do Urbanismo da CMP, Paulo Morais, limitou-se a empregar o método que tem aplicado em todos os projectos: verificar se cumprem o PDM e se têm ou não direitos adquiridos."
Esta frase assusta-me... apesar de poder ser o mais correcto, o maior perigo para as nossas cidades é mesmo o chamado "direito adquirido"...
Representantes de Villa Bessa vão à reunião de Câmara
Não se animem muito que o Boavista vai levar a àgua ao seu moinho...
"Hoje, Barreto Archer e outros moradores deverão pedir ao executivo que considere a reclamação apresentada mas o vereador do Urbanismo, Paulo Morais, já deixou claro que o documento que deverá ir à reunião de Câmara é exactamente o mesmo que já foi votado da última vez, ficando a apreciação das reclamações remetida para a Assembleia Municipal. "
Obras do Metro geram trânsito caótico nos acessos ao Hospital de São João
"A contestação ao traçado da Linha Amarela (Hospital de S. João-Laborim) junto ao "S. João" começou no início de 2004, pela mão da administração do hospital. Em Maio, em parte devido às contestações ao desenho do metro, a administração liderada por Isabel Ramos foi substituída. O desenho inicial previa a coexistência entre metro e trânsito automóvel. Os veículos com destino à Urgência teriam, assim, que cruzar a linha de metro. A anterior administração do hospital discordou e o Ministério da Saúde interveio, substituiu a administração e pôs fim à polémica. "
Isto a ser verdade é muito grave!
"Em Julho, a Metro apresentou novo projecto: o trânsito seria desnivelado em frente ao hospital (Estrada da Circunvalação), o metro passaria à superfície e o trânsito para a Urgência teria acesso em túnel. Na altura, a Metro reconheceu que o projecto original não acautelava o acesso rápido à Urgência. O projecto foi aprovado, mas o desnivelamento da Circunvalação ainda espera "luz verde" e financiamento. Em Novembro, o IPP interpôs uma providência cautelar para impedir a Metro de avançar com a expropriação de um terreno pertencente ao instituto. A Metro cedeu, desviou o traçado e o caso resolveu-se. Agora, a FMUP volta a interpôr uma providência cautelar contra a Metro. A Faculdade protesta contra a invasão de terrenos privados da Faculdade por parte da Metro sem autorização, e contesta o projecto."
Isto só demonstra a salgalhada que vai para os lados da Metro do Porto (infelizmente, porque considero que o desenvolvimento do metro é importante para uma boa mobilidade no Grande Porto). Parece que é tudo feito em cima do joelho, planeiam sem falarem com partes interessadas (faculdades, hospitais, etc), são de um autismo incrível e acham que tudo tem de ser feito de acordo com as suas (ainda por cima, más) ideias!
Mais uma monumental confusão, a juntar à polémica da Avenida da Boavista...
Superliga
1 Benfica 51
2 Sp. Braga 45
3 Sporting 45
4 FC Porto 45
5 Boavista 45
6 V. Guimarães 40
7 Rio Ave 38
8 Marítimo 36
9 Belenenses 35
10 Nacional 34
11 U. Leiria 33
12 V. Setúbal 32
13 Penafiel 28
14 Gil Vicente 26
15 Estoril 26
16 Moreirense 25
17 Académica 25
18 Beira-Mar 23
Próxima jornada:
Sp. Braga-U. Leiria
Boavista-Sporting
FC Porto-Gil Vicente
Benfica-Marítimo
PS: alguém consegue explicar a onda de expulsões do FCP durante esta época?!
sexta-feira, março 18, 2005
Sorteio 1/4 final Taça UEFA
CSKA Moscovo-Auxerre
Newcastle-Sporting
Áustria Viena-Parma
Falta de sorte...
quinta-feira, março 17, 2005
UEFA
Passagem de nível da Rua das Cruzes
O novo Parque Infantil da Prelada
O parque já está pronto, faltando somente a relva crescer à volta deste espaço e a inauguração oficial ter efeito. Desde já recomendo o sr. vereador do Desporto e Juventude apressar-se a fazer a inauguração já que a criançada da zona não está cá com coisas e já vai dando (bom) uso ao equipamento... :-)
Aproveito, também, para propor ao vereador Paulo Cutileiro convidar o vereador do Ambiente a estar presente nesta inauguração. Pode ser que já tenha uma proposta para o jardim na Rua Sarah Afonso, conforme tinha prometido fazer até Outubro... de 2004!
Fotos
A partir de hoje já posso recorrer a fotos minhas e não "pedir emprestado" a outros...
terça-feira, março 15, 2005
Basquete na cidade
É uma boa iniciativa do Pelouro do Desporto, que se irá alargar para muitas outras praças e jardins da Cidade.
Basquete na cidade
É uma boa iniciativa do Pelouro do Desporto, que se irá alargar para muitas outras praças e jardins da Cidade.
Apresentado projecto para a Avenida dos Aliados
Como pontos essenciais temos a substituição da calçada portuguesa por granito (o que não me agrada...); redução da placa central e eliminação dos jardins e canteiros (em contrapartida colocarão árvores); aumento dos passeios em 6 metros (para colocar as bocas de saída do metro) e, finalmente, prevê-se que a obra esteja pronta em Agosto.
Notícia nos jornais:
O Comércio do Porto: Av. Aliados vai perder calçada e jardins
Público: Avenida dos Aliados e Praça da Liberdade unidas por piso de granito escuro
O Primeiro de Janeiro: Renovação dos Aliados até Agosto
Inter x FCPorto
Superliga - 25ª jornada
2. FC Porto 45
3. Sp. Braga 44
4. Boavista 44
5. Sporting 42
------------------ (a luta pelo título)
6. V. Guimarães 37
7. Rio Ave 37
8. Marítimo 36
------------------ (a luta pela UEFA - dependendo do vencedor da taça)
9. Nacional 34
10. U. Leiria 33
11. Belenenses 32
12. V. Setúbal 32
-------------------- (a luta pela manutenção)
13. Penafiel 27
14. Moreirense 25
15. Gil Vicente 23
16. Beira-Mar 23
17. Estoril 23
18. Académica 22
Ou seja, a 9 jornadas do fim, o campeonato está ao rubro!!!
PS: o Boavista recebe no Bessa o Sporting, Porto, Braga e Benfica :-) seja qual for o desempenho do Boavista, o título vai ser decidido no Bessa.
Boavista x Belenenses
"O futebol dos axadrezados voltou a ser sofrível, é verdade, por vezes torna-se até um dilema perceber como há gente que paga para apanhar durante hora e meia com um futebol tão feio, mas é assim a equipa de Jaime Pacheco, e pelo menos tem o mérito de dentro do estilo ser terrivelmente eficaz. (...) . Permitiu à equipa partir na frente e tornar-se o que mais gosta de ser, uma arma de destruição maciça. Desorientado perante tantas correrias, tantos encontrões, tantas faltas, o Belenenses - que não abdicou dos seus princípios e de um futebol de bola no chão - teve muitas dificuldades em criar perigo."
De referir que as Panteras Negras até puxaram pela equipa, até entrarem em disputas com a Polícia.
segunda-feira, março 14, 2005
Superliga
Já só falta hora e meia para o Boavista x Belenenses. Mais uma vez, vou fazer um esforço para ir ver um jogo no Bessa... Espero que seja bem melhor do que os anteriores.... :-)
Metro do Porto
Na cerimónia de inaguração, Rui Rio, presidente da MP confirmou algumas datas paras as próximas aberturas de linhas do metro:
"Hoje [o metro] chegou à Maia. No próximo mês de Maio chegará ao centro da Maia (Linha da Trofa) e a Mindelo (Linha Vermelha). Em Julho/Agosto teremos a linha de Gaia, a mais espectacular desta fase. Em Outubro chega à Póvoa e no fim do ano ao Aeroporto e ao ISMAI", explicou Rui Rio, frisando a revolução "para melhor", esperada nos seis concelhos da AMP que ficarão servidos pelo metro."
Quando tudo isto estiver operacional vai ser, de facto, uma melhoria considerável na vida de quem habita fora do Porto e pretende se deslocar a esta cidade (e não só...).
Notícia no "O Comércio do Porto"
sábado, março 12, 2005
Ora repita lá...
Ou seja, 1/3 do estádio! O que dirá este jornalista um dia que vá ao estádio do Dragão, onde tem média de 35.000 espectadores na pior época dos últimos 20 anos....
O Estádio do Bessa com 20 mil pessoas a assistir um jogo do Boavista é que teria um ambiente fantástico! O Estádio da Luz é desolador....
Porto - 0 x Nacional - 4
Acho que os títulos dos jornais de hoje são suficientes...
O Comércio do Porto: "Deprimente humilhação de contornos históricos"
O Primeiro de Janeiro: "Nacional passeia no Dragão"
Maisfutebol: "Nacional sova Dragão"
O Jogo: "Dragão Assobiado" ou "Campeão de rastos"
A Bola: "Dragão KO"
Record: "Dragão humilhado em casa"
Agora, resta esperar pela ajuda do Benfica e do Sporting para que o Boavista recupere uns pontitos na luta pelo título... :-)
Francisco Assis é o candidato pelo PS à Câmara do Porto
De realçar a intenção dos socialistas se juntarem ao Partido Comunista Português e ao Bloco de Esquerda (ex. PSR, UDP e Plataforma XXI) para conquistarem a Câmara do Porto.
Embargo do IPPAR à obra só em última instância
Vamos então aguardar pela posição da ministra da Cultura, que por sinal é portuense. Espero que não se deixe levar pelas politiquices dos seus colegas da concelhia e distrital socialista...
Entretanto, no "O Comércio do Porto" de hoje, entrevistaram o responsável pelo projecto inicial das saídas do túnel de Ceuta e das áreas envolventes às "bocas" durante o segundo mandato de Fernando Gomes na Câmara do Porto. A entrevista está disponível aqui.
sexta-feira, março 11, 2005
Túnel de Ceuta vai avançar
As obras no Túnel de Ceuta não vão parar, pelo menos por enquanto, dado que o prolongamento entre o Jardim do Carregal e a Rua D. Manuel II já tem financiamento assegurado. A garantia foi conseguida ontem, através de um despacho do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, José Eduardo Martins, que invoca “manifestas razões de interesse público” para diferir o financiamento, apesar do projecto ter sido chumbado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (Ippar). A decisão “corajosa”, segundo o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, surgiu depois de conversas mantidas com o primeiro-ministro em funções, Pedro Santana Lopes, e com o ministro das Cidades, José Luís Arnaut. O chefe do Governo “mostrou um grande empenho nesta matéria até porque já foi presidente da autarquia de Lisboa e da Figueira da Foz e facilmente me deu razão”, enfatizou, indicando, assim, que o despacho é secundado pelo primeiro-ministro. "
Notícia no "O Primeiro de Janeiro"
Jardins e Praças no Porto
Actualmente, no Porto dificilmente se encontra uma praça ou um jardim numa zona nova. Só ruas com prédios por todo o lado. Quando existem jardins, são de condomínios privados. É por isso que fico bastante satisfeito em ver o parque infantil da Prelada a nascer. Permitirá a dezenas de crianças brincar num espaço seguro e próximo de casa.
Na minha visita a Paris, em Outubro de 2003, do que mais gostei visitar foi a Place des Vosges. Apesar de ser um local carregado de história (viveu lá Vitor Hugo e o Cardeal Richelieu) e de uma beleza enorme, nao é dos sítios mais visitados (o que até é compreensível dada a quantidade de locais a visitar nesta cidade...) e foi provavelmente onde mais tempo ficámos. Enquanto esperávamos pela hora de ir para o aeroporto, estivemos seguramente umas duas horas sentados no banco do jardim à conversa e a ver as crianças a brincar. Era uma praça cheia de vida. A partir das 16h não paravam de chegar crianças e ficaram lá a brincar durante imenso tempo, apesar da tarde fria de Outubro.
O local é fechado, tem horário de funcionamento e por lá vi polícias a passear. Era, definitivamente, um sítio seguro.
A preservação do jardim era impressionante, o corte uniforme das árvores, o relvado bem aparado, as fontes e os edifícios bem conservados à volta, com cafés, restaurantes e hóteis. Tudo é perfeito nesta praça!
Podem ver mais fotografias aqui.
Não querendo entrar em comparações com esta praça, o Porto poderia "fazer o mesmo" em praças como a de Liege ou República, entre outras. Próximo de infantários, de escolas primárias, onde seja possível levar as crianças a brincar a seguir ao horário escolar.
quinta-feira, março 10, 2005
Parque infantil na Prelada
Este fim-de-semana espero já levar os meus filhos a brincar no parque.
quarta-feira, março 09, 2005
Novos links
Recomendo a visita diária a estes 2 blogues.
Fundação de Serralves
Lá encontram muita informação sobre uma Fundação com participação de entidades públicas e privadas. Destaco o seguinte parágrafo:
"A Fundação de Serralves é o resultado de uma parceria entre o Governo Português, instituições públicas e privadas e particulares. A Fundação foi criada em 1989 por cerca de 50 entidades. Desde 1994 outras instituições privadas vêm aderindo ao projecto de Serralves, tornando-se novos membros Fundadores. Actualmente o seu número ultrapassa já a centena. "
Quem decide a composição da administração desta Fundação?
Participação da Câmara na Casa da Música
Desta vez, os socialistas, "bloquistas" e comunistas votaram contra a proposta de a Câmara fazer parte da Fundação e a transferência de 200 mil euros, referentes aos 10% de capital inicial participado pela Câmara.
"PS, CDU e Bloco de Esquerda alegam que não faz sentido ser a administração pública a financiar o funcionamento da Casa da Música e serem os privados, em maioria no Conselho de Administração (CA), a comandarem os seus destinos. " Só que estes senhores se esquecem que os privados contribuem com os restantes 40% e não estão dispostos a terem uns incompetentes, perdão políticos de carreira duvidosa, a gerir o seu dinheiro...
"Regras (gestão privada) que os deputados da oposição na Assembleia Municipal rejeitam. "O Estado detêm a maioria do capital, vai pagar o passivo e ainda vai financiar, no futuro, a actividade da Fundação. Ou seja, é o Estado a pagar e os privados a mandar", criticou Artur Ribeiro, da CDU. " Qual é o problema ser uma administração composta essencialmente por "privados"? São menos tachos para os boys?!?
Notícia nos jornais:
"O Comércio do Porto"
"O Primeiro de Janeiro"
"JN"
terça-feira, março 08, 2005
Mês do Teatro no Metro - Com promoção Andante
O Metro do Porto, em parceria com o Teatro Nacional São João, preparou uma surpresa para os clientes portadores de assinatura mensal Andante. A apresentação deste título nas bilheteiras do São João e do Teatro Carlos Alberto dá direito a dois bilhetes pelo preço de um. Mais uma vantagem Andante, que o levará de Metro a estes dois grandes palcos da cidade do Porto, através das estações do Bolhão e da Trindade. E, como habitualmente sucede, o Metro do Porto oferece um espectáculo numa das suas estações. Desta feita, Ricardo Pais dirigirá os «Exercícios de Ubu(s)» na Estação da Casa da Música, dias 23 e 24 de Março, sempre às 18H30.
A programação definida para Março, Mês do Teatro é a seguinte:
Teatro Nacional São João
4 a 27/MAR, 21H30
«Woyzeck», de Georg Buchner. Encenação de Nuno Cardoso
14/MAR, 22H00
«Tudo isto é fado!», Luísa Cruz e Jeff Cohen. Recital de lançamento do CD «Quando Lisboa Anoitece»
16 a 18/MAR, 15H00
«Leôncio e Lena» e «A Morte de Danton», de Georg Buchner, e «Ricardo II», de William Shakespeare. Direcção de Nuno Cardoso. Leituras cénicas
22 a 24/MAR, 23H30
Pianista Hugo Patrício
Salão + ou – Nobre
Teatro Carlos Alberto
26/MAR, 20H00
Instalação de Pedro Tudela
26/MAR, 21H30
Ensaio Aberto de Ubu(s), de Alfred Jarry. Encenação de Ricardo Pais
Estação da Casa da Música
23 e 24/MAR, 18H30
Exercício de Ubu(s). Direcção de Ricardo Pais. Exercícios Públicos
no site Metro do Porto
1/2 Final da Taça de Portugal
Vitória Setúbal x Boavista
Mais um jogo fora para o Boavista. Espero voltar ao Jamor para um Boavista x Benfica... e que a vitória dos axadrezados volte a repetir!
As partidas estão agendadas para 20 de Abril.
Eles falam, falam, mas não dizem nada!
"Eu não estou de acordo que se baixem os impostos por essas duas razões. Porque isso destabiliza ainda mais as finanças públicas e porque isso é uma ameaça ao bom funcionamento e à qualidade dos serviços públicos em Portugal. Mas também não estou de acordo com a subida de impostos, não estou. Porque isso também já foi uma receita do passado. Isso já foi feito no passado e não produziu bons resultados. Eu não acho que os problemas das contas públicas em Portugal se possam fazer à custa da Economia, fazendo lançar impostos. Neste momento, no meu ponto de vista, criaria ainda condições para um arrefecimento ainda maior da economia portuguesa. Ora eu acho que esse não é o caminho. O caminho é o caminho do crescimento, da aposta no crescimento, porque só a aposta no crescimento pode fazer com que possamos resolver o problema das finanças públicas, combater o desemprego e também combater as injustiças sociais."
"Há aqui, também, um julgamento a fazer, um julgamento sobre esses últimos três anos. Esse comportamento de quem prometeu nas eleições baixar impostos e quando chegou ao Governo, não os desceu, mas, ao contrário, subiu-os, tem de também ser penalizado, porque isso é negativo para a Democracia, é negativo para a confiança e, não se esqueça, que foi exactamente nesse momento que tudo começou a ruir. Foi no momento de falha dessa promessa eleitoral, quando o Governo chegou ao poder e decidiu aumentar o IVA, que a confiança veio por aí abaixo."
Desculpe, pode repetir?
Uma anedota para animar....
A entidade divina virou-se para Wenger e perguntou:
"Diz-me o que é mais importante para ti?". Wenger respondeu que ele sentia que a terra era a importância suprema e que proteger o sistema ecologico da terra era o mais importante.
Deus olhou para Wenger e disse:
"Gosto da tua forma de pensar, vem e senta-te ao meu lado esquerdo. "
Deus perguntou então a Ferguson pelo que tinha mais respeito. Ferguson respondeu que as pessoas e as suas escolhas eram o mais importante.
Deus respondeu
"Gosto da tua forma de pensar, vem e senta-te ao meu lado direito".
Deus olhou para Mourinho que estava a olhar para Ele de forma indignada. Deus perguntou:
"Qual é o problema Mourinho?"
Mourinho respondeu:
"Eu acho que estás sentado na minha cadeira"
Chumbo no Túnel de Ceuta
Veja-se a cronologia destas obras para se perceber o tempo que estes senhores do IPPAR tiveram para chumbar a obra e, só agora que está a terminar, é que se lembraram dela:
CRONOLOGIA
A autarquia adjudicou a construção do túnel por cerca de 7,5 milhões de euros
1998 - Têm início da obra, que previa o portal na rua de Ceuta e o portal de saída na rua Clemente Menéres
1999 - Em Setembro, a autarquia adjudicou as alterações feitas ao projecto inicial, orçadas em quase três milhões de euros. Os ajustes feitos devido ao plano de mobilidade da Porto 2001 chegaram a avançar, mas a obra acabou por parar, por razões de carácter técnico e devido a um conflito contratual
2003 - As obras, orçadas em cerca de 17 milhões de euros reiniciaram em Julho
2005 - O IPPAR chumba a saída do túnel em frente ao Museu Soares dos Reis.
fonte "O Comércio do Porto"
Mais de um ano e meio desde o início da obra, ou seja, uns bons 2 anos desde o anúncio feito pela câmara!!! Eu não sei se a solução da Câmara era a ideal, mas era uma boa solução para resolver de uma vez o problema do túnel. Rui Rio conseguiu avançar com uma obra que estava bloqueada desde o início. Nessa altura, não houve uma única voz crítica do IPPAR. Será que eles não lêem os jornais, ou não recebem os press releases da Câmara?
Já agora, porque é que estes digníssimos senhores do IPPAR não se preocuparam com as ampliações no Hospital Santo António ou com a construção daquele centro comercial "Cristal Palace"?!?
Finalmente, as ameaças de Rui Rio durante a semana passada não terão ajudado na decisão final do IPPAR. Esta entidade não se pode dar ao luxo de mostrar que cede a pressões, senão seria o regabofe...
Notícia na imprensa:
O Comércio do Porto
JN
Portugal Diário
O Primeiro de Janeiro
Público - mais uma vez os senhores deste jornal não puseram online a secção Local Porto...
"A Baixa do Porto" - opinião de Assunção Costa Lima, que ilustra bem o sentimento de quem mora na zona e sente na pele os anos de obras no local.
segunda-feira, março 07, 2005
Banda Larga no Porto
"A TVTel, operadora de televisão por cabo do Grande Porto, vai aumentar, este mês, a velocidade do Jetsonic para 1,5 Mbps, garantindo que essa alteração não vai "implicar qualquer alteração de preço para os actuais clientes, que migrarão automaticamente para o novo serviço".
O Jet sonic 1Mb aumenta o débito máximo em 50%, com um preço mensal de 24,50 euros. Os "uploads" continuam, segundo o comunicado, a não ser contabilizados e o custo dos "downloads" adicionais permanece em 4 euros por cada Gigabyte.
Nos próximos meses, "a TvTel irá novamente aumentar os débitos de acesso nas várias modalidade bem como os limites de downloads incluídos"."
No "Jornal de Negócios"
Site TvTel: www.tvtel.pt
Comunicado TvTel: http://www.tvtel.pt/news.asp?id=84&orig=home
domingo, março 06, 2005
GP Austrália
"Embora a duas voltas de Fisichella, Monteiro acabou por chegar ao final, que era o seu principal objectivo tendo em conta a sua inexperiência e as limitações dos Jordan-Toyota, numa corrida em que a Renault alcançou a sua 18ª vitória e confirmou-se como uma das favoritas neste início do campeonato."
No site da RTP.
Morar na Ribeira
- infantário
- estacionamento (preços especiais no parque do Infante?)
- segurança
entre outras...
Segundo dizem, as habitações são de tipologia "T3", ou seja, para famílias com filhos. Se não houver infantários bons nas redondezas, os moradores têm de ir deixar os filhos onde haja infantários, perdendo algum "conforto" no dia-a-dia. E digo-o por experiência :-)
A existência de um infantário passa pela iniciativa privada, mas compete à câmara criar condições para que esta iniciativa surja. Seja pela isenção de taxas nos primeiros anos, seja de outras formas.
Os edifício vão ter estacionamento próprio? Se tiverem é excelente. Caso não tenham, devia estar definido previamente condições especiais para estacionar o carro no parque do Infante. Note-se que já implica deslocações a pé de casa até ao estacionamento, coisa que as famílias ditas da classe média media-alta já não admitem na aquisição de uma habitação nova.
Finalmente a condição mais complicada: a segurança. A Ribeira não é propriamente uma zona segura para se viver. Como é que isso vai ser resolvido?
Confesso que se não tiver estas 3 condições, não considero minimamente a hipótese de ir morar para a Ribeira ou Baixa. Como eu devem pensar muitas outras pessoas.
Acredito que a Câmara e a Porto Vivo têm a noção disto e com o tempo irão surgir novidades sobre este assunto.
SRU aposta no comércio e na atracção de outras classes sociais para o Infante
No JN
O projecto da SRU para este quarteirão, orçado em cerca de 1,7 milhões de euros, prevê qualificar as funções comerciais e atrair novos residentes de famílias com rendimentos médios e altos. Dos nove edifícios que compõem o quarteirão do Infante, delimitado pela Rua do Infante D. Henrique, Rua da Alfândega, Largo do Terreiro e Rua de S. Nicolau, apenas três vão ser alvo de intervenções de fundo. Nestes edifícios vão nascer escritórios, destinado a profissionais liberais, e oito novas fracções de habitação (tipologia T3 com 150 metros quadrados), muitas delas com vista para o rio. Beneficiando da excelente localização (a praça, os monumentos e o Douro) e da oferta de estacionamento, pretende-se introduzir novas classes sociais residentes em prédios renovados. (...)
As fachadas dos imóveis serão mantidas com recurso a algumas correcções, além de limpeza e pintura. Dois prédios serão alteados e a operação de estética estender-se-á à caixilharia, que será substituída. (...)
A requalificação da vertente comercial vai atender ao facto de a Praça do Infante ser o ponto de chegada à ribeira, pólo de concentração de visitação turística, procurando-se, por isso, fomentar uma oferta específica. As lojas deverão evidenciar o que se faz na cidade e na região, em áreas criativas, que incluam a ourivesaria, o mobiliário, o design e a moda.
No "O Comércio do Porto"
sábado, março 05, 2005
Treinos de Sábado - GP Austrália
Resultados da 1ª sessão de qualificação (grelha provisória)
1. Giancarlo Fisichella, Ita (Renault) 1:33.171 minutos
2. Jarno Trulli, Ita (Toyota) 1:35.270
3. Mark Webber, Aus (Williams-BMW) 1:36.717
4. Jacques Villeneuve, Can (Sauber-Petronas) 1:36.984
5. Christian Klien, Aut (Red Bull) 1:37.486
6. David Coulthard, GB (Red Bull) 1:38.320
7. Nick Heidfeld, Ale (Williams-BMW) 1:39.517
8. Jenson Button, GB (BAR-Honda) 1:41.512
9. Narain Karthikeyan, Ind (Jordan-Toyota) 1:44.357
10. Kimi Raikkonen, Fin (McLaren-Mercedes) 1:44.997
11. Juan Pablo Montoya, Col (McLaren-Mercedes) 1:45.325
12. Rubens Barrichello, Bra (Ferrari) 1:45.481
13. Tiago Monteiro, Por (Jordan-Toyota) 1:46.846
14. Fernando Alonso, Esp (Renault) 1:47.708
15. Christijan Albers, Hol (Minardi-Cosworth) 1:49.230
16: Patrick Friesacher, Aut (Minardi-Cosworth) 1:50.864
17. Ralf Schumacher, Ale (Toyota) 1:51.495
18. Michael Schumacher, Ale (Ferrari) 1:57.931
19. Felipe Massa, Bra (Sauber-Petronas) sem tempo
20. Takuma Sato, Jap (BAR-Honda) sem tempo
Fonte: www.maisfutebol.iol.pt
sexta-feira, março 04, 2005
Novo serviço dos STCP por telemóvel e internet
Com o www.itinerarium.net posso obter um plano de viagem detalhado, que nos indica o tempo e custo de um determinado percurso (depois de introduzidos os locais de partida e de destino).
No "O Comércio do Porto"
1ª Sessão de Treinos GP Austrália
Pos No Driver Team Time
1 35 Pedro de la Rosa McLaren-Mercedes 1:25.376
2 9 Kimi Räikkönen McLaren-Mercedes 1:25.676
3 8 Nick Heidfeld Williams-BMW 1:25.940
4 1 Michael Schumacher Ferrari 1:26.081
5 10 Juan Pablo Montoya McLaren-Mercedes 1:26.227
6 12 Felipe Massa Sauber-Petronas 1:26.357
7 5 Fernando Alonso Renault 1:26.562
8 3 Jenson Button BAR-Honda 1:26.611
9 2 Rubens Barrichello Ferrari 1:26.639
10 6 Giancarlo Fisichella Renault 1:26.667
11 38 Ricardo Zonta Toyota 1:26.808
12 14 David Coulthard Red Bull Racing 1:27.017
13 17 Ralf Schumacher Toyota 1:27.162
14 16 Jarno Trulli Toyota 1:27.195
15 7 Mark Webber Williams-BMW 1:27.329
16 11 Jacques Villeneuve Sauber-Petronas 1:27.513
17 15 Christian Klien Red Bull Racing 1:27.544
18 4 Takuma Sato BAR-Honda 1:27.891
19 19 Narain Karthikeyan Jordan-Toyota 1:28.168
20 39 Robert Doornbos Jordan-Toyota 1:28.620
21 37 Vitantonio Liuzzi Red Bull Racing 1:28.926
22 18 Tiago Monteiro Jordan-Toyota 1:29.671
IPPAR chumba projecto das "Docas do Porto" para a zona da Alfândega
No "O Comércio do Porto"
Cuidado! Fazer umas docas no Porto, naquele local, não é a mesma coisa que fazer o Cais de Gaia...
E, já agora, como fica a questão divulgada nos blogues "A Baixa do Porto" e "Nortugal" relativamente à linha ferroviária Alfândega - Campanhã? Neste artigo no Comércio é somente dito: "A reactivação para fins turísticos de uma antiga linha ferroviária, que ligava à Alfândega, está acautelada no projecto. "
O sublinhado é meu... Esta opção parece-me insuficiente.
Túnel na Rua de Ceuta
O IPPAR considera uma 3ª hipótese que coloca a saída do Tunel de Ceuta cerca de 300 metros mais à frente do Museu Soares dos Reis... essa 3ª hipótese, segundo Rui Rio, significa acréscimo de 1 milhão de contos no custo da obra e mais 11 meses de estaleiro... Alguém está de acordo com isto?!?
Eu não admito mais 11 meses de obra e 1 milhão de contos para satisfazer os caprichos de uns senhores do IPPAR que não pretendem uma saída do túnel a 20 metros do Museu... Vamos lá a acabar com a obra!
quinta-feira, março 03, 2005
Começa amanhã a nova época da F1
Este ano tem um interesse adicional com a participação de um português, pela equipa Jordan.
Tiago Monteiro, em declarações à Lusa, afirma que o seu principal objectivo passa por terminar a corrida. Sempre é mais do que o Pedro Lamy conseguia fazer... :-)
Carolina Salgado insulta Veiga & C.ª
Tudo porque Carolina Salgado, companheira de Pinto da Costa, terá decidido ‘despedir-se’ insultuosamente dos responsáveis ‘encarnados’, aproveitando o livre trânsito que possui e que lhe permitiu invadir uma área de acesso reservado aos intervenientes no jogo e outros credenciados. E foi precisamente à saída dos balneários, antes de alguns responsáveis rumarem ao interior do autocarro do Benfica, que soltou a língua com impropérios vários. José Veiga foi então o alvo privilegiado, mas nem só o homem forte do futebol escutou os insultos. Igualmente presentes estavam Lourenço Pereira Coelho, Shéu e até Trapattoni. Luís Filipe Vieira, que viajou para o Porto no seu carro pessoal, não assistiu ao incidente. Veiga, em conjunto com as forças de segurança, acordava os termos da saída do autocarro do Dragão. Aliás, foi mesmo na presença de agentes da PSP à civil que Carolina Salgado chamou a si o protagonismo. Acompanhada por elementos da segurança portista, a companheira de Pinto da Costa ‘forçou’, com a sua intervenção, a PSP a encaminhar de imediato Veiga para o autocarro.Contudo, por esta altura, alguns jogadores não tinham ainda abandonado os balneários, casos de Geovanni, Alcides, Everson e Nuno Gomes. E também estes, principalmente Nuno Gomes, foram confrontados com vários insultos, então já com responsáveis da SAD portista ali presentes. Valeu a pronta intervenção da PSP, apressando os jogadores, para evitar males maiores. Certo mesmo é que o ‘caso’ provocou incómodo entre a comitiva, até pelos cuidados que rodearam os preparativos do encontro. É que, por acção dos dirigentes, os adeptos foram impedidos de transportar para o ‘Dragão’ cartazes provocatórios, alguns visando precisamente Carolina Salgado. Eis um exemplo: imagine um preservativo gigante com a seguinte frase ‘Carolina, podes vir’.
No "Correio da Manhã"
quarta-feira, março 02, 2005
Boavista está nas meias-finais da taça
terça-feira, março 01, 2005
Eu Sou um provinciano!
Peço desculpa, mas sou provinciano. Estou mais preocupado com o que vão fazer na avenida que eu frequento diariamente e onde vivi durante 27 anos, do que com uma rua Calouste Gulbenkian em Matosinhos que eu não conheço, ou com o centro da Maia (que visitei umas duas vezes em toda a minha vida) ou Gaia (que até conheço razoavelmente dos meus tempos de estafeta de uma empresa dessa cidade).
Narciso critica discussão paroquial em torno do metro na Boavista
Narciso Miranda, 28/02/2005
Desculpe, é o próprio Narciso Miranda a dizer isto?!?
SRU em Carlos Alberto avança
"A cumprir-se o calendário desejado, as obras poderão arrancar ainda no primeiro semestre de 2005, estando previsto para o mesmo período o arranque da recuperação de dez prédios do centro histórico (cedidos pela autarquia) que deverão ser depois vendidos a preços atractivos para os jovens. "
no Público
Uma boa notícia. Os meus parabéns à equipa da SRU e à Câmara Municipal por conseguir pôr em andamento este projecto tão importante para a reabilitação da baixa portuense.
Obras e obras na A1
Para quando a proposta do governo?