domingo, março 06, 2005

Morar na Ribeira

Não chega criar habitações para a chamada classe média ir morar para a Ribeira. É necessário criar condições:
- infantário
- estacionamento (preços especiais no parque do Infante?)
- segurança
entre outras...
Segundo dizem, as habitações são de tipologia "T3", ou seja, para famílias com filhos. Se não houver infantários bons nas redondezas, os moradores têm de ir deixar os filhos onde haja infantários, perdendo algum "conforto" no dia-a-dia. E digo-o por experiência :-)
A existência de um infantário passa pela iniciativa privada, mas compete à câmara criar condições para que esta iniciativa surja. Seja pela isenção de taxas nos primeiros anos, seja de outras formas.
Os edifício vão ter estacionamento próprio? Se tiverem é excelente. Caso não tenham, devia estar definido previamente condições especiais para estacionar o carro no parque do Infante. Note-se que já implica deslocações a pé de casa até ao estacionamento, coisa que as famílias ditas da classe média media-alta já não admitem na aquisição de uma habitação nova.
Finalmente a condição mais complicada: a segurança. A Ribeira não é propriamente uma zona segura para se viver. Como é que isso vai ser resolvido?
Confesso que se não tiver estas 3 condições, não considero minimamente a hipótese de ir morar para a Ribeira ou Baixa. Como eu devem pensar muitas outras pessoas.
Acredito que a Câmara e a Porto Vivo têm a noção disto e com o tempo irão surgir novidades sobre este assunto.

Sem comentários: