sexta-feira, março 11, 2005

Jardins e Praças no Porto

A Câmara de Matosinhos pretende definir no seu PDM a existência de áreas verdes a menos de 400 metros da casa de cada cidadão. Não sei se isso será possível, mas seria excelente.

Actualmente, no Porto dificilmente se encontra uma praça ou um jardim numa zona nova. Só ruas com prédios por todo o lado. Quando existem jardins, são de condomínios privados. É por isso que fico bastante satisfeito em ver o parque infantil da Prelada a nascer. Permitirá a dezenas de crianças brincar num espaço seguro e próximo de casa.

Na minha visita a Paris, em Outubro de 2003, do que mais gostei visitar foi a Place des Vosges. Apesar de ser um local carregado de história (viveu lá Vitor Hugo e o Cardeal Richelieu) e de uma beleza enorme, nao é dos sítios mais visitados (o que até é compreensível dada a quantidade de locais a visitar nesta cidade...) e foi provavelmente onde mais tempo ficámos. Enquanto esperávamos pela hora de ir para o aeroporto, estivemos seguramente umas duas horas sentados no banco do jardim à conversa e a ver as crianças a brincar. Era uma praça cheia de vida. A partir das 16h não paravam de chegar crianças e ficaram lá a brincar durante imenso tempo, apesar da tarde fria de Outubro.

O local é fechado, tem horário de funcionamento e por lá vi polícias a passear. Era, definitivamente, um sítio seguro.

A preservação do jardim era impressionante, o corte uniforme das árvores, o relvado bem aparado, as fontes e os edifícios bem conservados à volta, com cafés, restaurantes e hóteis. Tudo é perfeito nesta praça!

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com


Podem ver mais fotografias aqui.

Não querendo entrar em comparações com esta praça, o Porto poderia "fazer o mesmo" em praças como a de Liege ou República, entre outras. Próximo de infantários, de escolas primárias, onde seja possível levar as crianças a brincar a seguir ao horário escolar.

Sem comentários: