sábado, novembro 20, 2004

Da Praça à Foz - A antiga Praça de D. Pedro

Na senda da exposição de postais antigos venho mostrar-vos mais alguns. Para falar deles vou socorrer-me do livro "A Foz há 70 anos" de A. Magalhães Basto, pessoa que me diz muito... Este livro resulta de uma palestra dada pelo historiador no Colégio Brotero em 1936! Sendo assim, esta Foz é a de 1866.

Neste primeiro postal podemos ver a antiga Praça D. Pedro, actualmente a Praça da Liberdade. Desta praça pouco resta. "De planta rectangular, era fechada nas suas quatro faces por construções hoje profundamente transfomadas e algumas desaparecidas".




Foi uma pena terem deitado abaixo o edifício dos Paços do Concelho para abrir a Avenida dos Aliados. "Arrasados foram, por exemplo, os dois palacetes que limitavam a praça do lado norte. Num deles estava instalada, desde 1819, a Câmara Municipal. Este edifício foi demolido justamente há vinte anos. Ocupava o lugar em que começa a Avenida dos Aliados". (ou seja foi demolida em 1916 - a veia destruidora desta cidade já vem de longe...).

"Nessa velha praça de D. Pedro, reinava naqueles tempos uma paz absoluta. Não havia o retinir das campainhas dos eléctricos, nem o buzinão dos automóveis, nem a praga dos alto-falantes - pela razão simples de que ainda nada disso tinha sido inventado!"

"Nesse passeio central, fechado a toda a volta por um forte gradeamento, havia muitos bancos de ferro e grandes árvores que, na Primavera, se cobriam de cheirosas flores e davam muita sombra"
Digam lá os bloguistas do "A Baixa do Porto" se não gostavam de voltar a ver algumas zonas da Baixa assim caracterizada?

Sem comentários: