terça-feira, novembro 02, 2004

Fim-de-Semana em Condeixa-a-nova II

Em frente à Pousada, fica o Palácio Sotto Mayor. É de tal forma grande que me vi à nora para tirar uma fotografia a toda a fachada...

Felizmente este edifício está bem preservado, só necessitando de uma pintura. Destaco aqui o pormenor da iluminação da casa:

Da janela da Pousada consegue-se ver um enorme jardim de buxos muito bem cuidado. Faltou aqui a fotografia... :(

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é por falta de interesse das pessoas que lá moram que esta não se encontra pintada, mas sim da camara que dificulta a autorização do restauro da sua fachada.

Cândido Pereira disse...

O "Palácio Sotto Mayor",é o antigo Paço dos ilustres Lemos de Condeixa.A sua fachada chã-maneirista foi mandada edificar por D.Francisco de Lemos,Bispo-Conde de Coimbra,Reitor da Universidade de Coimbra,para ali receber condígnamente o rei D.José,que viria inaugurar os Estudos Gerais.Em seu lugar compareceu o Marquês de Pombal,amigo pessoal de D.Francisco de Lemos.A pintura do andar superior,nunca foi executada,tanto quanto recordo(e tenho 73 anos),penso que para preservar a patine do tempo.A parte inferior do edifício,é periódicamente restaurada.Porém,por razões que desconheço,desta vez o trabalho não foi terminado.Interiormente,o palácio é lindo,nos seus sete salões e dois torreões.No local onde está edificada a Pousada de Santa Cristina,existiu outrora o Paço dos Almadas,uma construção datada do século XVI e pertencente ao Conde de Avranches,D.Lourenço de Almada,combatente de Alcacer-Quibir e pai de D.Antão Vaz de Almada,aclamador de D.João IV.